TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência Na Escola

Monografias: Violência Na Escola. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  1.913 Palavras (8 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa mostrar a violência na escola como está nos dias atuais, mas já vem de longa data. Também visa objetivar através de estudo teórico em que patamar encontra-se a indisciplina escolar ou os atos violentos dentro da escola.

Para desenvolver o assunto, recorre-se a alguns estudos que investigaram o que vem e por que ocorre a indisciplina escolar e que acaba em violência. Garcia (2001, p.376) diz que “devemos conceber a indisciplina como fenômeno de aprendizagem, superando sua conotação de anomalia, ou de problema comportamental a ser neutralizado através de mecanismos de controle”.

A escola é um ambiente onde se constrói saberes, de convivência e socialização. De acordo com Delors (2001), é uma via capaz de conduzir a um desenvolvimento humano mais harmonioso, combater formas de pobreza, exclusão social, intolerâncias e opressões.

Nos anos 60 a escola se depara com uma nova escola, onde cada vez mais os alunos se distanciam da mesma, pois a mesma tem que se adequar a uma nova população. Uma população que exige das escolas, uma população que hoje já não vai mais somente à escola em busca de conhecimentos, mas sim também atrás de alimentação, de brigas e etc.

Atualmente nossa escola infelizmente vem tendo quantidade e não qualidade de acordo com os números que vemos diariamente na mídia. Nesta parte a tecnologia veio a nos auxiliar, pois obtemos as informações com maior rapidez e agilidade.

A maior parte das crianças não vê o momento de concluírem a Educação Básica ou Ensino Médio, no máximo. Para as mesmas é uma tortura estar sentada numa carteira horas e horas ouvindo professor, copiando conteúdo, respondendo questionários, realizando provas, sendo avaliados desde o momento que entram até aquele em que saem da sala de aula. Esta é nossa realidade, a maioria se sujeita a isso por obrigação do trabalho.

Nossos alunos, dependendo da faixa etária já são trabalhadores, que possuem uma carga horária de oito horas ou mais, cansados do dia de trabalho vão à escola no intuito de aprenderem, mas aí vem àqueles que costumam frequentar somente com o objetivo de zoar. As provocações se iniciam e junto delas vem à violência. Violência contra colegas, violência contra professores. Perdeu-se o respeito, infelizmente!

Também temos as escolas que selecionam seus alunos, os exclui, não os respeita e de uma forma indireta dão um jeito de fazer com que os mesmos procurem ‘outro canto’. Onde deveria ser totalmente o oposto, ou seja, nossa escola tem que ser inclusiva, criando mecanismos para que os alunos possam se interessar pelo que está acontecendo no ambiente escolar. Para Paulo Freire a Educação significa tanto uma necessidade de formação técnica, científica, profissional como desenvolvimento de sonhos e utopias.

Todo ser humano busca na escola desenvolver suas habilidades, expandir suas relações com os demais, construir e realizar sonhos das quais influenciam na formação de sua identidade. Porém a escola assim como é um ambiente de saberes, passou a ser um ambiente de violência, brutalidades que muitas vezes impossibilita de que a mesma cumpra com seu papel.

Toda escola possui suas regras, mas que nem sempre funcionam como deveria. Como dizem: ‘No papel tudo muito bonitinho, mas na prática não é bem assim que funciona’. Muitos casos fogem da escola e acabam em caso de polícia.

Assim como todo local há suas regras, direitos e deveres, a escola também as possui, mas nem sempre são respeitadas e não somente pelos alunos, mas pela própria direção, professores, pais e etc. Cada um a sua maneira dá um jeito de desrespeitar uma regra. Como exemplo, menciono as normas de trânsito, sabemos que as mesmas existem e que devem ser cumpridas, mas não são cumpridas como deveriam. Isso é fato!

As regras são elaboradas pelas instituições para que sejam cumpridas, mas as mesmas devem ser “democraticamente e revisadas por todos os membros da comunidade” (Ortega, 2003). Na escola isso não ocorre, onde algumas destas regras não são bem aceitas e ás vezes mal interpretadas.

2 O QUE É VIOLÊNCIA ESCOLAR

Pode ser chamada também de Bullying, pois não passa de um conjunto de atos violentos que ocorrem entre crianças e jovens no ambiente escolar. E a violência não é somente a agressão física, como também a agressão verbal, as discussões, os apelidos maldosos que costumam ocorrer nas escolas.

Muitas vezes estes atos são provocados na escola, mas sabemos também que ocorre violência dentro do próprio recinto familiar, como por exemplo, o abandono não deixa de ser uma violência, um professor que desiste de seu aluno também é uma violência.

As pessoas se tornam cada vez mais agressivos e passam e descarregar seus problemas em outras pessoas que na maioria das vezes não tem nada a ver com a situação. A violência está cada vez mais presente em nosso dia a dia tanto no âmbito educacional quanto no familiar e social. Basta que leiamos os jornais para que possamos ver, diariamente constam notícias de violência. Muitas assustadoras.

Muitos confundem violência com agressividade e criminalidade, apesar de que uma está interligada a outra de certa forma. A agressividade é um comportamento onde o indivíduo que é vítima de violência constante têm dificuldades de se relacionar com o próximo e de estabelecer limites porque estes às vezes não foram construídos no âmbito familiar. A pessoa agressiva tem atitudes agressivas para se defender e não é tido como violento. Ele possui "os padrões de educação contrários às normas de convivência e respeito para com o outro." ABRAMOVAY; RUA (2002).

Já o crime é uma tipificação social e, portanto definido socialmente é uma rotulação atribuída a alguém que fez o que reprovamos. "Não reprovamos o ato porque é criminoso. É criminoso porque o reprovamos" (Émile Durkheim).

Então ao conceito de violência pode ser também “uma reação consequente a um sentimento de ameaça ou de falência da capacidade psíquica em suportar o conjunto de pressões internas e externas a que está submetida” LEVISKY (1995) apud DIAS; ZENAIDE (2003).

CHARLOT apud ABROMOVAY (2002, p. 69) define violência como sendo:

Violência: golpes, ferimentos, violência sexual, roubos, crimes, vandalismo. Incivilidades: humilhações, palavras grosseiras, falta de respeito; - violência simbólica ou institucional: compreendida como a falta de sentido de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com