TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA CIDADE SEM PASSADO (1990) E TEMPOS MODERNOS (1936)

Por:   •  27/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI[pic 1][pic 2]

CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA – CEAD

CURSO DE LICENCIATURA EM HISTORIA                                              DISCIPLINA: TEORIA DA HISTÓRIA II

COORDENADOR DA DISCIPLINA:

PROF. (a): MA. MARYLU ALVES DE OLIVEIRA

RELATÓRIO DOS FILMES

UMA CIDADE SEM PASSADO (1990) E TEMPOS MODERNOS (1936)

                    DEILIANE DE SOUSA ROCHA

URUÇUÍ-PI

27/04/2016

UMA CIDADE SEM PASSADO (1990)

INTRODUÇÃO

           O filme baseado em uma história verídica, embora com personagens fictícios, se passa em uma pequena cidade alemã, dominada anteriormente pelo III Reich e vivendo em 1989, sob a égide da Democracia Liberal, mostra uma sociedade, que embora denominada democrática foi construída tendo como pano de fundo o silêncio, resultante do olhar e das necessidades de uma elite dominante, para a manutenção de seu poder, da ordem social desejada, da visão de uma cidade e de uma comunidade sem desvios, católica por tradição. Mas, também, mostra a necessidade dessa mesma sociedade em falar, pois ao mesmo tempo em que se permitiu ser silenciada, traz em sua memória e em seu espaço, sua história.

       Essa história é revivificada quando uma jovem (Sonia Rosenberger) parte em busca e encontra o passado de sua comunidade, enfrentando diversos obstáculos, como o sumiço de documentos e ameaças à sua vida e de sua família.

Resenha do filme "Tempos Modernos"

O grande gênio do cinema mudo, Charles Chaplin, conseguiu com muita expressividade, eloqüência e sagacidade, reproduzir no filme, “Tempos Modernos”, a realidade vivenciada à época da sociedade norte-americana, após a crise da “Grande Depressão”, que originou da quebra da bolsa de Nova Iorque, em 1929.

Dentre as conseqüências geradas pela Grande Depressão, podemos citar: desemprego, queda nos preços do produto interno bruto, fechamento de indústrias, exploração da classe operária, etc. Contudo, o maior reflexo desse advento, foi sentido pelas camadas mais baixas da população, que encararam a fome, superpopulação, desnutrição e doenças,  traduzidas como desmoronamento das esperanças e do desespero pela sobrevivência, conforme pode ser referendado nas cenas do fechamento das fábricas, nas greves e na situação de miséria, retratada na família, em que o pai foi obrigado a entregar ao governo os três filhos,  por motivo de falta de condições  de subsistência.

 Entretanto, a fenda no padrão de vida não se configurou de forma equânime para todas as parcelas da população estadunidense. Oficiais das Forças Armadas, pilotos de linhas aéreas, professores universitários e alguns operários especializados se mantiveram estáveis. (GRAHAM JUNIOR, 1976). Cabe ressaltar, que outro fator preponderante que contribui para a historicidade desse filme foi a Revolução Industrial, que teve como maior conseqüência a substituição do homem pela máquina, podendo ser definida também como passagem da manufatura para a maquino fatura, principalmente porque o homem passa a assumir um papel de agente de direção, de manobra dos aparelhos. Essa transformação teve como objetivos: produção de mercadorias em alta escala, agilidade e rapidez no processo, redução/contratação de mão-de-obra barata.

Essa influência pode ser constatada na primeira parte do filme que retrata a opressão vivenciada pelos operários da fábrica que são explorados e pressionados a produzirem cada vez mais, que devido a exercerem a mesma atividade, de forma repetitiva, perdem suas identidades, transformando-se em robôs compulsivos, conforme evidenciado na cena em que Chaplin fica desequilibrado e sai apertando tudo o que imagina ser uma porca/ferramenta. O ápice desse desequilíbrio é quando o gênio vê uma senhora com o vestido cheio de botões e sai correndo atrás dela, confundindo os botões do vestido com parafusos, e assim parte de seu trabalho.

Não obstante, outra cena contundente desse momento, que evidencia a visão dos proprietários das empresas, é caracterizada quando o presidente da fabrica, vê todos os setores da fabrica, através de um grande telão, observando os funcionários trabalhando, e, em certos momentos, determina ao subordinado que aumente a velocidade da máquina, acelerando o processo de produção, buscando com isso, o aumento da produção sem se preocupar com as condições de trabalhos ofertadas aos funcionários.

Chaplin demonstra essa desvalorização do trabalho humano de forma tão irreverente e impactante que se torna impossível não acionarmos o nosso senso crítico, sendo possível até mesmo, fazermos uma analogia entre a época que esse filme foi produzido e os tempos atuais, pois assim como retratado no filme, as empresas, atualmente, tem visto  seus funcionários como máquinas que podem a qualquer momento aumentar ou diminuir sua velocidade de trabalho, colocando em segundo plano o capital humano, cheio de sonhos, valores, sentimentos e  digno de reconhecimento e valorização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (119.7 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com