TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso De Tecnologia

Artigo: Uso De Tecnologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A utilização dos vídeos e outras tecnologias como recurso de aprendizagem é uma poderosa ferramenta no caminho de uma aprendizagem concreta.

As tecnologias são ferramentas auxiliam o aprendizado, melhoram a capacidade de concentração e apresentam os conceitos de forma concreta aos alunos.

Dentro da disciplina de história, vários fatos marcantes da humanidade estão registrados. Fatos como a quedado Muro de Berlim, e a Guerra Fria possuem imagens verídicas que ajudam o professor a construir realmente o conteúdo.

Nesse estudo, apresenta-se a utilização de um vídeo da Guerra fria e como e uma sugestão de utilização como recurso na compreensão do conteúdo estudado.

A Guerra Fria

Link do vídeo: URSS X EUA : https://www.youtube.com/watch?v=IIffbV6ZDgg

O vídeo se inicia fazendo uma retrospectiva da Segunda Guerra Mundial colocando que seus impactos para humanidade foram muito mais negativos que a Primeira Guerra, principalmente no que tange a mortes de civis.

O vídeo ainda aborda a tensão nas reuniões pós-guerra, onde ficou claro que nem todos os países estavam dispostos a colaborar coma paz. Com isso o líder britânico Winston Churchill utilizou prela primeira vez o termo Cortina de Ferro que viria a tomar conta dos termos da guerra fria.

A Alemanha Oriental continuava se fortalecendo e a União Soviética queria expandir comunismo dentro da Europa e com isso os governos comunistas assumiram o poder no leste europeu.

Dessa forma os Estados Unidos ofereceram ajuda para qualquer nação ameaçada. Em contrapartida, os russos fecharam as ligações das zonas aliadas Alemanha Ocidental para Berlim.

Os americanos acreditavam em seu poderio militar principalmente por via área e com a bomba atômica tecnologia dominada pelos americanos;

O vídeo ainda retrata a criação da Organização para o Tratado do Atlântico Norte – OTAN formada também por países da Europa Ocidental.

No vídeo pode-se compreender de forma clara o inicio da corrida armamentista, quando em retaliação a criação da OTAN os Russos passaram a também dominar a tecnologia atômica acirrando ainda mais os avanços da Guerra Fria, pois os Estados Unidos continuaram com os testes atômicos como forma de aperfeiçoar seu poder militar, e as forcas soviéticas permanecendo fortes. A entrada da Alemanha Ocidental para a OTAN fez com que Moscou criasse o Pacto de Varsóvia com todos os países comunistas declarando abertamente a divisão dos países e assim como a continuação da corida por armas.

A tentativa de instalação de uma base militar soviética em Cuba e a ameaça de uma Guerra Nuclear também é retratada, bem como a formação de todo o armamento nuclear, aumentando a tensão entre os dois lados.

A decadência da guerra fria foi iniciada com a morte de Brejnev em 1982 e com a assunção de Gorbachev que junto com o presidente Reagan chegou ao acordo da redução da corrida armamentista, porém a Alemanha Oriental continuava com um governo de linha dura. Porém, a população desses países clamava por reformas e com o afrouxamento da fronteira com países com a Áustria e Hungria a migração para Berlim Ocidental começou a acontecer até culminar na Queda do Muro de Berlim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com