TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso De Novas Tecnologias

Trabalho Escolar: Uso De Novas Tecnologias. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 4

Uso de novas Tecnologias

Tecnologia: é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto deinstrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa.

A palavra tecnologia tem origem no grego "tekhne" que significa "técnica, arte, ofício" juntamente com o sufixo "logia" que significa "estudo".

Revolução tecnológica: Transformação e inovação de conhecimento que possibilita um impacto de crescimento num determinado meio, zelando manter as peculiaridades do sistema.

Historia:revoluções tecnológica

Como já vimos, os países desenvolvidos passaram por um rápido crescimento nos trinta anos após a II Guerra. Este crescimento foi financiado pelos EUA, no contexto da Doutrina Truman e do Plano Marshall. Harry Truman governou os EUA entre 1945 e 1952. Em março de 1947, Truman fez um discurso aos congressistas norte americanos propondo a concessão de créditos para a Grécia e a Turquia, com o objetivo de sustentar os governos pró ocidente naqueles países. Ao proferir este discurso, lançava a Doutrina que levaria seu nome.

Outras importantes alavancas para o desenvolvimento tecnológico foram a corrida armamentista e a disputa aeroespacial entre os EUA e a URSS, que marcaram o período da Guerra Fria. Esses países investiram pesado em pesquisas, promovendo o avanço tecnológico não apenas no setor bélico e aeroespacial, mas também em vários outros. Muitas tecnologias desenvolvidas para estes setores acabaram sendo disponibilizadas para a população civil, sobretudo nos EUA; caso do computador e da própria internet.

Nas últimas décadas do século XX foram desenvolvidos novos ramos industriais e de serviços que apresentaram crescimento acelerado, como a informática, a robótica, as telecomunicações e a biotecnologia. A utilização de computadores se generalizou em indústrias, lojas, bancos, serviços e também em residências de classe média. Os robôs passaram a ser utilizados nas linhas de montagem industrial de maneira crescente, principalmente nos países desenvolvidos. A incorporação dessas novas tecnologias possibilitou um grande aumento na produtividade.

Revoluções tecnológicas atuais

De fato, referida revolução tecnológica trouxe consigo não só mudanças e evoluções técnicas, como também toda uma nova forma de entender o mundo e de se relacionar em sociedade em face do fenômeno da globalização, ao qual já nos acostumamos. As transformações passaram a ocorrer principalmente no campo das ciências, gerando reflexos efetivos e inegáveis nas áreas econômica, social e política, criando um novo ambiente cultural que há alguns anos se convencionou chamar de “Sociedade Global da Informação”

.

A tecnologia acompanha o homem desde suacriação. A descoberta da roda, do fogo, a utilização de pedaços de pau para a caça, são instrumentos tecnológicos. No decorrer de toda sua existência, o homem vem desenvolvendo aparatos não se dando conta,no entanto, de se tratarem de tecnologia. A Revolução Tecnológica, ocorrida em meados da década de 70 do século passado, seria inevitável. A eletricidade, a eletrônica, a automação, viriam a promovero desenvolvimento da tecnologia da informação que, por sua vez, trataria de tornar o conhecimento globalizado. Como num ciclo vicioso, essa globalização, fruto da revolução tecnológica, necessita datecnologia para autossustentação. A informação em tempo real se transforma no combustível do capitalismo. Novos modelos de negócios, a virtualização do trabalho, criam novas necessidades de mão deobra especializada. A empresa do século XXI tem o desafio de utilizar todo poderio tecnológico de forma sistêmica e sinergética para se manter num mercado que cada vez mais exige que as empresas sejamdinâmicas, imediatistas, diversificadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com