TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valorizando a memória dos moradores da Ilha de João Pilatos

Por:   •  21/3/2016  •  Artigo  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Robson Brandes de Miranda

     

Valorizando a memória dos moradores da Ilha de João Pilatos

Ananindeua-PA

2012

[pic 2]

Curso de Licenciatura e Bacharel em História

Valorizando a memória dos moradores da Ilha de João Pilatos

Ananindeua-PA

2012

SUMÁRIO

Apresentação----------------------------------------------------- 4

Problemática e Justificativa----------------------------------- 5

Objetivos----------------------------------------------------------- 6

Metodologia-------------------------------------------------------- 7

Cronograma-------------------------------------------------------- 9

Bibliografia----------------------------------------------------------10

Apresentação

O desenvolvimento dessa pesquisa tem como objetivo, inicialmente, construir uma reflexão acerca da importância de valorizar a cultura local onde possamos compreender as semelhanças, as diferenças, as permanências e as transformações no modo de vida social e econômica do povo ribeirinho.

O interesse pelo tema deu-se a partir de curiosidades sobre a ilha de João Pilatos que está localizada no município de Ananindeua. Portanto a área insular de Ananindeua fica ao Norte do município, sendo composta por sete ilhas, as mais importantes são: Ilha de João Pilatos, Ilha de Santa Rosa, Ilha de Sassunema, Ilha de São Pedro, Ilha de Sororoca, e outras, além das comunidades de Igarapé Grande e Nova Esperança, que serve como um verdadeiro centro reprodução de toda diversidade biológica da floresta Amazônica. Essas ilhas são quase todas habitadas por pequenos povoados que vivem em função das marés altas e baixas do rio Maguari. Em cada um desses povoados é possível encontrar casas à beira do rio, são os ribeirinhos que ali habitam além, de igrejas, campos de futebol e muito verde.

Como podemos observar a estrada do povo ribeirinho é o próprio rio e o principal meio de locomoção são canoas, rabetas e barcos que servem tanto para o transporte das pessoas como para o transporte de mercadoria. O modo de sobrevivência é através de extração do açaí, produção de carvão vegetal, pesca de peixes e camarão.

Diante do exposto, pretende-se analisar através das memórias dos moradores as tradições mantidas sobre o povoamento da Ilha de João Pilatos nos últimos cinco anos. A relevância desse projeto consiste na contribuição e valorização da história dos povos ribeirinhos da ilha de João Pilatos.

Portanto através da memória sobre a cultura dos povos ribeirinhos certamente pode contribuir para ampliar e dar continuidade a história dos ribeirinhos, visando valorizar sua cultura, costumes, religiosidade de um povo que faz parte da história do município de Ananindeua.

Problemática e Justificativa

Nessa compreensão entende-se que cabe a população de Ananindeua valorizar as manifestações culturais da região para que os habitantes das ilhas sintam-se sujeitos sociais e entendam a realidade a partir de sua história, pois fazem com que o espaço de convivência humana tenha significados importantes para o povo ribeirinho, compreendendo assim o meio em que vivem.

Verifica-se que a ilha exerceu grande influencia nos séculos anteriores em virtude de seus empreendimentos, e por isso o intuito de pesquisar a realidade do povo ribeirinho no período de 2007 a 2012, pois nesse período houve um olhar mais atencioso por parte das autoridades públicas a respeito do povo das ilhas e conseqüentemente algumas manifestações culturais foram perdendo a história no decorrer desses anos.    

É importante questionar o que a autoridades públicas do Município de Ananindeua estão fazendo para valorizar a memória e a realidade regional dessa população ribeirinha. Percebemos a desvalorização da cultura dos habitantes da Ilha de João Pilatos.

Diante dessa problemática questionamos: Como os moradores narram à história do local? Descobrir se existem lendas importantes? Quais? Quais as memórias sobre os festejos, as tradições, a religiosidade?

        Objetivo Geral        

                                                     

  • Valorizar a história dos moradores da Ilha de João Pilatos.

                            Objetivos Específicos

  • Descobrir quais as tradições e manifestações culturais do povo da Ilha João Pilatos.
  • Ressaltar a importância da historia dos moradores da Ilha de João Pilatos.
  • Através da pesquisa, produzir um artigo sobre a memória dos moradores e da ilha.

                   

                                       

                                                   

Metodologia

O pesquisador necessita de critérios científicos para elaborar um estudo de cunho acadêmico, uma vez que necessita conhecer os métodos que vai trilhar para construir o pensamento cientifico de acordo com as metas estabelecidas no estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (108.8 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com