TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DIDÁTICA E LÚDICA DA LITERATURA INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.

Por:   •  11/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DIDÁTICA E LÚDICA DA LITERATURA INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.....................................................................................................................4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................6

REFERÊNCIAS............................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a importância e a função didática e lúdica para o desenvolvimento da criança, discutir sobre a importância da literatura na formação de leitores, apontando para a necessidade de se recuperar a milenar arte de contar histórias. O que possibilita confrontar aspetos teóricos e práticos. Neste, veremos o quanto é importante à didática e o lúdico dentro da educação infantil. Que ouvir e ler histórias, é entrar em um mundo encantador, eivado de surpresas, curiosidade, que diverte e ensina. Essa relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária é uma das possibilidades de formarmos o leitor. É na exploração da fantasia e da imaginação que instiga-se a criatividade e se fortalece a interação entre texto e leitor.

Acredita-se cada vez mais na importância e na influência que tem a literatura infantil, na didática, no lúdico, para desenvolvimento do imaginário infantil.

Ouvir e contar histórias, inserir a criança neste espaço imaginário é fundamental para o desenvolvimento da identidade da mesma, pois através destes aparatos ela tem a possibilidade de ensaiar seus papéis na sociedade, adaptando-se a situações reais e colocando-se dentro da história, como também desencadeia idéias, opiniões, sentimentos e criatividade, antecipando situações que a criança só iria experimentar na vida adulta.

2 A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DIDÁTICA E LÚDICA DA LITERATURA INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.

Optei pela análise do livro, “As Tranças de Bintou” por ser um dos maiores sucessos do catálogo infanto-juvenil da Cosac Naify, com mais de 70 mil exemplares vendidos, adquirido pelo governo brasileiro para equipar bibliotecas públicas e adotado em dezenas de escolas de todo o país. A autora Sylviane A. Diouf, estudiosa da cultura e da história da África, nos apresenta Bintou, uma menina negra que não se contenta com seus birotes no cabelo e sonha usar tranças como sua irmã mais velha. A história encanta pela maneira cuidadosa e doce com que trata, a partir de um contexto cultural específico, um momento universal: a passagem da infância para a adolescência. Um livro que nos revela a beleza de cada fase da vida e nos permite repensar o Brasil por meio dos costumes africanos.

Literatura é arte e enquanto arte fala à sensibilidade, à emoção. Sensibilizar é fundamental para despertar o gosto estético. Assim, precisamos ajudar a criança a descobrir esse caminho, aprendendo a apreciar, a sentir, a interpretar, a criar.

A Educação Infantil constitui-se em um espaço de aprendizagem que busca favorecer o desenvolvimento de habilidades psicomotoras, sócio-afetivas e intelectuais da criança.

Para Piaget, o desenvolvimento mental dá-se espontaneamente a partir de suas potencialidades e da sua interação com o meio. O processo de desenvolvimento mental é lento, ocorrendo por meio de graduações sucessivas através de estágios: período da inteligência sensório-motora; período da inteligência pré-operatória; período da inteligência operatório-concreta; e período da inteligência operatório-formal. (apud http://coral.ufsm.br/).

Segundo VYGOTSKY (1989), a aprendizagem tem um papel fundamental para o desenvolvimento do saber, do conhecimento. Todo e qualquer processo de aprendizagem é ensino-aprendizagem, incluindo aquele que aprende aquele que ensina e a relação entre eles. Ele explica esta conexão entre desenvolvimento e aprendizagem através da zona de desenvolvimento proximal (distância entre os níveis de desenvolvimento potencial e nível de desenvolvimento real), um “espaço dinâmico” entre os problemas que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com