TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Colheitadeira de Milho

Por:   •  26/6/2023  •  Relatório de pesquisa  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Docente: Márcio Fléquison

Discente: Michely Silva

RELATÓRIO

COLHEITADEIRA DE MILHO

Também conhecida como ceifeira, debulhadora ou ceifadeira, a colheitadeira é uma máquina agrícola versátil que realiza as tarefas de colheita, debulha e limpeza de cultura de grãos, como o milho, por exemplo. A colheitadeira de milho é um equipamento antigo que foi patenteado pela primeira vez em 1894, pelo americano Hiram Moore. As primeiras versões da colheitadeiras eram voltadas especificamente para a colheita de milho e trigo.

Foi apenas em 1970 que surgiram os primeiros modelos eletrônicos capazes de medir a eficiência da debulha. Os modelos atuais são autopropelidos e utilizam motores a diesel como fonte de energia. Cada vez mais tecnológicos, as máquinas atuais contam com recursos e sistemas que otimizam a velocidade, analisam o solo e oferecem resultados ainda melhores.

A colheitadeira de milho se torna muito importante, pois, aumentam a produtividade, tornando a lucratividade da fazenda maio e mais competitiva com o mercado. Para escolher o melhor equipamento, é importante que se conheça a rotina das atividades, sobre a á área do plantio, seu tamanho e quais os principais problemas podem ocorrer. Todas essas informações são essenciais na hora de escolhe a colheitadeira.

Para se manter em um mercado tão competitivo, é cada vez mais comum que os produtores rurais procurem recursos que automatizem os processos e otimizem a produção da sua lavoura. Redução das perdas começa com o planejamento, levando em consideração as condições climáticas, a condição da colheitadeira, que precisa estar com a manutenção em dia, ajustada na velocidade adequada e com os compartimentos internos limpos, antes da operação de colheita.

Podemos concluir que a colheitadeira pode influenciar de formas decisivas na colheita de milho porque ela exerce funções que vão além da colheita, como a ação de separar e debulhar os grãos, acelerando os processos e oferecendo uma maior e mais rápida margem de lucro. O produtor rural também deve estar atento às características próprias da sua fazenda para poder utilizar melhor essa máquina, além de usar um software agrícola específico para fazendas para aperfeiçoar o uso da colheitadeira e da frota inteira, obtendo melhores resultados na colheita.

REFERÊNCIAS

MASTROGIACOMO, S. Colheita de milho mecanizada: benefícios da colheitadeira. CHBAGRO. 2020. Disponível em: https://blog.chbagro.com.br/colheita-de-milho-mecanizada-beneficios-da-colheitadeira Acesso em: 21 de junho de 2023.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com