TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Carta da Terra

Por:   •  19/5/2015  •  Resenha  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 3

Estado de Mato Grosso

Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Campus Universitário de Pontes e Lacerda

Departamento de Letras

Disciplina: Introdução aos Estudos da Linguagem

Semestre: 1º

Discente: Romulo Eduardo, Altair Gomes

Docente: Eliana de Almeida

Carta da Terra

Utilizando como base teórica a obra da professora Eni Orlandi, denominada “Análise de Discurso”, estabeleceremos as relações existentes entre a conferência realizada no município de Pontes e Lacerda no ano de 2001, sobre a “Carta da Terra” e a obra já citada.

A professora Eni Orlandi inicia seu discurso realizado na conferência, explicitando que ao contrário do que o enunciado “Carta da Terra“ possa transparecer, nos remetendo à idéia de apenas um simples código de condutas para pessoas, esta “Carta”, transporta em si, uma produção de sentidos mais amplo, com conotações políticas, sociais e históricas.

No fragmento do discurso de Orlandi, em que ela diz, que a Catequese, utilizada pelos colonizadores, apresenta o mesmo sentido de formação ideológica, que o Discurso Ecológico apresenta na atualidade, percebemos a presença do discurso puramente ideológico, de acordo com o descrito na obra da autora, em que ela diz: “... a ideologia (...) é a condição para constituição do sujeito e dos sentidos”, ou seja, a posição do sujeito que produz o discurso, no caso, os países de primeiro mundo, é a da imposição das suas idéias junto aos países de terceiro mundo, assumindo assim a posição dominante.

Segundo Orlandi, “... na polissemia, o que temos é deslocamento, ruptura de processo de significação”, verificamos a presença desse fragmento teórico no trecho do discurso da professora em que ela nos mostra os vários sentidos das palavras que compõe o enunciado “Carta da Terra”, em um primeiro momento, ela analisa a palavra Carta como esta tendo um sentido não-político, inserindo-a em um ambiente familiar, em um segundo momento ela a analisa, com o sentido mais formal de carta originado na palavra cartografia, mapa, dando visibilidade, nos situando em relação ao território. Na análise da outra palavra desse sintagma, ela destaca que a palavra é grafada com letra maiúscula, e que nesse sentido refere-se ao planeta Terra, e que ao mesmo tempo essa mesma palavra grafada com letra minúscula, refere-se ao objeto de luta onde homens se matam pela sua posse; Os vários sentidos das palavras postas, são percebidos de acordo com as várias leituras realizadas, baseadas nas noções de linguagem que cada sujeito possui.

Em conformidade com o texto de Orlandi, o interdiscurso, é a memória discursiva ou o já-dito, partindo desse contexto entendemos que a “Carta da Terra”, por já vir com os sentidos postos, sentidos estes que estão totalmente determinados pelas condições de produção, que não são as nossas, assume essa condição de interdiscurso.

De acordo com o Contexto Situacional Imediato, descrito na obra de Orlandi, a “Carta da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com