TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grupo viva vida

Por:   •  28/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 2

COMO O GRUPO DE APOIO SOCIAL VIVA A VIDA MELHOROU A QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS ACIMA DE60 ANOS DO MUNÍCIPIO DE ALTA FLORESTA D’OESTE[1]

Irani Aparecida Vieira

Luciana Pereira da Silva

Poliana da Silva Ribeiro

Rosiane Barbosa de Souza

Taisa Nascimento Inácio

Willian Ribeiro da Rosa

Faculdade São Paulo - FSP

Rolim de Moura-RO

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo descrever as atividades que são desenvolvidas e as melhorias que foram agregadas na qualidade de vida dos idosos no grupo de convivência denominado “Viva a Vida” no Município de Alta Floresta D’Oeste, para isso utilizaremos questionários com finalidade de colher informações e qualificar esses atributos.

1-INTRODUÇÃO

Segundo informações que são disponibilizadas pelo (IBGE 2010), a expectativa de vida no pais vem aumentando com o passar dos anos, e alguns fatores como os avanços da medicina, inovações da ciência e tecnologia e o maior acesso global às informações, gerou uma melhoria na qualidade de vida da humanidade que possibilitou um evidente aumento dosidosos no pais. No ano de 2010 a população idosa do Brasil era de aproximadamente 21 milhões que equivale a 10,7% da população total deste mesmo ano (IBGE 2010). Uma das formas de inserção do idoso na sociedade é através da formação de grupos de convivência, nos quais a pessoa idosa participa de atividades significativas como lazer e artesanatos, usando a criatividade e aprendizagem como uma alternativa saudável para lidar com a solidão, além de ser uma possibilidade de inserção, interação e de participação no contexto social.

Em Alta Floresta D’Oeste,grupos de apoio aos idosos são frequentemente utilizados e apropriadamente aplicados com sucesso satisfatório. Nosso objetivo neste presente projeto é verificar a mudança e melhoria da qualidade de vida dos idosos deste município, para isso entrevistaremosos idosos integrantes do grupo Viva a Vida com uso de questionários pré-definidos (Vide Anexo 01).

REFERÊNCIAS

Estatuto do Idoso – Lei Nº 10.741, de 1º de Outubro de 2003: Título II Dos Direitos Fundamentais – Capitulo V Da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, páginas: 29 a 31.

www.pucrs.br/.../Servico_Social/70967-RAQUEL_DA_SILVA_PAVIN.pdf. Acessado em 16/08/2014 ás 13:50 horas.

http://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/article/viewFile/112/87 . Acessado em 16/08/2014 ás 14:20 horas.

www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/calendario.shtm . Acessado em 16/08/2014 16:10 horas


ANEXO I

Questões para serem respondidas pelos idosos participantes do grupo de convivência Viva a Vida:

1 - Quais as razões que o (a) levou a participar do grupo?

2 - Houve alguma mudança na sua vida a partir do momento em que começou a frequentar o grupo?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (122.2 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com