TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONCISÃO COMO ELEMENTO ESSENCIAL

Por:   •  10/7/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.072 Palavras (9 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 9

A CONCISÃO COMO ELEMENTO ESSENCIAL

Trabalho apresentado à disciplina de Português e Redação Técnica durante o Curso de Formação de Soldados como requisito de avaliação para obtenção da formação em Soldado Bombeiro Militar, sob orientação do Sub Tenente Paulo Sergio.

2018

RESUMO

        A redação técnica é caracterizada pelo emprego de algumas características básicas: impessoalidade, padrão culto da linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. O objetivo deste trabalho foi conceituar e descrever a aplicabilidade da característica concisão. Foi realizada uma revisão da literatura disponível nas plataformas virtuais sobre o tema, de forma a demonstrar a importância da concisão na redação técnica, sua aplicabilidade na contemporânea nas ações publicitarias e relacionadas com símbolos comumente utilizados na profissão operacional de bombeiro militar. Com este trabalho espera-se que os conhecimentos sobre a concisão na redação técnica seja compartilhado para um maior numero de alunos objetivando um melhor desenvolvimento de textos oficiais e o real valor dessa importante ferramenta.

Palavras-chave: Redação técnica. Concisão. Aplicabilidade.

ABSTRACT

The technical writing is characterized by the use of some basic characteristics: impersonality, cultured language pattern, clarity, conciseness, formality and uniformity. The objective of this work was to conceptualize and describe the applicability of the conciseness characteristic. A review of the literature available on the virtual platforms on the subject was carried out, in order to demonstrate the importance of concision in technical writing, its applicability in the contemporary advertising actions and related to symbols commonly used in the military firefighter operational profession. With this work it is expected that the knowledge about the concision in the technical writing will be shared for a larger number of students aiming at a better development of official texts and the real value of this important tool.

Keywords: Technical writing. Conciseness. Applicability

SUMÁRIO

1.Introdução..................................................................................................................5

2.Desenvolvimento.......................................................................................................6

2.1.A redação técnica...................................................................................................6

2.1.1.As qualidades da redação técnica ......................................................................6

2.1.2.Dicas para construir uma redação concisa.........................................................7

2.1.3.Procedimentos para redigir textos concisos........................................................7

2.2.Concisão em textos publicitários............................................................................9

2.3.Concisão e símbolos..............................................................................................9

3.Conclusão................................................................................................................11

4.Referências.............................................................................................................12


INTRODUÇÃO

        A normatização na transmissão das informações é característica necessária nas situações em que é necessário evitar múltiplas interpretações. A redação oficial, utilizada comumente em órgãos públicos, utiliza de algumas características para que não ocorra variação na forma como as informações são transmitidas. A concisão, característica da redação oficial abordada neste trabalho, é característica fundamental na confecção de textos formais, facilitando a clareza, evitando a monotonia e o acúmulo de ideias na transmissão da informação. A utilização da concisão permite redução do tempo de trabalho, além da redução da probabilidade de cometer erros.

DESENVOLVIMENTO

A REDAÇÃO TÉCNICA

        A redação técnica é orientada pelos princípios básicos da clareza, da correção, da coerência, da objetividade e da ordenação lógica. Para o professor Othon M. GARCIA (1985, p.386), esse tipo de redação constitui “toda composição que deixe em segundo plano o feitio artístico da frase, preocupando-se de preferência com a objetividade, a eficácia e a exatidão da comunicação”. Pode-se dizer, então, que não existe propriamente uma linguagem técnica, nem um modelo de redação pronto para ser utilizado. O que existe é um modo de utilização da língua que dará ao texto seu caráter técnico, adequado aos procedimentos burocráticos e aos expedientes administrativos.

AS QUALIDADES DA REDAÇÃO TÉCNICA

        A redação técnica deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade, uniformidade. Para que se atinjam essas características, as comunicações oficiais devem permitir uma única interpretação e serem estritamente impessoais e uniformes, o que exige o uso de certo nível de linguagem. Falaremos da concisão:

        A concisão é uma qualidade do texto, principalmente o do oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. A concisão é, basicamente, economia linguística. Isso não quer dizer economia de pensamento, isto é, não se devem eliminar passagens substanciais do texto no afã de reduzi-lo em tamanho. Trata-se exclusivamente de cortar palavras inúteis, redundâncias, passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.

Deve-se perceber a hierarquia de ideias que existe em todo texto de alguma complexidade: ideias fundamentais e ideias secundárias. Essas últimas podem esclarecer o sentido daquelas, detalhá-las, exemplificá-las; mas existem também ideias secundárias que não acrescentam informação alguma ao texto, nem têm maior relação com as fundamentais, podendo, por isso, ser dispensadas.

DICAS PARA CONSTRUIR UMA REDAÇÃO CONCISA:

• Empregue frases curtas, mas sem monotonia. De vez em quando, use orações subordinadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (225.6 Kb)   docx (124.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com