TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência de Gênero e Interseccionalidades na Mídia: Mulher Negra

Por:   •  13/6/2018  •  Abstract  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 4

Roda de Conversa “Compartilhando experiências: educação e relações étnico-raciais”

Violência de Gênero e Interseccionalidades na Mídia: Mulher Negra

Gleyce Apolinario dos Santos

Apresentação

A experiência origina-se de um convite para compor uma mesa sobre Mídia e Violência de Gênero promovida pelo NEPP-DH (Núcleo de Estudos e Políticas Públicas em Direitos Humanos) da UFRJ, ocorrida no dia 23 de agosto de 2017, no campus da Praia Vermelha. A mesa fazia parte do IV Curso de Extensão Mídia, Violência e Direitos Humanos, e foi aberto à comunidade, preferencialmente moradores de favelas e regiões periféricas. Minha contribuição dentro desse espaço foi contemplar especialmente a questão da violência contra a mulher negra e da representatividade da mesma na mídia, com o tema “Violência de Gênero e Interseccionalidades na Mídia: Mulher Negra”.

Objetivos

Acesso a informação. Abertura de diálogo sobre as questões étnico-raciais que ainda permeiam a nossa Nação e a afeta em todos os setores da sociedade, nesse caso, especificamente Mulheres Negras. Suscitar provocações sobre a origem, os desdobramentos que a levam aos piores indicadores sócio-econômicos e do porquê do currículo de ensino atual ainda não contemplar África e Diáspora. Mobilizar esta interlocução, estimular o pensamento crítico, e fazer a devida conscientização sobre o tema. Permitir ao sujeito branco reflexão sobre o tema.

Metodologia

Foram trabalhadas questões como eurocentrismo, pirâmide social, supremacia racial, racismo, comunicação e ideologia. Após essa breve abordagem, foi utilizada uma apresentação em power point, mostrando dados da Clacso, Geledés, IBGE, Criola Gemaa e Ipea sobre  situação de pobreza, escolaridade, espaços de poder, os índices de morte por agressão, o luto de mães negras por seus filhos, os índices de mortalidade materna das afro-brasileiras, os índices de homicídio de mulheres negras lgbt e sua falta de visibilidade na mídia. Para entender essas questões,foi utilizado o referencial teórico desenvolvido pela Filósofa, Ativista e Professora Angela Davis retirada de sua obra Mulheres, Raça e Classe, e ganhou o nome Interseccionalidade.         

Desenvolvimento

As mulheres afro-brasileiras são 55,6 milhões, são matriarcas de 41,1% das famílias negras ganham 58,2% da renda das mulheres brancas, de acordo com o Retrato de Desigualdades. A cada três presas, duas são negras totalizando 37, 8 mil detentas –  um aumento de 545%, entre 2000 e 2015, de acordo o Infopen Mulher. E entre 2003 a 2013, cresceu em 54% o assassinato de mulheres negras, contrapondo uma redução em 10%  de assassinatos de mulheres brancas. As negras são apenas 0,4% das executivas – apenas duas num total de 548 executivos e executivas. De acordo com o IBGE, 54% da população brasileira é negra. No entanto apenas 10% dos personagens  em novelas de maior alcance (Rede Globo) são interpretados por atores negros. Entre 1994 e 2014, apenas 4% das protagonistas  foram interpretadas  por mulheres  não-brancas , sendo que apenas  três atrizes  se revezaram para interpretar  essas personagens.  Quando não protagonistas, os personagens  interpretados por negros são quase sempre retratados  em situações de  inferioridade  social, intelectual e cultural: empregadas domésticas, escravos, ex-escravos, prostitutas.  A primeira protagonista negra de Malhação era faxineira. O currículo atual não leva em conta o saber de África e Diáspora e se mantém com um discurso histórico que, em conjunto com a Mídia, modela a consciência da sociedade, perpetuando preconceitos, racismos, narrativas vazias e um esvaziamento do saber crítico sobre gênero, suas intersecções com classe, raça e sexualidades, que atingem a mulher negras em todas as avenidas em que as opressões se cruzam.

Resultados Esperados/Conclusões

O público ficou surpreso com os dados apresentados sobre a situação da mulher negra e demonstraram assimilação dos conceitos apresentados. Em algumas das fotos expositivas sobre mulheres negras sendo retratadas somente como empregadas domésticas ou escravas na mídia, alguns se manifestaram em relação a observar essa repetição nas telenovelas. E no momento de perguntas, a platéia foi ativa com questionamentos e falas complementares. Ao final, alguns dos ouvintes, demonstraram de forma afetuosa, através de abraços e agradecimentos por abordar o tema e se sentirem contemplados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (104.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com