TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA SALA DE LEITURA NA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO

Por:   •  11/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2][pic 3]

                  GABRIELA SILVA D ALESSIO – 1330220

A IMPORTÂNCIA DA SALA DE LEITURA NA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO

Pré-Projeto   de   Pesq uisa   apresentado   a UNIP Interativa - Polo Cruzeiro – SP - Curso de   Letras   (Português/Inglês),   como requisi to  para  elabor ação  de  Trabalho  de Curso.

Orientação:

Cruzeiro

2016


  1. INTRODUÇÂO

A leitura é capaz de ampliar, diversificar e transformar a visão de mundo do leitor, transformando, assim, sua formação conceitual. È por meio de uma leitura significativa que conseguimos formar nossas opiniões, ideias e conceitos sobre tudo o que nos cerca.

Cada leitor vai ler uma publicação, atribuir um significado a ele de acordo com seus conhecimentos prévios e de mundo, assim não podemos afirmar que todos que lerem o mesmo texto farão a mesma interpretação, obviamente, é o leitor que age sobre o texto e não o inverso, com isso, o mesmo atribui sentido a ele.

Ressaltando que a compreensão não deve ser afrontada simplesmente como um processo de decodificação, pois ela envolve diversos aspectos que vão além de decifrar o que se está escrito. Considerando assim, que um texto é escrito para vários leitores e não exclusivamente para um.

È necessário exaltar a pratica da leitura como uma produção de sentido significativo, para que ela não apenas participe da sociedade onde vive, mas também tente transformá-la. Para tal, é necessária a presença participativa e gradativa do professor, tendo como função a mediação do leitor com a leitura.

Sendo assim, cabe à escola conceber esse intermédio do leitor, o professor e a leitura, fazendo com que o aluno busque um sentido plural do texto e tudo o que está entre suas entrelinhas, iniciando assim o seu gosto pela leitura.

2. OBJETIVOS

2.1. Objetivo Geral

Ressaltar o valor de se desenvolver a leitura na escola ou na sala de leitura como metodologia pedagógica, visando à formação de adultos com competência de leitura crítica.

2.2 Objetivos Específicos

  • Enfatizar o sentido da leitura e a competência de leitura; 
  • Destacar a importância do papel do professor e da escola sobre a preparação de um leitor critico.
  • Ressaltar os pontos contrários a leitura atualmente.

3. JUSTIFICATIVA

Este trabalho se justifica no sentido de ressaltar e engrandecer a função do professor tanto em sala de aula, fazendo grupos de leituras, como nas próprias salas de leitura. Visando que é ele o iniciador da transformação de um leitor passivo para um leitor ativo. Possibilitando que o mesmo possa mudar o seu redor através de uma leitura significativa.

Esta pesquisa também se defende no sentido de problematizar o conceito de leitura no século XXI, demonstrando a importância de uma leitura decodificada e a sua força na transformação social.

4. REFERÊNCIAL TEÓRICO

Para Bruner (1971, apud BOCK et al.,1999, p.119), o aluno deve ser desafiado

para poder interagir com a realidade. Assim, organizará as informações, criará outras ou poderá modificá-las. Além disso, a figura do professor diante do aluno será um elemento que irá possibilitar o processo de descobertas, pois a interação possibilitará adquirir informações, transformando-as e transferindo-as para novas situações.

Em meio ao avanço da tecnologia e a dificuldade cada vez maior do educador, de salientar o gosto do aluno pela leitura, temos como principal função a demonstração para esse aluno, de que é através da leitura que ele irá adquirir vocabulário, formar sua opinião acerca dos acontecimentos rotineiros e sociais.

Segundo Ferreiro e Palácio (1987), o processo de leitura é dotado de uma série de opções. O leitor não responde simplesmente aos estímulos do meio, e sim desenvolve estratégias para trabalhar com o texto de tal maneira que seja possível compreendê-lo.  Assim, se percebe a fundamental importância da escola e do professor como mediador desse processo de decifração da leitura.

Considerando que para Freire(1994,p.11) a “leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente”. Sendo assim, o educador não pode deixar de considerar o contexto e a realidade de mundo que o seu leitor tem para que com isso ele consiga fazer uma interpretação melhor do texto.

5. METODOLOGIA

Como método de abordagem foi utilizado uma pesquisa bibliográfica, partir dos

fenômenos gerais observados, teóricos e empíricos, será exposta uma concepção

subjetiva para responder o problema apontado.


6. REFERÊNCIAS

ABREU, Márcia (org.) Leituras no Brasil. Antologia Comemorativa pelo 10º COLE.

Campinas, Mercado de Letras, 2005.

AZARIAS,  Andréia.  Alfabetização  e  o  lúdico,  a  importância  dos  jogos  e brincadeiras.        2010.                  Disponível                  em                  < http://www.webartigos.com/artigos/alfabetizacao-e-o-ludico-a-importancia-dos- jogos-e-brincadeiras/51664/> Acesso em 11 de abril de 2012

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (117.9 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com