TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Espanhola

Pesquisas Acadêmicas: A Cultura Espanhola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  1.563 Palavras (7 Páginas)  •  945 Visualizações

Página 1 de 7

A cultura Espanhola

A cultura espanhola é uma cultura europeia, tendo recebido diversas influências. Tem suas origens nas culturas ibérica, celta, celtibera, latina,visigótica, católica romana, e islâmica.A história, os relevos montanhosos e osmares que a cercam, contribuíram significativamente para formação de sua cultura atual. Existe um patrimônio cultural comum a todos os espanhóis, em suas regiões, há diversas manifestações culturais ligados a sua geografia. Estas manifestações refletiram diretamente em todos os campos culturais da Espanha: arte, tradições, literatura, língua e dialetos, música, gastronomia, entre outros.1

A definição de uma cultura nacional espanhola tem sido caracterizada pela tensão entre o Estado centralizado, dominado nos últimos séculos por Castela, e muitas regiões e povos minoritários. Além disso, a história da nação e de seu ambiente mediterrânico e atlântico desempenhou papéis fortes na formação de sua cultura. Depois da Itália, a Espanha tem o segundo maior número de sítios classificados como Patrimônio Mundial pela UNESCO no mundo, com um total de 40.2

Espanha é provavelmente mais conhecida pelas touradas e pelo flamenco, mas conta também com pintores de fama mundial como são os casos de Salvador Dalí e de Pablo Picasso, desportistas como Rafael Nadal e Fernando Alonso e atores como Penélope Cruz ou Antonio Banderas.

Outros dos pintores mais conhecidos são Goya (1746-1828) e Velásquez (1599-1660), cujas obras podem ser admiradas no Museu do Prado, em Madrid. As obras mais importantes de Velásquez são "Las Meninas e "La Rendición de Breda".

Espanha tem também alguns compositores de estatura mundial, bem como conhecidos cantores de ópera. Os compositores espanhóis de fama mundial incluem nomes como Enrique Granados, Isaac Albéniz, Manuel de Falla e Joaquín Rodrigo. Todos já ouvimos falar de Plácido Domingo - o artista de ópera mais famoso de Espanha - assim como de José Carreras e de Montserrat Caballé.

A música e a dança flamenca surgiram no Sul de Espanha, mais precisamente na Andaluzia. Os ciganos enraizaram-se aqui, tendo desenvolvido a sua cultura em Espanha. Atualmente, a maioria das miúdas espanholas aprende a dançar sevilhanas, uma das danças mais folclóricas.

O toureio ou as corridas de touros têm uma enorme importância na cultura espanhola. Foi no século XVIII que se tornou popular.

Os espanhóis têm um estilo de vida muito mais relaxado que qualquer outro país da Europa. Por exemplo, a maioria dos negócios fecha entre as 13h00m e as 17h00m para ser feita a sesta. Esta grande pausa durante o dia permite que as famílias se reúnam para almoçar, permitindo, assim que os seus membros passem mais tempo juntos.

Uma das características dos espanhóis é que são muito tradicionalistas. Os costumes de há muitos anos como o flamenco e as touradas são, ainda hoje, extremamente relevantes. Há praças de touros na maior parte das principais cidades e o flamenco está permanentemente presente em bares, tablados ou teatros. Os métodos tradicionais de elaboração de vinho mantêm os costumes antigos, continuando a ser respeitados atualmente. Para criar a maioria da grande variedade de comidas que é possível encontrar nos restaurantes, são usadas as receitas espanholas tradicionais.

Os espanhóis adoram, celebram e gozam a vida e aproveitam todas as oportunidades para o lazer. Em Espanha, vai encontrar uma agenda cheia de grandes festas durante todo o ano. As gentes das pequenas povoações e das cidades vestem-se com os seus trajes tradicionais e celebram as festas até ao princípio da madrugada. Todo isto acompanhado com uma grande variedade de comidas, vinhos, sangria e cerveja.

Há alguns séculos, a Espanha era um grande império. Tinha numerosas colônias em todo o mundo e o castelhano ainda é falado nas nações independentes que existem naqueles territórios. Foi considerado um país subdesenvolvido até meados do século XVIII, mas posteriormente teve um rápido desenvolvimento econômico. Atualmente, a Espanha é uma nação próspera com uma economia bem desenvolvida, baseada no turismo e na indústria. Em 1986, entrou na União Européia.

Antigamente, a Espanha era um local para onde os idosos de outros países vinham gozar as suas reformas nas regiões com sol. Atualmente, os jovens que fogem da vida moderna e stressada das grandes capitais mudam-se para aqui para viver uma vida mais tranquila. O estilo de vida espanhol tem muito mais para oferecer. Gente simpática, um clima excelente, paisagens espetaculares e um estilo de vida muito relaxado.

Esportes

A Vuelta a España3 é o principal evento esportivo do país, que junto ao Giro d’Italia e o Tour de France, é uma das três Grandes Voltas, do ciclismo mundial. A Vuelta teve sua primeira edição em 1935, porém não houve edições durante a 2ª Guerra Mundial. Teve seu retorno em 1955 até atualmente. Até 2009 foram 63 edições da Vuelta a España. Os esportes da Espanha são dominados, principalmente, pelo ciclismo, o futebol (desde o século XX), o basquete, o ténis, o andebol, e pelos esportes de motor, principalmente o motociclismo. A partir dos Jogos Olímpicos de 1992, disputados na cidade deBarcelona, o país entrou na elite mundial em diversos esportes. Tem como um do maiores ídolos no esporte, Alberto Contador, da equipe Astana Pro Cycling Team. Contador é vencedor do Tour de France 2007 e 2009, além do Giro d'Italia 2008 e Vuelta a España também em 2008, entre outras vitórias em voltas. É considerado o melhor ciclista da atualidade, e um dos grandes nomes do esporte de todos os tempos. No futebol, sua primeira conquista de uma copa do mundo de futebol, deu-se em 2010, onde venceu a Holanda na final e conquistou a copa do mundo de futebol de 2010.

Culinária

A Espanha e sua culinária, traz pratos refinados e requintados, como Paella, Gazpacho, Puchero, entre outros.

Tourada

Na Espanha se conserva a tradição de realizar diversos espetáculos taurinos, tais como os encierros (corridas nas quais as pessoas correm junto aos touros pelas ruas) e as ‘‘corridas de toros’‘ (touradas), que fazem parte da identidade de numerosas festas populares. As ‘‘plazas de toros’‘ com maior transcendência na temporada taurina são a de ‘‘Las Ventas’‘ em Madrid, a Plaza Monumental em Pamplona, a Plaza de la Maestranza em Sevilha e a Plaza de Valência.

Meios de comunicação

A televisão é o principal meio de comunicação audio-visual do país, com seis emissoras nacionais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com