TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Acessibilidade e Inclusão Educacional

Por:   •  24/8/2020  •  Resenha  •  2.154 Palavras (9 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 9

PROGRAMA: Acessibilidade e Inclusão Educacional

PROJETO DE EXTENSÃO: Trilha Inclusiva de Língua estrangeira. 

RESUMO:

Este projeto tem por objetivo a elaboração de uma trilha Virtual Inclusiva, que será disponibilizada de forma online e gratuita para professores da Educação Básica.  A trilha, elaborada pelo estagiário das licenciaturas, trará atividades virtuais relacionadas à língua estrangeira que estudam com o tema cultura gastronômica, em que serão destacados os elementos culturais relativos à gastronomia dos países de língua espanhola, inglesa, etc. A escolha do tema tem como princípio a ampliação cultural do estudante de língua estrangeira da Educação Básica, público-alvo da trilha. A proposta para aulas de língua estrangeira oferece sugestões de atividades para a inclusão de alunos com deficiência visual, auditiva, motora e cognitiva. O projeto é destinado aos acadêmicos dos cursos de licenciatura, dentro da proposta de Estágio Curricular Obrigatório em que estiver matriculado.  

PALAVRAS-CHAVE: Trilha. Estágio. Inclusão.

1 INTRODUÇÃO

Aprender uma outra língua significa aproximar-se ao outro e a uma cultura  diferente da própria. Este projeto visa uma integração cultural e linguística a partir do ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira como, por exemplo, a espanhola ou a inglesa. Para isso, apresentamos uma proposta de Projeto de Extensão a ser implementado em escolas para o acadêmico efetivar uma das etapas de estágio curricular obrigatório das licenciaturas. O Projeto antes de ser publicado será aprovado pelo docente do estagiário.

Sugerimos a elaboração de uma trilha virtual e a flexibilização de atividades de forma que se tornem inclusivas para o contexto da Educação Básica. O projeto contempla as diretrizes da UNIASSELVI em seu artigo VIII:  “Desenvolver projetos de extensão que envolvam ações de inclusão social, promovendo a integração da comunidade com a Instituição, em parceria com o Núcleo de Programas de Extensão (NUPEX).”

As atividades a ser realizadas pelo acadêmico devem contemplar as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no atendimento dos direitos de aprendizagem a partir dos eixos estruturais e do componente curricular previsto para os segmentos da Educação Infantil (Interações e Brincadeiras); Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais a partir das seguintes áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Ensino Religioso) e Ensino Médio (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza). Para tanto, o acadêmico deverá elaborar as atividades de maneira que atendam às habilidades comunicativas do estudante da Educação Básica, assim como estimular atitudes de valorização e de reconhecimento da multiplicidade cultural. Além disso, precisa ter em mente a área de concentração escolhida para delimitar a temática do material a ser elaborado referente a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório em que estiver matriculado. Com isso, espera-se uma contribuição significativa para os docentes das escolas locais com a publicação das atividades.

O acadêmico, ao realizar o projeto de extensão, colabora com a comunidade durante o período de pandemia para as adaptações digitais das atividades escolares, sobretudo à prática de habilidades comunicativas em aulas remotas.

        

2 OBJETIVOS

  • Preparar uma Trilha Virtual Inclusiva adequada ao componente curricular selecionado, conforme a área de concentração da disciplina de estágio curricular obrigatório em que estiver matriculado;
  • Proporcionar ao aprendiz, por meio da Trilha, conhecimento sobre aspectos culturais, bem como a prática de habilidades comunicativas na língua estrangeira que estuda.
  • Refletir sobre o processo de flexibilização das atividades para alunos de língua estrangeira com necessidades especiais, no contexto da Educação Básica, tais como física, cognitiva, visual e auditiva, e sobre o processo de ensinar as quatro habilidades linguísticas de forma inclusiva.
  • Preparar uma trilha inclusiva sobre a gastronomia e aspectos culturais de países de língua espanhola, inglesa, etc. de acordo com a língua estrangeira do seu curso, de modo a atingir cada um dos casos de necessidades especiais anteriormente citados.
  • Desenvolver o protagonismo do estagiário ao permitir que defina os caminhos a serem seguidos no desenvolver da atividade.
  • Selecionar as competências e habilidades a serem atingidas pelos alunos da Educação Básica para o gênero Trilha a ser elaborado;
  • Analisar e organizar, sob a forma de uma trilha, materiais e métodos coerentes com as competências a serem atingidas;
  • Disponibilizar possibilidades de materiais digitais a serem aplicados nas aulas de Língua Estrangeira na Educação Básica no período de atividades não presenciais.
  • Colaborar com as ações preventivas à propagação da COVID19, através de mensagens como #FiqueEmCasa.  
  • Fortalecer entre a comunidade acadêmica valores como ética e cidadania;
  • Fomentar a participação de acadêmicos como protagonistas no planejamento e avaliação das atividades extensionistas;
  • Aplicar o conhecimento acadêmico para o benefício da comunidade.

3 JUSTIFICATIVA

A UNIASSELVI possui uma política de extensão instituída e consolidada, que garante a promoção do processo educativo, tecnológico e cultural, que articulado com o ensino e a iniciação científica viabilizam uma interação transformadora entre a Instituição e a sociedade, conforme orienta o plano nacional de extensão. Possui também um amplo desenvolvimento no campo das ações sociais, inclusive no que concerne à inclusão de alunos, tendo sido agraciada recentemente com o selo de Instituição Socialmente responsável, reconhecimento dado a Instituições de Ensino Superior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (140.5 Kb)   docx (37.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com