TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da leitura e da escrita nas séries iniciais

Por:   •  7/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da leitura e da escrita nas séries iniciais

A leitura é o ato de ler, a maneira de compreender um texto, uma mensagem ou um fato. E a escrita é o ato de escrever, representar pensamentos e palavras por meio de sinais gráficos. Tanto a leitura quanto a escrita são muito importantes para a vida de qualquer pessoa, de qualquer idade, disso não há dúvidas, mas, para as crianças das séries iniciais, o que realmente importa? Como fazê-las compreender a relevância desse contexto?

O que realmente é importante para as crianças das séries iniciais dentro da leitura e da escrita é o fato de elas entenderem que é preciso adquirir e dominar muito bem essas duas habilidades, porque são delas que depende o sucesso para o seu futuro.

Para que as crianças compreendam a relevância da leitura e da escrita, é preciso que desde muito cedo elas tenham contato com livros, na escola ou em casa, para aprender melhor, pronunciar melhor as palavras e se comunicar melhor. Ler e escrever são atividades de comunicação, uma complementa a outra, trazendo como finalidade a formação de bons leitores e consequentemente bons escritores, através da leitura a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, para conhecer vários mundos e ideias. É através da leitura que se tem acesso aos significados da cultura em que vive,

Ler frequentemente cria familiaridade com a escrita, o que facilita a alfabetização, além de ajudar em todas as disciplinas e ajuda também a fixar a grafia correta das palavras.

As crianças em fase de alfabetização precisam de incentivo, como a escrita dentro de casa, com bilhetes, recados ou cartões de aniversários, por exemplo, e na escola, escrevendo relatos e pequenos textos que os agradam. Ler e escrever são habilidades que se desenvolvem com a prática, e essa prática deve ser feita de forma correta, ou seja, escolher livros que tenham uma linguagem adequada para a idade da criança, com temas atraentes pelos quais eles se interessam e que propunham algum tipo de reflexão.

Percebe-se assim que a leitura e a escrita são muito importantes para as crianças das séries iniciais para que elas se desenvolvam, compreendam e façam-se compreendidos, para que sejam bem aceitos pela sociedade em que estão inseridos, sem deixar de refletir sobre ela.

“A leitura é a extensão da escola na vida das pessoas. A maioria do que se deve aprender na vida terá de ser conseguido através da leitura fora da escola. A leitura é uma herança maior do que qualquer diploma.” (Cagliari)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (35.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com