TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  12/10/2020  •  Resenha  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO: BACHAREL EM HISTÓRIA

DISCIPLINA: História da Educação

PROFESSOR (A) TUTOR (A):

TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Educação é um conceito bem amplo que nos remete à compreensão de muitos comportamentos. Ela está presente na vida de todas as pessoas e acontece de maneira espontânea. A História da Educação é uma disciplina que absorveu dos povos legados importantes no processo de formação da sociedade ocidental na qual estamos inseridos. Nas comunidades primitivas, a educação era assistemática, difusa e de tradição oral. Não existia escola como precursora do conhecimento, e o ensino variava de acordo com a cultura de cada tribo. Nas comunidades tribais, por exemplo, os ensinamentos foram transmitidos pelo testemunho, pela convivência, pelos modelos e exemplos, já que partiam da naturalidade do cotidiano, promovendo o aprendizado de hábitos, atitudes e habilidades necessários à sobrevivência e à convivência.

O pensador austríaco Ivan Illich apresentou uma teoria sobre a Sociedade sem escolas – título de seu livro muito influente na década de 1970. Os povos primitivos educavam sem a noção de que, um dia, haveria escola. A educação era concebida como condição natural, e não institucionalizada. Sempre haverá uma sintonia simbiótica entre história e educação. Assim podemos compreender e desenvolver a capacidade de analisar a situação educacional no presente.

O princípio da educação grega era a formação integral. A própria família tinha essa responsabilidade, conforme a tradição religiosa. Muitas atividades reuniam os gregos em comemoração. Esses eram os momentos que faziam a educação acontecer naturalmente. O processo de educação do homem foi fundamental para o desenvolvimento dos grupos sociais e de suas respectivas sociedades. O legado deixado pelas principais cidades estados da Grécia Antiga, Esparta e Atenas, constitui-se como princípio de organização social e educativa que serviu de modelo para diversas sociedades no decorrer dos séculos. Jean-Jacques Rousseau deixou como herança a ideia de que, para criar um novo homem e uma nova sociedade, era preciso educar a criança de acordo com a natureza. Outros nomes também tiveram importante destaque no processo de desenvolvimento da história da educação como o de Lutero que criticava severamente o ensino universitário e os conventos, sugerindo o estabelecimento de novos métodos no processo educativo; preocupando-se com o papel da família na educação dos filhos; os Jesuítas que contribuíram muito para a educação, ensinando gramática, retórica, dialética, aritmética, geometria, astronomia e música; a Igreja Católica prestou à humanidade grande contribuição no campo científico. Nesse contexto, os filósofos empiristas queriam provas de que a natureza está em constante movimento, causando impacto sobre a teologia. Galileu Galilei teve o apoio incondicional da Igreja, assim como os diversos cientistas. Dois papas e os jesuítas o apoiaram em suas muitas buscas científicas e em seus grandes feitos, que, inclusive, condecoraram-no. Fazendo da Astronomia a ciência experimental em busca das verdades sobre o universo.

No Brasil, a atuação dos jesuítas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com