TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alfabetização e Letramento

Por:   •  17/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Pernambuco

Centro de Educação (CE)

Aluna: Patrícia Basílio de Oliveira Melo

Alfabetizar Letrando

Constantemente ouvimos falar em alfabetização e letramento. Em nossos estudos na disciplina de Metodologia da Alfabetização vimos que é impossível separar uma da outra, mas os conceitos são distintos. Porém inseparáveis. No entanto outra tarefa mais importante, é alfabetizar letrando. Mas o que é alfabetização? O que é letramento?. Segundo Santos (2001, p. 3) O conceito de Alfabetização e Letramento são os seguintes:

Alfabetização – processo de aquisição da “tecnologia da escrita”, isto é do conjunto de técnicas – procedimentos habilidades - necessárias para a prática de leitura e da escrita: as habilidades de codificação de fonemas em grafemas e de decodificação de grafemas em fonemas, isto é, o domínio do sistema de escrita (alfabético ortográfico) (MORAIS; ALBUQUERQUE, 2007, p. 15).

No entanto podemos considerar a alfabetização um processo de aquisição de hipóteses de habilidades a serem adquiridas pela prática da leitura e da escrita. Já o letramento segundo Santos (2001, p. 4) O processo de letramento ele conceitua da seguinte forma:

Ferreiro e Teberosky, ao pesquisarem a psicogênese da língua escrita, revelam a maneira pela qual a criança e o adulto constroem seu sistema interpretativo para compreender esse objeto social complexo que é a escrita. Mesmo quando ainda não escrevem ou lêem da forma convencionalmente aceita como correta, já estão percorrendo um processo que os coloca mais próximos ou mais distantes da formalização da leitura e da escrita (LIRA, 2006, p. 44)

        Nesse contexto a aquisição do letramento é considerado um processo bem mais complexo, sendo assim uma construção de aquisição mesmo antes do aluno saber ou aprender a ler. Ele percorre caminhos no processo de leitura e escrita aprendendo a ler e a escrever. Santos (2001).

        Este processo de aquisição da leitura e escrita ocorre por etapas segundo Morais (2012) que são: nível pré-silábico, nível silábico, nível silábico-alfabético e nível alfabético. Segundo Morais (2012) ele conceitua os níveis como:

Nível pré-silábico são as tentativas de diferenciar entre si palavras que escrevem, tal como acontece com palavras que vem seu redor. Já o nível silábico faz a criança colocar sequências de letras ou marcas gráficas para notar determinada palavra. No nível silábico-alfabético a criança já descobre o que a escrita e partes orais das palavras. E por fim no nível alfabético a criança cria notações que contém alguns erros ortográficos, no entanto ler e escreve.

Mas a alfabetização e o letramento são duas ações distintas, mas inseparáveis do contrário: o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja, ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se tornasse ao mesmo tempo alfabetizado e letrado. (Morais 2012. p.47).  

Alfabetizar letrando podemos ver que ele tem um conhecimento de mundo compreende o que está ao seu redor, ler e está cercado de informações que ele decodifica e assimila no contexto global na sociedade em que está inserido. (Morais 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (67.2 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com