TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso de Filmes em sala de Aula

Por:   •  16/11/2015  •  Resenha  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  1.638 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

TRABALHO EM GRUPO – TG

Aluno

LUIZ FERNANDO SANCHES MONTEIRO – RA 1401216

POLO

BOQUEIRÃO – SANTOS/SP

2015

TG – Trabalho em Grupo

Disciplina: ED – Uso de Filmes em Sala de Aula

Professor: Vinícius Carneiro de Albuquerque

Compare o conteúdo dos dois artigos com a proposta desenvolvida na aula e responda:

a) No texto de Morán, qual é o ponto de vista do autor sobre as vantagens de se usar vídeo em sala de aula?

O autor acredita que o vídeo é uma ferramenta muito importante na mão do professor, pois aproxima a escola ao cotidiano do aluno, trazendo novas oportunidades de aprendizagem.

Pelo vídeo, os alunos têm a oportunidade de experimentar novas sensações, um mundo distante da realidade deles. Para os alunos, o vídeo é um momento de lazer, para o professor, uma linguagem diferente de aprendizado, que precisa ser aproveitada, para os assuntos do planejamento pedagógico.

b) O que se entende por uso de vídeo como sensibilização?

Segundo Moran, o vídeo deve ser usado como sensibilização, pois pelo vídeo o professor é capaz de introduzir um novo assunto, de forma que desperte a curiosidade dos alunos para o tema, motivando-os a aprofundar os estudos.

O vídeo mexe com os sentimentos, toca o coração das pessoas. Pelo vídeo sentimos e experimentamos situações e novas emoções. O vídeo parte do concreto, da imagem, ver as pessoas, as situações, os cenários, com diferentes recortes da realidade até chegar ao sentimento mais profundo. Não há como não se sensibilizar com ele!

c) No texto de Belloni, de que maneira pode ser feita a crítica relativa ao deslumbramento presente na sociedade contemporânea com o uso de TIC na sala de aula? Mesmo com essa crítica, o uso de filmes pode apresentar vantagens?

Apesar do uso da TICs estarem em quase todas as esferas da sociedade, muitas escolas ainda não têm acesso às novas tecnologias, e quando as possuem, utilizam de maneira inadequada, pois muitos professores não têm formação para trabalhar com as novas tecnologias, utilizando, assim, o mínimo do que deveria ser aproveitado dela.

As TICs não podem ser vistas apenas como ferramentas que, sozinhas, resolverão tanto os problemas de aprendizagem dos alunos, como o de formação dos professores. O que se faz necessário é a mediação dessa aprendizagem.

Mesmo com tantas políticas de formação de professores usando tecnologias e modalidades inovadoras como a EaD, as ações de formação não conseguem, efetivamente, chegar à maioria dos docentes, sobretudo os mais necessitados.

Cabem as instituições de ensino democratizar este acesso, tanto para os educandos, como para os docentes, de forma que, ao aprenderem a utilizar todos os seus recursos, a aprendizagem se dará de forma qualitativa.

Desta forma, o uso de filmes pode ser uma boa ferramenta para muitas escolas que não tem as novas tecnologias disponíveis, pois é um recurso de pouco custo e que já existe em vários estabelecimentos de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (40.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com