TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIVA LA VIDA: AS REPRESENTAÇÕES CONTEMPORÂNEAS DA REVOLUÇÃO FRANCESA PELO OLHAR HISTORIOGRÁFICO

Por:   •  22/12/2016  •  Artigo  •  2.564 Palavras (11 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 11

VIVA LA VIDA: AS REPRESENTAÇÕES CONTEMPORÂNEAS DA REVOLUÇÃO FRANCESA PELO OLHAR HISTORIOGRÁFICO[1]

Caroline Cassoli Gonçalves[2]

“I used to rule the world

Seas would rise when I gave the word

Now in the morning I sleep alone

Sweep the streets I used to own”

(COLDPLAY, 2008, Parlophone)

Introdução

A Revolução Francesa inaugura a era das revoluções do século XIX, sendo ela a única ocorrida no século XVIII. Ela também é o maior produto historiográfico depois do nazismo. As heranças da revolução francesa são inegáveis e com grandes pesos na atual sociedade. O poder criador da revolução fez emergir desde formas de como se agir em revolução, formas políticas, até conceitos, rituais, e entre os mais importantes legados da revolução, os símbolos.

Partindo desta premissa, a simbologia da revolução francesa foi tão significativa que transpassa décadas e pode ser encontrada no nosso presente século. Mesmo depois de 200 anos a representatividade exercida acerca dos ideais da revolução permanecem e se fazem presentes por meio de inúmeras manifestações como obras de arte, monumentos, literatura, e também na música.

Aquilatando a importância acerca desta herança e da sua representação no momento em que foi produzida, busco analisar como fonte a música Viva la Vida composta pelos membros da banda britânica Coldplay no ano de 2008. A letra nos guia pela conversa de um rei deposto de seu trono consigo mesmo, refletindo sobre a revolução e sobre o seu papel enquanto governante. Para que tal analise seja realizada, busco o olhar de dois grandes teóricos da historiografia, e por meio de suas abordagens metodológicas destrinchar a dada fonte pontuando a sua significação e imponência se pensarmos no seu peso simbólico para os ideais da revolução.

As interpretações acerca da Revolução Francesa

A historiadora Lynn Hunt na introdução de sua obra “Política, Cultura e Classe na Revolução Francesa”, apresenta três linhas interpretativas acerca da revolução aquilatando as proximidades e rupturas entre elas, além de expor a sua própria interpretação. Para ela, toda interpretação carrega ideologias, por isso um consenso seria uma expectativa um tanto utópica.

Entre estas três linhas interpretativas, encontramos o Marxismo; o Revisionismo; e a interpretação de Tocqueville. O texto de Hunt foi escrito no auge do combate ao materialismo histórico, ou seja, da interpretação marxista da revolução francesa, o que de certa forma coloca Hunt tendenciada ao revisionismo. Alguns políticos e historiadores negaram por um tempo a herança da revolução francesa; e em seu segundo centenário – auge da interpretação revisionista – o estado almeja excluir a luta de classes e destruir esta interpretação marxista da revolução, o que Eric Hobsbawn critica veemente em sua obra “Ecos da Marselhesa”. Além destas duas correntes divergentes, ainda temos Tocqueville, que relata a história da revolução enquanto à assiste de seu quarto.

Na linha interpretativa marxista, temos Albert Soboul como principal historiador. Os marxistas estavam preocupados com as causas e consequências da revolução. Para ele tratou-se de uma revolução burguesa, contando com as classes “inferiores” como massa de manobra; o que resultou em uma base jurídica para o desenvolvimento do capitalismo industrial burguês, o que seria a sua maior consequência, tendo como causa a ação de uma burguesia exprimida pela aristocracia.

Já o revisionismo – que apesar de também se preocupar com as causas e consequências – critica veemente a analise marxista. François Furet classifica a revolução como uma luta pelo controle da linguagem e dos símbolos; como se a luta ocorresse apenas no cenário dos discursos, sem transcender para o âmbito social. Para eles, os membros do terceiro estado[3] é que foram os verdadeiros agentes da revolução. Houve uma crise de mobilidade social onde a classe média se revolta contra o estado. Ao contrário do que diziam os marxistas, os revisionistas acreditam que a revolução retardou o desenvolvimento do capitalismo devido ao caos nas ruas e da nação colapsada. Para os revisionistas a revolução foi desnecessária, ou seja, impõem esse olhar negacionista sobre a história.

Tocqueville, por testemunhar a revolução, a narra como um conflito no âmbito do poder político. Sckopol, historiadora tocquevilliana, aquilata que a revolução é fruto de um estado que não deu conta da competição militar da época. Para ele, não há a ascenção de uma classe, e o principal resultado da revolução é o engrandecimento do estado.

Da crítica de Hunt as outras interpretações acerca da revolução francesa, a autora propõe que nos desprendamos da pirâmide marxista[4], porém, não dispensa-la por completo. Hunt pontua o poder criador da revolução; como em formas de agir na revolução, formas políticas, símbolos, conceitos e rituais. Outra crítica feita pela autora se direciona ao negacionismo dos revisionistas. Enquanto eles afirmam que por chegar a níveis tão traumáticos e que ultrapassam essa “relação normal” entre sociedade e estado, a revolução teria sido desnecessária; Hunt questiona essa normalidade e afirma que a revolução não deve – e nem o fez – seguir tal normalidade, ou regra alguma, uma vez que com ela houve um corte temporal histórico a partir da onde se cria uma nova sociedade.

Entre símbolos e signos: a questão da representação

Símbolos e signos, apesar de exercerem funções semelhantes e a priori partirem de uma mesma natureza, recebem e atuam com significações distintas. Para a psicologia, o funcionamento do psiquismo é dado pelo processo de significação o qual se sustenta em sinais e signos.

Para se entender o signo, devemos partir do entendimento de sinal, do qual o mesmo é derivado. Na psicologia, o funcionamento do nosso sistema psicológico passa por diferentes etapas até chegar a “maturidade da mente humana”, e o seu funcionamento, basicamente, é dado pelo processo de sinalização. A mente humana, na sua gênese, funciona a partir do psiquismo, que seria um sistema de orientação e execução do controle da atividade vital, portanto, algo natural. A partir do momento em que a pessoa entra em contato com o seu meio sócio-cultural, o psiquismo fica subsumido no sistema cultural de comportamento, que seria o sistema psicológico. Portanto, a maturidade seria essa inserção da mente humana no seu meio social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (213.7 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com