TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Viva Uma vida mais saudável

Por:   •  12/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

Projeto de Prática

                                                                

Educação Física e Saúde: como ensinar conhecimentos sobre o corpo e saúde nas aulas de Educação Física escolar, por meio de uma abordagem multidisciplinar

POLO DE ARAÇATUBA

2017

[pic 3][pic 4]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

Curso: Licenciatura em Educação Física

Disciplina: Conhecimento sobre o Corpo

Tutor: Camila Tavares Valadares da Silva

Projeto de prática: Tema: Viva uma vida mais saudável  

Será necessário: 10 aulas para esse projeto ser realizado.

Etapa de ensino: 8º ano

Recursos e material: Projetor de vídeo (datashow) vai precisar do apoio de uma nutricionista que pode ser a da própria escola ou do município, vamos precisar do apoio de um pessoal para medir pressão arterial no dia da feira, contar com o apoio da comunidade, caixa de som, microfone, cartolinas, cola, lápis, canetinhas...

Objetivos:

O objetivo da iniciativa é conseguir passar aos alunos que é importante fazer uma alimentação correta e praticar qualquer atividade física e com isso levar aos pais, amigos, familiares, vizinhos e a comunidade a importância de ter uma alimentação correta e saudável, e com isso despertar a curiosidade sobre o funcionamento do corpo humano, em particular dos sistemas cardiorrespiratório, cardiovascular e digestivo.

Descrição/ Conteúdo:

Vamos começar o projeto com algumas perguntas aos alunos como: Por que sentimos os batimentos do coração em diversas partes do nosso corpo? Por que o coração bate mais rápido quando realizamos atividades mais intensas? O que é o suor e por que suamos? Qual é o papel dos músculos, dos ossos e dos nervos em nosso corpo? O que e quanto devemos comer para não termos sobrepeso? Por que e como a atividade física regular pode nos tornar mais saudáveis? Logo depois o professor pode debater essas perguntas com os alunos e deixar bem explicado.

Depois desse debate o professor vai explicar sobre o nosso corpo humano e o nosso sistema digestivo através do projetor de vídeo logo depois serão criadas possibilidades para que eles ampliem e reorientem seus conhecimentos, de forma a estarem habilitados a compreender que o coração é um músculo e, portanto, ao ser treinado, poderá se fortalecer como qualquer outro músculo; entender como o batimento cardíaco interfere na vida das células do corpo humano, na medida em que elas se alimentam do oxigênio conduzido pela corrente sanguínea, que, por sua vez, é bombeada pelos batimentos do coração; reconhecer as diversas partes do corpo onde é possível verificar quantas vezes o coração bate por minuto (pulsação); aprender a contar os batimentos cardíacos em situações de repouso absoluto, de repouso relativo (basal), logo após o exercício e na recuperação (cinco minutos após o término do exercício); compreender a relação entre a prática regular de exercícios e a melhoria do condicionamento físico; e diferenciar atividades aeróbias de anaeróbias, logo depois o professor pode começar a explicar sobre alguns alimentos e propor para os alunos que eles tragam para a escola a embalagem de algum alimento que faz parte da alimentação deles para juntos descobrirmos o valor calórico e o quanto tem de açúcar naquele alimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (334 Kb)   docx (141.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com