TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toq é Filosofia

Artigos Científicos: Toq é Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

A filosofia não pode ser definida, pois ela é repleta de ramificações e sim compreendida e questionada. Ela gira em torno principalmente, do estudo de questões relacionadas à existência, a verdade, ao conhecimento, aos valores morais, a mente, linguagem e a valores estéticos. A filosofia busca o saber absoluto, as causas de todas as coisas, a essência do ser e seu ingrediente principal, a realidade total. Em todos os tempos a filosofia tenta interpretar o mundo e entender e transformar o homem ( a procura da verdade), isto significa que todo tema , não necessariamente importante, é assunto de preocupação filosófica.

Nesse sentido, a filosofia é antes de tudo baseada na lógica. Tudo que for analisado filosoficamente só pode possuir duas vertentes : verdadeiro ou falso. Sendo assim, não se deve haver contradição na filosofia, pois essa é baseada no pensamento lógico. A filosofia foca em questões da existência humana, mas diferentemente da religião, não é baseada em um Deus ou na fé, e sim na razão. A mesma também se difere da ciência, apesar de semelhantes, pois muitas das perguntas da filosofia não podem ser respondidas pelo empirismo experimental cientifico. Isso mostra que ela pode ser compreendida como a análise racional e realista da existência humana, com base no conhecimento do ser individual ou coletivo.

Além disso, a filosofia pode ser dividida em vários ramos. São esses: a filosofia do ser, que inclui a metafisica, a ontologia e cosmologia, entre outras disciplinas; a filosofia do conhecimento que inclui a lógica e a epistemologia; e a filosofia de trabalho que está relacionado a questões como a ética. Como resultado da filosofia estudar tudo e ser o fundamento de qualquer conhecimento, o filósofo – indivíduo que pratica filosofia- é movido pela curiosidade e fundamentos da realidade, que faz com que ele busque sempre o conhecimento, com uma visão não necessariamente realista. Dessa forma, ela estuda o valor da razão, quer como pesquisa sobre o homem, quer como estudo da linguagem, do ser, da história, da cultura, e etc... Representa o esforço da teoria da razão em conhecer o real e a razão prática (de ação) em transforma-lo.

Nessa perspectiva, a filosofia estudara sempre tudo e não se cansará jamais, pois é um processo em desenvolvimento. Com isso, a filosofia é a busca incessante da sabedoria, baseada na verdade, é um projeto de transformação pessoal, movido pelo senso crítico do homem, a busca da sabedoria e da verdade que é também a busca da perfeição, do equilíbrio, harmonia. A filosofia é um estudo para a vida toda, uma prática que dura eternamente. Um filósofo jamais para de buscar respostas e filosofar, pois é isto que é filosofia. Por esses motivos definir filosofia é algo complicado e complexo, pois a própria é pensada e repensada com o passar dos tempos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com