TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acessibilidade Pedagógica no Processo Educacional Voltado Para a Educação Especial

Por:   •  7/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.997 Palavras (12 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Centro Universitário Leonardo da Vinci

ACADÊMICOS:

Alessandro da Silva Viegas

ThaysCarolayne Monteiro Gibson

Licenciatura em Pedagogia (PED 4027)

     Estágio Curricular Obrigatório I: Educação Infantil

TUTORA EXTERNA:

Tatiane Lima Santos

[pic 2]PROJETO DE ESTÁGIO I:

ACESSIBILIDADE PEDAGÓGICA NO PROCESSO EDUCACIONAL VOLTADO PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL

PORTEL

2021/5º


SUMÁRIO

PARTE I: PESQUISA        3

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA        3

1.2 OBJETIVOS        3

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA        4

PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO        6

2.1 METODOLOGIA        6

2.2 CRONOGRAMA        7

REFERÊNCIAS        8

APÊNDICES        9

1 PARTE I: PESQUISA

1.1 DELIMITAÇÕES DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Área de concentração: Educação Inclusiva

Programa de Extensão: Programa Acessibilidade e Inclusão Educacional

Projeto de Extensão: Práticas Pedagógicas na Educação Básica e Educação Especial em Tempos de Ensino a distância.

Produto Virtual: Trilha Pedagógica.

Tema: Acessibilidade pedagógica no processo educacional voltado para a Educação Especial

Neste Projeto está sendo usado como área de concentração Educação Inclusiva e o tema a ser abordado é a acessibilidade pedagógica no processo educacional voltado para a Educação Especial, pois é de suma importância mostrar como é feito o trabalho pedagógico nas escolas voltado a essa prática de ensino, como isso tem mudado e melhorado a vida dos portadores de deficiência, família e o próprio corpo docente.

É importante ressaltar o quanto essa prática educacional precisa de atenção, pois a mesma necessita ainda de muitos recursos governamentais, investimentos na formação e capacitação de docentes, espaços adaptáveis, pessoas qualificadas para atender as necessidades das crianças, etc.

1.2 OBJETIVOS

  • Ressaltar a importância da Educação Especial;
  • Analisar as políticas públicas que atendem a essa educação;
  • Elaborar os cinco planos de aula para estágio;
  • Elaborar o produto virtual para estágio;
  • Melhorar as práticas educacionais;

1.3 FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS

A Educação Especial é uma modalidade de ensino escolar que exige uma dedicação muito séria por parte de todos, amparada pela Lei de Salamanca de 1994 ela é um direito de todos, crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais dentro do sistema regular de ensino. A participação dos profissionais neste processo os habilita a funções delimitadas e específicas na essência do sistema educacional, fazendo com que o ponto de vista deles seja determinante na concretização da educação inclusiva.

A lei 9394/1996 que preconiza a educação inclusiva em seu artigo 59 menciona que os sistemas de ensino devem assegurar aos educando com necessidades especiais, currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos para atender as suas necessidades. (BRASIL, 2014).  

Um processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir em seus sistemas sociais gerais pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade. [...] Incluir é trocar, entender, respeitar, valorizar, lutar contra exclusão, transpor barreiras que a sociedade criou para as pessoas. É oferecer o desenvolvimento da autonomia, por meio da colaboração de pensamentos e formulação de juízo de valor, de modo a poder decidir, porsi mesmo, como agir nas diferentes circunstâncias da vida. (SASSAKI,2007, p. 41)

O trabalho na educação especial exige que o professor tenha atuado na educação infantil que tem atendimento educacional especializado (AEE), tenha como base conhecimentos gerais para exercício da sua docência e conhecimentos específicos da área e, sua formação na mesma, de fato. A escola deve intervir de forma significativa na inclusão desses alunos, habilitada a estarem apta a recebê-los, promovendo atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimentos e altas habilidades/superlotação. Para outros casos que implicam em transtornos funcionais específicos a educação especial trabalha de forma articulada com o ensino comum.

 Segundo o Decreto-lei n° 3/2008: 1.1 Implementar políticas educativas de inclusão que favoreçam mudanças de mentalidades e atitudes, face a inclusão de alunos com (In) capacidades de forma a permitir que todas as crianças e jovens desenvolvam as suas potencialidades e adquiram competências que lhes permitam uma verdadeira inclusão no mundo do trabalho e vida social. Isso só comprova o quanto é importante o desenvolvimento de projetos de intervenção pedagógica na educação dos alunos e o quanto é importante as leis que regem uma educação inclusiva.

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO

2.1 METODOLOGIA

Em razão da Pandemia todas as atividades do Estágio I serão realizadas a partir de um plano organizado para este período, portanto as práticas do Estágio foram organizadas a partir de atividades virtuais, por exemplo: Escrita do Projeto de Estágio, Observação virtual e preenchimento do Roteiro de Observação, Escrita do Papper de Estágio, elaboração de um Produto Virtual e sugestões de planos de aula.

 A realização se dará por meio de uma pesquisa virtual na E.M.E.I. Professora Ana Margarida Martins Monteiro, localizado na cidade de Portel-PA, na rua Presidente Geisel 415,o produto virtual a ser utilizado será a Trilha Pedagógica. Todas as atividades da escola estão suspensas neste período, por conta disso, todas as informações necessárias para o desenvolvimento da pesquisa dos dados da escola serão retiradas do site www.qedu.org.br.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (630.8 Kb)   docx (740.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com