TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência Nas Escolas

Monografias: Violência Nas Escolas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 2

Sabemos que o bullying é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola, não estando restrito a nenhum tipo específico de instituição: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana. A violência nas escolas não é um fenômeno novo, mais tem tomado proporções tais que as escolas não encontram condições de sanar este problema. Ao longo deste trabalho será alvo de reflexão a banalização da violência como forma de instrumento para a violência escolar e também farei uma breve abordagem sobre este fenômeno, o bullying com os jovens/alunos para discutirmos e para que possamos analisar esta discussão.

Quais os fatores, fora dos muros da escola, influenciam a violência dentro dos seus muros? Será que a banalização da violência na sociedade contextualiza as atitudes de violência dentro das escolas? A família, a mídia, o habitus que o aluno é inserido contribuem para pratica de bullying (violência escolar)?

Desta forma estes questionamentos que nos inquietam serão efetuados e analisados para percebemos o quanto não só os alunos mais a escola e a sociedade em geral se vê diante desta problemática nos dias de hoje.

Atualmente enfrentamos um sério problema em relação à violência escolar, mais conhecido hoje como bullying, que contribui para o aumento da desordem nas instituições de ensino. À escola não se pode pedir que além de ensinar os conteúdos programáticos exigidos pelo Ministério da Educação, tenha também que ter a função educativa que compete aos pais. No meio de tudo isto, a verdade é que a violência continua a existir e a registrar cada vez mais na população jovem dentro das escolas. A escola não pode ignorar que os conflitos e problemas sociais existem, e por isso tem vindo a adaptar-se como pode. E é precisamente na escola que as crianças imitem comportamentos que diariamente observam. Meios onde proliferam os maus tratos físicos e psicológicos, onde as privações, a promiscuidade, a baixa escolarização, a pobreza andam de mãos dadas. Neste campo, urge uma intervenção conjunta realmente eficaz, fornecendo à população em risco modelos de conduta adequados ao desenvolvimento afetivo, intelectual e moral de todos os implicados. Terá que haver um esforço financeiro governamental, não só econômico, mas também no nível de recursos humanos para que programas de combate à violência e exclusão social sejam realmente concretizados e obtenham bons resultados. Não podemos deixar que as crianças se transformem em futuros inadaptados ou futuros marginais, só porque não tiveram referências positivas na infância e porque as diversas entidades educativas se foram esquecendo que essas crianças também necessitam de carinho, de afeto, que também são seres humanos como todas as outras crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com