TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia Da Eduaçao Especial

Casos: A Historia Da Eduaçao Especial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  2.245 Palavras (9 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 9

RELATÓRIO DE LEITURA (SÍNTESE) 6

Nome do texto: MAZZOTTA, Marcos. J.S. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2001. Introdução, Capítulo I – Atendimento educacional aos portadores de deficiências, p.15-25, Capítulo II – História da educação especial no Brasil, p.27-65.

1. Quais são as principais idéias do texto?

a. Muitos não veem a educação especial como método para educar de fato, mas como uma forma de assistência, um pensamento que muitas vezes parte até dos próprios educadores. E aqueles educadores que se dispõem a atuar no tratamento de crianças e jovens, não tem o seu trabalho reconhecido, sendo desvalorizados e visto como uma técnica diferente da convencional.

b. A educação é o direito das pessoas portadoras de deficiência no Brasil e no mundo é muito recente,ate o século XVII os portadores de necessidade especial eram marginalizados e ignorados, foi somente quando o “clima social” apresentou as condições favoráveis que os portadores de deficiência passaram a ser visto com igualdade.Através desse movimento os portadores de deficiência conquistaram seu espaço e seus direitos trazendo igualdade, sociabilidade e melhor qualidade aos portadores de deficiência.

c. O Principal movimento desenvolvido para assegurar direito e condições de vidas para portadores de deficiência surgiu na França e se desenvolveu pelo resto do mundo, buscando conscientizar a respeito da importância do ensino especial. Diante disso foram lançados obras de estudos sobre a deficiência de aprendizagem, institutos e internatos.

2. A partir do texto lido haveria algum aspecto que deveria ser mudado em sua prática (ou na prática em geral). Comente

O ponta pé inicial para a educação especial demorou a acontecer, tanto no Brasil como em outros países do mundo. A biografia sobre o tema hoje é bastante extensa, mas com muitas divergências entre os muitos autores, principalmente no que se refere à educação convencional e a especial, com salas especiais e professores especializados e preparados. É preciso que o professor busque novos métodos de ensino, que se encaixem ao aluno especial, e que a escola disponha de toda a infra-estrutura necessária, com recursos e materiais apropriados, além de um planejamento voltado para esses alunos.

RELATÓRIO DE LEITURA (SÍNTESE) 7

Nome do texto: CIASCA, Sylvia M. Distúrbios de Aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. Capítulo 1 – Distúrbios e Dificuldades de Aprendizagem: questão de nomenclatura, p. 19-31; Capítulo 3 – Distúrbios Específicos de Aprendizagem, p.55-65; Capítulo 9 – Transtorno e Déficit de Atenção/Hiperatividade, p.187-201.

1. Quais são as principais ideias do texto?

a) A aprendizagem é a aquisição de conhecimento ou de especialização onde trata-se de um processo evoluntario e constante que implica uma sequencia de modificações observáveis e reias no comportamento do individuo.Aprender é um processo lento, individual e estruturado, quando não há resultado neste processo existe uma falha interna ou externa que passam a ser chamados de distúrbio de aprendizagem. Pressupõe se que estes distúrbios ocorram devido a disfunção no sistema nervoso central do individuo atrapalhando assim o ato de aprende.Os distúrbios são específicos e estão relacionados a incapacidades escolares de crianças que tenham iniciado a aprendizagem.

b) Entre os distúrbios de aprendizagem temos a dislexia que é a dificuldade de aprendizagem em ler, soletrar ou até mesmo identificar as palavras mais simples. As causas no processo de aprendizagem do ato de ler são caracterizas por déficits visuais ou aditivos,fatores emocionais familiar e social,dificuldade na fala e na linguagem.A dislexia se classifica em: Dislexia disfonética ou fonológica: que trata-se da dificuldade na leitura oral de palavras pouco familiares. Dislexia Diseidética: caracteriza-se por uma dificuldade na leitura por um problema de ordem visual. E Dislexia Mista: caracterizada por leitores que apresentam problemas dos dois subtipos disfonéticos e diseidéticos.

Outro distúrbio presente na aprendizagem é a Disgrafia é o transtorno da expressão da escrita que pode ou não esta associado ao transtorno da leitura que pode compromete a ortografia ou caligrafia. Devido as poucas pesquisas relacionadas a disgrafia estudiosos apontam a distorgrafia como alteração na organização, planificação e sequenciamento da linguagem escrita como parte de um quadro de disgrafia.A disgrafia pode se dividir em três tipos: Disgrafia baseada na linguagem:consiste na dificuldade para construir corretamente a palavra escrita; Disgrafia de execução motora: referente á capacidade de precisão motora para escrita; e a Disgrafia visuoespacial: é uma dificuldade para distribuir a escrita no espaço gráfico e a correta separação de palavras.

Há ainda a Discalculia que é a dificuldade de aprendizado com a

Matemática, onde a criança tem dificuldade no procedimento de cálculos através de estratégias de contagem para resolução de problemas aritméticos de adição e subtração.

c) Alem dos distúrbios que envolvem o processo de aprendizagem há também o transtorno e déficit de atenção/Hiperatividade que caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.A existência do Transtorno e déficit de atenção/Hiperativida é historicamente recente, CLEMENTS & PETTER (1962) definiram o transtorno como “Disfunção Cerebral Mínima” que incluía a presença de vários sintomas como:agitação, dificuldade na aprendizagem,hiperatividade, impulsividade e baixo nível de atenção.Atualmente o transtorno e definido pela persistente presença de característica evolutivas e inapropriadas de desatenção ou hiperatividade/ impulsividade. O indivíduo que desenvolva este transtorno precisa ser diagnosticado e tratado. O diagnostico e o tratamento deve ser feito pelo psicólogos que orientara os pais e professores em caso de duvidas e angustias.

2. A partir do texto lido haveria algum aspecto que deveria ser mudado em sua prática (ou na prática em geral). Comente

O processo de aprendizagem e composto por vários fatores que influenciam a vida escolar de cada indivíduo. Diante dessas dificuldades expostas o educador deve considerar e analisar todos os fatores que contribuem para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com