TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DUPLICAÇÃO DO NÚMERO DE MÃOS DE SNAIS DA LIBRAS E SEUS EFEITOS SEMÂNTICOS

Por:   •  16/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 4

A DUPLICAÇÃO DO NÚMERO DE MÃOS DE SNAIS DA LIBRAS E SEUS EFEITOS SEMÂNTICOS

                                                       André Nogueira Xavier

                                                       Plínio Almeida Barbosa

As línguas de sinais são usadas pelas diversas comunidades surdas espalhadas pelo mundo, isso as diferenciam marcadamente das línguas orais pelas sua modalidade de percepção e de produção de sinais.

(BATTISON, 1978) - As mãos geralmente descritas nas Línguas de Sinais por meio dos termos ATIVO ou PASSIVO e DOMINANTE ou NÃO- DOMINANTE.

Processos relacionados à dinâmica das mãos na produção de sinais: a troca de dominância, a antecipação e a perseveração da mão dominante de sinais feitos com duas mãos em sinalização corrente, o espelhamento da mão dominante durante a produção de sinais de uma mão e a simultaneidade de dois sinais. A troca de dominância consiste no emprego da mão-dominante em situações em que a dominante normalmente é usada. Segundo Battison (1978), a escolha de mão direita ou esquerda, não é distintiva de significado. A antecipação e a perseveração consistem em antecipar e perseverar a mão não-dominante, em sinais feitos com duas mãos durante a realização de um ou mais sinais articulados com uma mão. O espelhamento consiste na cópia das características e atividades articulatórias da mão dominante pela mão não dominante, quando esta não está participando da realização de um sinal e ou co-produção se refere à articulação de dois sinais ao mesmo tempo; um em cada mão.

(KLIMA e BELLUGI, 1979) – As línguas de sinais apresentam sinais tipicamente articulados com uma mão e outro com duas. Inclusão do PARÂMETRO: a CONFIGURAÇÃO de MÃO, a ORIENTAÇÃO da palma, a LOCALIZAÇÃO e o MOVIMENTO.

Na Língua de Sinais Australianas, sinais articulados com uma mão, podem às vezes, ser produzido com duas mãos, podem ser, por vezes produzidos com uma.

Para Xavier e Barbosa (2013), há sinais na Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS, que são tipicamente produzidos com uma mão e outra com duas, e também a produção, com duas mãos de sinais normalmente feitos com uma, e vice-versa ao ser articulados apresentam mudanças ou não em seu significado. Em observações feitas pelos autores, mostraram que duplicação do número de mãos em alguns casos para um mesmo sinal, pode se dar por diferentes fatores, entre eles, pluralidade, aspecto e intensidade. Os 23 sinais usados como estímulos, pelo trabalho, com base no fator semântico, que segundo eles, motiva a duplicação de seu número de mãos e que pela glosa da forma mais comum, em geral, a de uma ou duas ativas: ACUSAR, APRENDER, ÁRVORE, AVISAR, BEIJAR, CAFÉ, CHAMAR, COLAR, COMER, DINHEIRO, ENTENDER, FALAR, IGNORAR, IMAGINAR, INVENTAR, IR- EMBORA, MAGR@, DIFERENTE, OPINIÃO, O-QUE, PAGAR, RIR, VER.

  1. Sinais produzidos com duas mãos para a expressão de pluralidade (Pluralidade do Referente: Entidade, Sujeito, Complemento.) / Movimento

ÁRVORE – Entidade designada / Movimento Simultâneo, Alternado e Reto

APRENDER – Complemento / Movimento Alternado e Circular

COLAR – Sujeito / Movimento Simultâneo, Alterernado e Circular

IR-EMBORA – Sujeito / Movimento Alternado e Reto

INVENTAR – Complemento / Movimento Alternado e Reto

OPINIÃO – Entidade designada / Movimento Alternado e circular

PAGAR – Complemento / Movimento Alternado e Circular

  1. Verbos indicadores que sofreram duplicação do número de mãos para a expressão de pluralidade ( 1ª Pessoa do singular para 2ª ou 3ª do Plural / Plural Complemento)                                    

ACUSAR - Movimento Simultâneo

AVISAR - Movimento Simultâneo

BEIJAR - Movimento Simultâneo

CHAMAR - Movimento Alternado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com