TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METAPLASMOS UMA ANÁLISE DAS TRANSFORMAÇÕES FONÉTICAS PRESENTES NA FALA DE MORADORES DAS ILHAS DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA.

Por:   •  11/11/2018  •  Artigo  •  5.135 Palavras (21 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – UFPA

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA LINGUAGEM

LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA / 2017

DOCENTE: JOSÉ EDUARDO PASTANA

METAPLASMOS: UMA ANÁLISE DAS TRANSFORMAÇÕES FONÉTICAS PRESENTES NA FALA DE MORADORES DAS ILHAS DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA.

ABAETETUBA-PA

2018

ANDRÉIA FEIO DA COSTA

JÉSSICA COSTA DIAS

MAILSON ALBUQUERQUE DA COSTA

ROSANE DA SILVA BARROS

METAPLASMOS: UMA ANÁLISE DAS TRANSFORMAÇÕES FONÉTICAS PRESENTES NA FALA DE MORADORES DAS ILHAS DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA.

Artigo proposto como requisito avaliativo referente à disciplina Filologia Românica, no curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa, ministrado pelo Prof. Msc. José Eduardo Pastana.

ABAETETUBA-PA

2018

METAPLASMOS: UMA ANÁLISE DAS TRANSFORMAÇÕES FONÉTICAS PRESENTES NA FALA DE MORADORES DAS ILHAS DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA.

Andreia Feio da Costa (UFPA)

Jéssica Costa Dias (UFPA)

Mailson Albuquerque Da Costa (UFPA) 

Rosane da Silva Barros (UFPA)

 

RESUMO: Para Coutinho (1976) a língua portuguesa nunca foi uniforme, pois a mesma passa constantemente por diversos  processos de transformações fonéticas. Os metaplasmos seriam então, essas modificações que a palavra sofre no decorrer de sua evolução, para tanto, elas podem ser dividas em: metaplasmos por aumento, por supressão, por transposição e por transformação. A partir disso, o presente artigo tem como objetivo, fazer uma análise sincrônica dos tipos de metaplasmos que ocorrem na fala de moradores das ilhas do município de Abaetetuba. Trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza quantitativa-qualitativa, que está embasada teoricamente em (COUTINHO, 1976), (CÂMARA, 1979), (BOTELHO, 1993), dentre outros. Buscando (I) transcrever a fala de acordo com o tipo de transcrição Ipsis Comercial (II) observar a ocorrência de metaplasmos presentes na fala de moradores das ilhas, (III) identificar e analisar os tipos de metaplasmos encontrados no corpus da pesquisa.

Palavras-chave: Metaplasmos, variação linguística, transformações fonéticas.

ABSTRACT: For Coutinho (1976) the Portuguese language has never been uniform, since it constantly passes through several processes of phonetic transformations. The metaplasms would then be those modifications that the word suffers in the course of its evolution, so they can be divided into: metaplasms by increase, suppression, transposition and transformation. From this, the present article aims to make a synchronic analysis of the types of metaplasms that occur in the speech of residents of the islands of the municipality of Abaetetuba. It is a field research, of quantitative-qualitative nature, which is theoretically based on (COUTINHO, 1976), (CAMARA, 1979), (BOTELHO, 1993), among others. Ipsis Comercial (II) to observe the occurrence of metaplasms present in the speech of island dwellers, (III) to identify and analyze the types of metaplasms found in the corpus of the research.

Keywords: Metaplasms, linguistic variation, phonetic transformations.

INTRODUÇÃO

          Desde o latim vulgar até os dias atuais a língua portuguesa vem passando por um constante processo de transformação, entre as mudanças que ocorrem, estão às transformações fonéticas que ocorrem na fala de cada individuo. Essa investigação é feita pela linguística histórica, que estuda o desenvolvimento da língua e se atém justamente à descrição desses fenômenos, a fim de explicar as diversas alterações fonéticas que ocorrem ao longo dos anos. De acordo com Coutinho (1976) essas modificações que as palavras sofrem no decorrer de sua evolução são chamadas de metaplasmos, a palavra metaplasmo vem do grego μετα = além + πλασμóς = formação, que significa “mudança de forma”.

          Tendo em vista que em um sistema linguístico tudo está submetido à lei das mudanças, essas mudanças nem sempre serão percebidas pela comunidade de falantes, visto que cada geração de maneira inconsciente acaba alterando a língua de acordo com as suas próprias necessidades, por isso, muitas palavras foram sendo acrescentadas ao léxico, entretanto, outras acabaram por serem extintas pela falta de uso, do mesmo modo que outras se conservaram no léxico mais com outro significado, e isso se dá de forma natural e contínua.

          Segundo Coutinho (1976), essas mudanças na língua podem ocorrer no vocabulário, na morfologia, na sintaxe, e na fonética. Sendo neste último o enfoque principal desta pesquisa, visto que é na fonética que podemos perceber essas alterações desde o latim até o português.

         Sabendo que investigar a evolução da língua portuguesa é de grande importância, tomamos como ponto de partida para nossa pesquisa, fazer uma análise sincrônica dos tipos de metaplasmos que ocorrem na fala de moradores das ilhas do município de Abaetetuba. E para desenvolver essa pesquisa temos como objetivos, (I) transcrever a fala de acordo com o tipo de transcrição Ipsis Comercial (II) observar a ocorrência de metaplasmos presentes na fala de moradores das ilhas, (III) identificar e analisar os tipos de metaplasmos encontrados no corpus da pesquisa. Para isso a pesquisa está embasada teoricamente nas perspectivas da “Gramatica Histórica” de Ismael Coutinho, na abordagem de Câmara Jr., que faz uma análise sobre a história e estrutura da língua portuguesa, na monografia “História e formação do léxico da língua portuguesa”, de Botelho, dentre outros.

          Este trabalho é composto por introdução, fundamentação teórica, metodologia e descrição do corpus, análise dos dados, e por fim, conclusão e referências bibliográficas.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

          Para dar início a esta parte da pesquisa serão tratadas as teorias na qual se faz necessário, primeiramente fazer um relato de maneira breve sobre a linguística histórica e de sua relevância quando se trata de evolução da língua, trataremos também dos diversos tipos de metaplasmos tratados pela gramática histórica e dos metaplasmos presentes no corpus de nossa pesquisa, conceituando os fenômenos linguísticos a serem analisados, com base nos pressupostos teóricos acima apresentados.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)   pdf (280.1 Kb)   docx (52.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com