TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Filosofia

Artigo: Trabalho De Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

1. Disserte acerca da teoria sobre a cidade ideal de Platão?

R: Platão identifica no ser humano três tipos de alma (logística, irascível e a mediana) uma delas corresponde a uma parte do corpo. As três almas são importantes, assim como as três partes do corpo que formam o todo. Segundo Platão na cidade, os equivalentes à três almas humanas são a classe dos dirigentes logística, a classe dos militares irascível, e a classe dos produtores e a mediana. Essa é a divisão da "cidade ideal" pensada e defendida por Platão. Platão formula uma cidade ideal, onde para ele haveria a tão sonhada justiça. Essa cidade era fundamentada na divisão do trabalho. Para Platão, uma cidade justa só poderia existir se cada homem cumprisse com suas funções.

2. Disserte acerca do pensamento filosófico ou teoria filosófica de Thomas Hobbes?

R: Para Thomas no inicio o homem vivia no estado de natureza um estado de guerra, com direitos ilimitados. Hobbes entende que os homens são egoístas por natureza e que o objetivo do Estado é garantir a segurança e a paz social, pois antes da criação do poder do Estado o homem vivia num estado de guerra permanente. Então com o tempo o homem teve a necessidade de criar um contrato que as pessoas teriam que se unir abdicando de suas liberdades primitivas, para que um líder comande o estado, e nele possa assegurar paz e proteção para a população.

3. Disserte acerca da teoria filosófica de Jean Jacques Rousseau?

R: Rousseau, defendia que a culpa da desigualdade no estado moderno vinha do estado de natureza, que o controle social pra Rousseau serviria para resgata igualdade, a liberdade e a paz, que já não existia desde o estado de natureza.

4. Explique de forma ilustrativa, as teorias de Miguel Reale e Hans Kelsen, diferenciando-as?

R: Hans Kelsen elaborou uma teoria pura para da sentido a cientifica jurídica, uma teoria em que o direito deixa de ser uma ciência humana para ser uma ciência quase exta direito positivo. E a ciência do direito se transforma em puro normativismo, fundamentada em uma extrema logica formal jurídica. Para Kelsen não havia aproximação do direito com a sociedade, pois seu objetivo era explicar o direito por dentro das normais.

Reale não concorda com Kelsen, por ser a favor do estudo da norma como ciência. Para Reale o direito deve ser entendido como um fenômeno histórico-compreensivo, ou seja, contrário a Kelsen, que acreditava em ciência, pois tinha um objeto de estudo definido que é a norma, já para o brasileiro devem-se observar ainda os fatores sociais, ou seja, o que está ocorrendo na sociedade naquela época, para que se observe qual o fenômeno social que está ocorrendo. Mas a sua teoria é a Tridimensionalidade do Direito, que é composto pelo fato, valor e norma. O fato é o que está ocorrendo na sociedade naquele dado momento social, têm-se com isso a dimensão fática para que possa ser observado este fato social.

5. Disserte acerca do chamado imperativo categórico de Emmanuel Kant?

R: Imperativo categórico era o conceito que Emmanuek Kant dava para a ética, e que não e uma ética divina, religiosa, e sim metafisica pois provem da natureza humana, o imperativo categórico e algo do interior,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com