TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

Por:   •  8/10/2018  •  Dissertação  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  2.363 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE MAURICIO DE NASSAU

LOGISTICA

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

VLADIA PATRICIA MEDEIROS SANTOS

ROBERTA CAVALCANTI

MILENA ANDRADE


[pic 1]

Com base no que foi estudado durante as quatro unidades, seu desafio será escolher quatro, dentre os oito domínios e escrever entre 7 e 10 linhas de cada um. Seja criativo (a), pesquise, explore seus conhecimentos e faça uma atividade consistente.

O gênero discursivo é definido pelas práticas comuns do uso da linguagem como o tipo de trabalho, sócio interacionais, documentados, práticos, mentais, transmissão e tratamento. Cada discurso sofre limitações e que cada discurso conduz uma forma de gênero específico diante das ações humanas.

Domínio jornalístico:

São mais utilizados nos meios televisivos, de reportagens, entrevistas, revistas esse tipo: mostra ideais, propostas, discussões e argumentos criados nos artigos e fazem críticas a respeito de perguntas, consideração, elogios, valores sobre determinado tema. Quando lidamos com domínios jornalísticos vamos encontrar uma série de gêneros textuais como: - O editorial, A notícia, A crônica que atende a um objetivo comunicativo que explica sua transmissão, porém nem sempre a questão do reconhecimento de um gênero textual por meio de seu uso comunicativo é simples para o leitor é um modo de mostrar o seu ponto de vista em referência ao assunto lido para o meio de comunicação é um recurso publicitário para saber o que está atraindo a opinião pública.

Domínio Instrucional

Os textos Instrucionais têm a finalidade de explicar instruir orientar o leitor sobre determinadas ações. Como exemplos, podemos citar uma infinidade deles: guias receitas culinárias, rótulos de embalagens, manuais de instrução relacionados equipamentos eletrônicos, bulas de medicamentos, etc. Por se tratar de uma linguagem escrita, logo temos a necessidade de usar determinados pressupostos, entre eles: clareza, objetividade e principalmente, marcas de certo formalismo no que se diz ao tipo gramatical

Domínio literário

Classe literária é um tipo de produção literária. As organizações das obras literárias podem ser feitas de acordo com critérios fonológicos, sintáticos, semânticos, contextuais formais. As formas entre as classes e categorias são flexíveis. Podem ter uma estruturação narrativa ou romances, contos (de fadas, caipiras, urbanos, policiais), ensaios, lírica ou dramática (peças de teatro) ou conceituais crônicas, fábulas, lendas apólogos, poesias, filmes, peças de teatro, histórias em quadrinhos e novelas. Tendem ao prazer estético, desenvolvimento cultural e entretenimento. Na maioria das vezes e não constituem referência objetiva ao “mundo real”

Domínio pessoal ou íntimo

É um tipo de texto cotidiano, sendo utilizado em situações informais é a prática de desenvolver, uma imagem própria de sua visão pessoal, ou melhores os efeitos que você deseja atingir através de uma avaliação realista de sua situação próprio. Também pode ser utilizado em condições informais entre pessoas que apresentam nível de afetividade.

Não há interesse em que tenham ampla circulação social e aparecem portadores em específicos: cartões, cartas, telegramas, cadernos, cadernetas de anotações. Define, na própria estrutura, um emissor e um recebedor específicos. São textos datados e, normalmente, presos a acontecimentos circunstanciais da vida dos envolvidos. São exemplos: bilhetes, cartões, cartas, telegramas, diários, fofocas, recados, mensagens eletrônicas. Sendo assim e tudo aquilo que é feito por você, mostrando quem você é e suas próprias características, onde você quer chegar, quais são seus objetivos, com isso o indivíduo deixa sua marca registrada na escrita de maneira que possa ser reconhecido por outras pessoas no futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (176.3 Kb)   docx (370.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com