TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CAMPUS DE PINHEIRO

Por:   •  30/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – CAMPUS DE PINHEIRO

ENGENHARIA DE PESCA

DISCIPLINA: AQUICULTURA GERAL

Relatório – (Engorda)

Aula Prática – Piscicultura Aqua Pesc

Discentes: Alene Nogueira

Eduarda de Queiroz

Ericka Vanessa

Flávia Eduarda

Inacio Vinicius

Iraneide Lopes

Paloma Reis

Pinheiro

2018

Aula Prática:

Visita a piscicultura Aqua Pesc

Relatório da aula prática sobre visita a piscicultura Aqua Pesc., para obtenção da nota parcial referente à disciplina aquicultura geral do terceiro semestre do curso de engenharia de pesca da Universidade Federal do Maranhão – Campus Pinheiro, ministrada pela professora Yllana Marinho.

Pinheiro

2018

  1. Informações Gerais
  1. Local de Estudo

Piscicultura Aqua Pesc Pescados e alevinos.

Propriedade do Senhor Dilson Vilarinho.

Endereço: Br 316, km 267 Povoado Juçaral do Capistrano, Zona Rural, Santa Inês.

Área total: 37 hectares.

[pic 2]

Fonte: Iraneide Lopes

Imagem – 01 – Localização.

Data: 31.10.2018, ás 10:30hrs.

Duração da visita: 10:30 às 17:00h


  1. Objetivo da visita

Compreender o processo de cultivo de peixes na fase de engorda e obter conhecimento desde o manejo de fertilização dos viveiros, engorda até a produtividade.

  1. Desenvolvimento                                                                                                               3.1 Descrição das atividades                                                                   

A turma foi recebida pelo Sr. Dilson Vilarinho, onde o mesmo fez a apresentação e reconhecimento da área mostrando as atividades desenvolvidas na propriedade. No momento inicial da aula, a professora Yllana Marinho passou as informações referentes à prática das atividades que seria desenvolvida por cada grupo de alunos.

  1. Sistema de engorda

No total são dez tanques de engorda. Esses tanques têm cerca de 2m de profundidade e contem gramas laterais que servem para evitar erosão.

A água dos tanques é proveniente da chuva. No período do verão esses tanques são completos com encanação parcial de água de poços. No total são quatro poços, cada um com 150 m de profundidade e com bomba de 20cv.

[pic 3]

Tanque de engorda

Fonte: Alene Nogueira

  1. Capacidade produtiva

A densidade de estocagem do Panga é alta, cerca de 5 a 10 p/m² e zero de mortalidade. O preço para venda é de R$ 5,00 o Tambaqui e R$ 9,00 o Panga. O ciclo de produção dura oito meses. O peso médio do tambaqui é entre 600g e 1 kg e o do panga entre 700g e 1 kg. A frequência alimentar do Panga: fase inicial cinco vezes por dia, ração proteína bruta de 45% a 50%. À medida que ele vai crescendo essa frequência vai diminuindo porque não tem a necessidade de alimentar varias vezes ao dia.

[pic 4]

Fonte:  Eduarda de Queiroz

  1. Principais problemas        

Na fase de Alevinos as espécies (Tambaqui, Tambatinga, Piau, Curimatá e paga) eram muito predadas por aves como Garças e Bem-te-vis. Por ficarem expostos em tanques sem coberturas os Alevinos se tornavam presas vulneráveis para as aves, que por sua vez faziam dos tanques de estocagem suas fontes de alimentação. Então para solucionar esse problema foi instalada uma estrutura que cobre a área dos tanques de estocagem dos Alevinos com rede, assim impedindo que as aves capturem os Alevinos no tanque. Outro problema relatado na fazenda foi de que uma ave de espécie não identificada tem o hábito de capturar peixes nos tanques de engorda, peixe já em tamanho comercial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (607.5 Kb)   docx (960.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com