TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carta da terra

Por:   •  28/5/2015  •  Seminário  •  2.957 Palavras (12 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE PAULISTA DE SERVIÇO SOCIAL

CLAUDIA REGINA DA SILVA

LARISSA STELLA BAPTISTA

PÂMELA COLOMBO NEGRÃO

PHAMELA ACOSTA DA ROSA

A CARTA DA TERRA

SÃO CAETANO DO SUL

2013

SUMÁRIO

        

INTRODUÇÃO        3

CAPÍTULO 1 A ELABORAÇÃO DA CARTA DA TERRA        4

CAPÍTULO 2 SÍNTESE DA CARTA DA TERRA        5

CAPÍTULO 3 RELAÇÃO ENTRE A CARTA DA TERRA E O SERVIÇO SOCIAL        10

CONCLUSÃO        11

REFERENCIAIS        13


INTRODUÇÃO

Num mundo onde as pessoas apenas agem sem se preocupar com o futuro próximo, a Carta da Terra vem com a missão de examinar nossos valores e a escolher um caminho melhor. Num momento onde educação para o desenvolvimento sustentável tornou-se essencial, a Carta da Terra oferece um instrumento educacional muito valioso.

Este presente trabalho tem por finalidade apresentar uma síntese sobre a Carta da Terra e sua relação com o serviço social.


CAPÍTULO 1 A ELABORAÇÃO DA CARTA DA TERRA

A Carta da Terra é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção de um mundo justo, sustentável e pacífico.  Busca orientar todas as sociedades a seguir um novo sentido de interdependência global e responsabilidade voltada para o bem-estar de toda a família humana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações. É uma visão de esperança e um chamado à ação. (CARTA DA TERRA BRASIL, 2013)

Foi criada por conta de uma recomendação feita pela ONU - Organização das Nações Unidas, em 1987, que alertava para a necessidade de um texto que mostrasse à população formas de construir um mundo melhor no século XXI, rumo ao chamado desenvolvimento sustentável. (CARTA DA TERRA BRASIL, 2013)

Leonardo Boff foi um dos redatores da Carta da Terra juntamente com M.Gorbachev, S.Rockfeller e outros. Boff foi professor nas áreas de teologia, filosofia, ética, espiritualidade e ecologia, nos anos 80  começou a aprofundar na questão ecológica como prolongamento da teologia da libertação, segundo ele não somente se deve ouvir o grito do oprimido mas também o grito da Terra porque ambos devem ser libertados.  Escreveu diversos livros e foi agraciado com vários prêmios. (LEONARDO BOFF, 2011)

A primeira versão da carta em solo brasileiro foi durante a conferência Rio92. E em 2000 foi lançada a versão final da Carta na Europa, depois de um processo participativo que ouviu milhares de pessoas em todo o mundo.

Hoje existe uma comissão mundial, Earth Charter Initiative, que dissemina as ideias da Carta da Terra. Várias pessoas de diversas partes do mundo fazem parte dessa comissão, entre elas esta os brasileiros Oscar Motomura e Leonardo Boff e também governos, empresas e ONGs. Atualmente, a Carta da Terra já foi traduzida para 40 línguas e subscrita por 4.600 organizações, e representa os interesses de milhares de pessoas. Juventude. (CARTA DA TERRA BRASIL, 2013)

A carta da Terra se preocupa com o desenvolvimento humano sustentável. A integridade ecológica é seu tema principal, no entanto trata também de temas como erradicação da pobreza, desenvolvimento econômico justo, respeito aos direitos humanos, democracia, proteção ecológica e paz, reconhecendo que esses objetivos são indivisíveis e interdependentes, ou seja, as coisas dependem uma das outras e não podem ser divididas. Contudo essa carta oferece uma transição do ser humano para um futuro sustentável. (CARTA DA TERRA BRASIL, 2013)

CAPÍTULO 2 SÍNTESE DA CARTA DA TERRA

É de responsabilidade dos povos da Terra gerar uma sociedade sustentável fundamentado no respeito pela natureza, na justiça econômica, na paz e nos direitos humanos universais.

Os padrões sociais de consumo e de produção causam uma redução dos recursos, devastação ambiental e extinção das espécies, portanto mudanças de atitudes e de modos de vida são necessários.

A sociedade tem tecnologias e conhecimento necessário para minimizar os impactos ambientais e suprir as necessidades de toda população.

O sistema esta devastando o ambiente como um todo. Acabando com a natureza, sem se importar que ela seja finita, destruindo comunidades, para o “bem” do consumo, da evolução industrial. Os benefícios disso não são divididos igualmente, fortalecendo ainda mais o espaço entre a classe dominante (ricos) e a classe dominada (pobres), os conflitos entre pessoas têm aumentado cada vez mais. O destino da sociedade está em nossas mãos. Podemos nos unir e cuidarmos uns dos outros e da nossa Terra.

Preâmbulo: A Terra é o planeta onde moramos. Ela tem muitos e muitos anos de vida. Com o tempo os humanos começaram a transformá-la para poder viver melhor. Mas eles não perceberam que estavam deixando a Terra machucada. Muitos problemas estão acontecendo porque os humanos tiram muita coisa da natureza e produzem muito lixo. Se as pessoas mudarem a forma como tratam a natureza, será possível melhorar o ambiente. Cada um é responsável pelo que acontece com a Terra. Vamos cuidar do ambiente protegendo os animais, separando o lixo, plantando, consumindo menos. Todos os povos da Terra devem assumir este compromisso com a mudança.

 Terra, nossa lar: A humanidade evoluiu muito. Descobriu o fogo, passou a criar objetos, roupas, ferramentas e ao longo de muitos anos chegou ao que estamos vendo hoje: muitas cidades, muitos mercados, muitas escolas, fábricas com produtos de todos os tipos. Nada disto existia na Terra. A população humana cresceu. Com isto muitas espécies de plantas e animais perderam seu espaço, pois não conseguiram sobreviver por causa do progresso dos humanos. Para que a situação não piore, precisamos agir para proteger o nosso ambiente.

A situação Global: As grandes empresas e indústrias produzem muita poluição e tiram muitas coisas da natureza para fabricarem produtos que são comercializados. As pessoas compram estes produtos e sem perceber acabam comprando muitas coisas que nem precisam. Alguns produtos das fábricas de alimentos são prejudiciais à saúde porque têm: tintas, conservantes, sabores artificiais para ficarem bonitos e gostosos. Muitas pessoas chamam a industrialização de desenvolvimento. Este tipo de desenvolvimento tem trazido problemas para muitas pessoas, principalmente para as pessoas pobres. As empresas geram lucro para os donos que enriquecem as custas dos baixos salários que pagam para os empregados. Como tem muito desemprego, o salário é bem baixo porque sempre terá gente para trabalhar aceitando o salário que a empresa oferece. E isto precisa mudar, pois é uma injustiça muito grande.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (148.6 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com