TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS

Por:   •  19/11/2018  •  Artigo  •  3.186 Palavras (13 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 13

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS [pic 1]

Jhéssica  Silva Santos ¹

Clebson de Sousa Peixoto ²

RESUMO

O presente trabalho insere-se no campo da área de concentração da literatura, para mostrar como ela é importante no contexto social de tal forma que favoreça o ensino e aprendizagem. Contudo esta pesquisa pretende analisar os fatores que influenciam o pouco uso da literatura infantil como prática na formação do leitor crítico e autônomo, desta forma a temática escolhida é a importância da literatura no desenvolvimento das crianças. O trabalho mencionará um pouco sobre alguns aspectos da obra da literatura infantil de Monteiro Lobato que dedica-se a produzir o interesse pela leitura para o desenvolvimento das crianças, para que as mesmas cresçam como seres pensantes, capazes de formar sua própria opinião. Uma das suas principais obras abordadas no trabalho é o sítio do pica-pau amarelo, que vem para fortalecer o tema do trabalho e mostrar de que forma ela pode ajudar as crianças a desenvolver com as lições presente na obra. O trabalho foi desenvolvido através de pesquisas feitas em livros, vídeos e site, buscando sempre apresentar subtemas relacionados ao tema para que possa ter aproveitamento do assunto de forma clara para a prática do estágio I, e buscando leituras de teóricos como Cagnet (1996), Ferreiro (1999) e Mallmann (2011). E através da visita na escola campo e presenciar como é inserido a literatura em sala, foi favorável esse conhecimento para redigir este Paper e buscar teóricos que relatam sobre o assunto, pois observa-se que há uma grande necessidade desde as séries iniciais que os professores trabalharem a leitura, apresentações, seminários com os alunos a respeito do que leu, pois muitos ainda são tímidos para apresentar.

Palavras-chave: Literatura; Criança; Formação.

ABSTRACT

The present work is part of the discipline of literature, to show how important it is in the social context in such a way that it favors teaching and learning. However this research intends to analyze the factors that influence the little use of children's literature as a practice in the formation of the critical and autonomous reader, in this way the chosen theme is the importance of literature in the development of children. The work presents the work of children's literature of Monteiro Lobato who dedicate themselves to produce thinking about the development of children, so that the same belief as thinking beings, able to form their own opinion. One of his main works present at work is the Yellow Woodpecker site to strengthen the theme of the work and shows how it can help the child to develop with the lessons present in the work. The work was developed through researches made in books, videos and website, always seeking to present sub-themes related to the subject so that it can take advantage of the subject in a clear way, the work also presents photo of Monteiro Lobato so that it is valued in the literary world .

Keywords: Literature; Child; Formation.

__________________________

 Graduanda em letras/LED0423, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI. Marabá/2018.. jhe9mba@gmail.com.

2Mestre em Ciência da Educação na Especialidade de Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores. Tutor na Uniasselvi no curso de Letras, Marabá. E-mail: clebsonpeixoto@hotmail.com.

  1 INTRODUÇÃO

O propósito deste trabalho é trazer a temática escolhida para o estágio I sobre a literatura infantil e suas contribuições para a formação de leitores, refletindo como a família e as escolas podem contribuir nesse processo. Desta forma, acredita-se que é necessário compreender como a literatura infantil vem sendo utilizada em sala de aula, e como a relação de um professor se estabelece para influenciar e contribuir na formação de leitores, uma vez que se reconhece o papel escolar.

Porém, é fundamental refletir como é importante a literatura no desenvolvimento das crianças, mas como inserir a literatura na sala de aula? A obra do Sítio do pica-pau amarelo de Monteiro Lobato está presente no trabalho como meio a demostrar que a criança pode se desenvolver desde cedo com uma obra literária, já que esta se liga com a realidade e também com a fantasia, fazendo sua imaginação fluir juntamente com suas ideias e opiniões.

Tendo como objetivo conhecer e mostrar como a literatura ajuda a criança a se desenvolver, tornando-se seres capazes de formar suas próprias opiniões e a defendê-las. E para esse trabalho ser bem compreendido e não ser entediante é reforçado a ideia central do tema explicando pontos detalhados e apresentando imagens relacionadas inclusive da obra sítio do Pica pau.

Essa pesquisa é baseada em teóricos como Cagnet (1996), Ferreiro (1999) e Mallmann (2011) que contribuíram com propostas sobre como a literatura é importante para formar cidadãos que entendam o que leem, e que possam transmitir através da sua fala ou escrita  o que entenderam e aprenderam com as histórias da literatura infantil. Sendo assim, aos poucos começará a ter habilidades de explanar suas próprias opiniões e conseguirem analisar  contextos de maneira crítica.

E visitando a Escola Municipal Pedro Peres Fontenelle, no bairro de Morada Nova da cidade de Marabá, para acompanhar as aulas de português na turma do 8º ano do Ensino Fundamental II que a professora estava trabalhando um momento de leitura e interpretação de texto anedota. Mas nesta aula pude observar que o desinteresse por parte de alguns alunos vem sendo mostrado nos resultados das avaliações que não são satisfatórias para a escola, pois a professora compartilhou que as notas foi abaixo da média e com isso ela passou um texto para interpretação, e mesmo assim ainda há muita dificuldade quando o assunto é leitura e interpretação. Neste sentido podemos refletir que esses problemas são reflexos desde as séries iniciais que as metodologias utilizadas por professores acabam deixando a desejar o ensino de leitura e interpretação, sem saber o quanto é essencial na sala de aula no processo de leitura, para ajudar a criança a despertar o gosto pela literatura.

2 LITERATURA INFANTIL

A literatura infantil leva a criança à descoberta do mundo, onde sonhos e realidade se incorporam, onde a realidade e a fantasia estão intimamente ligadas, fazendo a criança viajar, descobrir e atuar num mundo mágico; podendo modificar a realidade seja ela boa ou ruim.

A Literatura infantil é, antes de tudo, literatura, melhor, é arte: fenômeno de criatividade que representa Mundo, o Homem, a Vida, através da palavra. Funde os sonhos e a vida prática; o imaginário e o real; os ideais e sua possível/impossível realização. (CAGNETI,1996 p.7)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (633.5 Kb)   docx (710.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com