TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: UMA ANÁLISE DE DEFICIENTES FÍSICOS DE PARAPLEGIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DA CIDADE DE IMPERATRIZ – MA

Por:   •  17/6/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.469 Palavras (10 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 10

WÊNIA DE ANDRADE CARVALHO

INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA NO CONTEXTO DO ENSINO ESCOLAR

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO:

UMA ANÁLISE DE DEFICIENTES FÍSICOS DE PARAPLEGIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DA CIDADE DE IMPERATRIZ – MA

LINHA DE PESQUISA: EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

1 RESUMO

 Estudo sobre a deficiência motora acerca do paraplégico no contexto educacional. Prioriza-se como objetivo analisar através de literatura de apoio, como acontece a acessibilidade e a inclusão em escolas públicas. Buscou-se com essa pesquisa conhecer as reais dificuldades dos deficientes paraplégicos ao se deslocarem à escola e como interagem no contexto escolar e a refletir as implicações da percepção dos educadores com relação da inclusão do paraplégico no contexto institucional. O referencial teórico foi BALECOTTI, LR. Um estudo do ambiente educacional inclusivo: descrição das atitudes... BRASIL, Ministério da Educação e Diretrizes Nacional para educação especial 2006, entre outros. A pesquisa é bibliográfica por ter objetivo de conhecer as diferentes contribuições científicas disponíveis para determinar o que conduz, para identificar e particularizar o objeto de estudo da pesquisa.

Palavras-chave: Acessibilidade. Inclusão. Paraplegia.

2 INTRODUÇÃO

Acessibilidade é tema atual no Brasil. Hoje vários estados, cidades e municípios tentam abraçar a causa, porém ainda a maioria deixa a desejar, pois é necessário sanar as dificuldades enfrentadas para receber o deficiente de paraplegia. Mesmo se tratando de território Nacional é necessário tomar como base a legislação vigente e as normas de acessibilidade, com a NBR 9050 /04 da ABNT.

A inclusão do aluno com necessidade especial no contexto educacional é um dos maiores desafios da escola neste início de século, acredita-se percorrer os primeiros passos ruma à inclusão e todos os pais, escola e sociedade devem comprometer-se com esse novo contexto social.

A educação inclusiva consiste em por em prática novos conceitos, que tem como base tornar a educação e a vida social acessível para todas as pessoas, e com isso, atender às exigências da sociedade que possam combater preconceitos, discriminações, dificuldades de acessibilidade, barreiras entre os homens, povos e culturas.

Uma escola inclusiva requer rupturas de barreiras para recebimento do aluno como também, exige remover as dificuldades que impedem o recebimento do aluno com deficiência. Na maioria das vezes estas barreiras são provenientes da própria condição de acessibilidade, da organização escolar e do currículo. Sendo claro que os diversos conceitos de inclusão e acessibilidade são insolúveis, pois um dependente do outro para acontecer de fato. A inclusão, para sua efetivação, está na dependência direta do rompimento e quebra de todas as barreiras que impedem a acessibilidade, sejam elas físicas, atitudinais ou comunicacionais.

Nas instituições escolares, a equipe de gestão deve estar sensibilizada, consciente sobre o real papel da escola e, em todos os níveis, desenvolver o valor da inclusão como princípio norteador da educação. Junto a isso, deve desenvolver estratégias e níveis de acessibilidade que contemplem a diversidade. É preciso entender que a acessibilidade é um direito de ser, de ir e também de vir de todo cidadão e desenvolver essas condições é fazer a inclusão acontecer.

Com base em tudo apresentado questiona-se nessa pesquisa qual a real situação de acessibilidade e inclusão social do portador da paraplegia em uma escola pública do ensino fundamental da cidade de Imperatriz – MA?

3 JUSTIFICATIVA

A educação inclusiva consiste pôr em prática novos conceitos, que tem como base tornar a educação e a vida social acessível para todas as pessoas, e com isso, atender às exigências da sociedade que possam combater preconceitos, descriminações, dificuldades de acessibilidade, barreiras entre os homens, povos e culturas.

Ser uma escola inclusiva exige remover as barreiras que impedem o recebimento do aluno com necessidades especiais. Muitas vezes as barreiras estão escondidas, oriundas de condições de acessibilidade, da organização escolar e do currículo. Fica claro que os conceitos de inclusão e acessibilidade são indissociáveis, sendo que um depende do outro para acontecer de fato. A inclusão, para sua efetivação, está na dependência direta do rompimento e quebra de todas as barreiras que impedem a acessibilidade, sejam elas físicas atitudinais ou comunicacionais. Para esclarecer acerca da confusão sobre inclusão e a quem se destina, Santos afirma:

Ora ela é entendida como parte de um movimento mais amplo a favor da constituição de uma escola democrática e justa, que garanta acesso a permanência dos alunos em uma escola de qualidade, ora ela é vista como restrita a discussões sobre a integração de certos grupos em especial no sistema regular de ensino, como por exemplo é o caso dos portadores de deficiência (SANTOS, 2002, p.1).

 

Nas instituições escolares, a equipe de gestão deve estar sensibilizada, consciente sobre o real papel da escola e, em todos os níveis, desenvolver o valor da inclusão como princípio norteador da educação. Junto a isso, deve desenvolver estratégias e níveis de acessibilidade que contemplem a diversidade. É preciso entender que a acessibilidade é a garantia do direito de ser, ir e vir de todo indivíduo e que desenvolver essas condições é fazer a inclusão acontecer.

4 OBJETIVO  

Objetivo Geral:

Analisar através de pesquisa de campo, conversas informais e literatura de apoio, como acontece a acessibilidade e a inclusão social dos deficientes de paraplegia em uma escola pública de ensino fundamental da cidade de Imperatriz – MA.

Objetivos Específicos:

 Conhecer as reais dificuldades de acessibilidade e inclusão social dos deficientes de paraplegia no seu cotidiano escolar;

 Promover uma conscientização nas comunidades escolares, como também, aproximá-los dos portadores de paraplegia e contribuir para um convívio saudável;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (122.6 Kb)   docx (154.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com