TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica do Livro: ‘’Exercícios de ser leitor: Leitura de Manoel de Barros em sala de aula’’.

Por:   •  21/11/2021  •  Resenha  •  1.888 Palavras (8 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 8

Resenha crítica do livro: ‘’Exercícios de ser leitor: Leitura de Manoel de Barros em sala de aula’’.

JORGE, Danubia; SEBASTIANA, Celia. ‘’Exercícios de ser leitor: Leitura de Manoel de Barros em sala de aula’’. Ed. Espaço acadêmico: Goiânia, 2019. 81 p.

          A obra intitulada ‘’Exercícios de ser leitor: Leitura de Manoel de Barros em sala de aula’’ escrita por Danubia Jorge e Celia Sebastiana aborda a importância da leitura em sala de aula, os desafios enfrentados pelos alfabetizadores, e a defasagem em suas formações, enfatizando uma proposta de prática de leitura de poesia em uma turma de 3º ano da primeira fase do ensino fundamental da rede pública de Goiânia.

         As autoras iniciam a obra colocando sobre como a leitura é reconhecida pela sociedade como de extrema importância, mas, na prática funciona de maneira diferente, pois, ainda somos um pais com bastantes analfabetos, e pessoas que não possuem o habito de ler em seu cotidiano. Assim, apontam uma pesquisa feita pelo Instituto Pró-Livro, onde os adolescentes e as crianças são os que mais leem por gosto, cerca de 42%. Um outro fator pelo qual elas chamam atenção é a quantidade de pessoas que informaram que não tiveram nenhum incentivo durante sua trajetória educacional, pelas instituições de ensino e familiares.

         Portanto, começamos a repensar nas práticas escolares que são desenvolvidas atualmente, onde muitas das vezes, por falta de formação dos próprios professores com defasagens durante sua formação, onde eles não vivenciam a literatura, e se sentem inseguros ao trabalhar a leitura de poemas, textos, livros em sala de aulas. Esse fator se torna bastante preocupante pois, a poesia por exemplo, se trabalhada em sala de aula possui muitos benefícios como o desenvolvimento da criatividade, do imaginário, apurando os sentidos contribuindo para a formação de ideias que podem ter diversas representações.

          O objetivo principal dessa obra é relatar uma proposta de pratica de leitura de poesia pela turma do 3° ano da primeira fase do ensino fundamental da rede pública de Goiânia, onde para o desenvolvimento do projeto, utilizaram de um autor que não é da literatura infantil, mas que escreveu quatro livros para crianças, intitulado como Manoel de Barros.

           As obras escolhidas do autor possuem a presença constante de personagens infantis e de um sujeito lírico onde assume a voz de uma criança é um convite à apreensão diferente do mundo, uma novidade que sempre é inaugurada.

           O projeto foi feito a partir de três poemas do autor: “O menino que ganhou um rio”, “A menina avoada” e “O menino que carregava água na peneira”.  Manoel de Barros, em seus poemas destaca coisas consideradas sem importância alguma pela sociedade, como lesmas, pássaros, formigas e latas enferrujadas, com isso, entre esses seres aparentemente “sem importância”, encontra-se a criança. Esses poemas foram escolhidos, pois, tematiza a infância, o que poderia favorecer a aceitação das crianças em relação ao texto e também por explorar textos poéticos que se distanciam do que crianças costumam conhecer por poesia, isto é, texto com versos e estrofes apenas.

          As crianças foram incentivadas a experimentarem as possibilidades da linguagem poética, com o objetivo da capacidade de levantar possibilidades, desconstruir mitos e ideias equivocadas em relação à literatura na escola e ajudar professores no desenvolvimento de experiências significativas.

          As ilustrações desses poemas são bastantes divertidas, com cores vivas, e desenhos chamativos, que prendem a atenção do leitor. Mas, no entanto, a imagem não pode ser apenas um pretexto para que a criança leia a palavra, pois ela também educa, sensibiliza o olhar e aguça a criatividade.

       De acordo com (OLIVEIRA, 2005, p. 22) ‘’A poesia é um dos gêneros literários mais difíceis de serem ilustrados. Em alguns casos, pelo seu intimismo, pela sucessão de metáforas e alegorias encadeadas, sem dúvida um dos momentos máximos de qualquer idioma. Tudo isso dificulta qualquer tipo de concreção visual. Existem momentos, não apenas na poesia, mas na prosa também, em que a literatura alcança tal nível de beleza e abstração que qualquer imagem, por mais fantasiosa que seja, tornaria vulgar esse instante literário. Nem tudo pode ser ilustrado. Nem tudo possui um corpo físico. ’’

        As autoras abordam cinco métodos diferentes para o trabalho com a literatura em sala de aula, são eles: método científico, método criativo e o método recepcional. Alguns dos exemplos de métodos citados no texto são método cientifico, que aborda que existem etapas estruturadas para a produção de conhecimento, como a definição do problema, formulação de hipóteses, justificativa, coleta de dados, tratamento da informação, análise dos dados e conclusão. E o método criativo que se considera a criatividade uma forma de adquirir conhecimento e produzir algo novo, para haver esse processo criativo, é essencial que seja criada uma tensão psíquica e assim ocorra a incorporação de um elemento novo, exterior.

        Como é fundamental e necessário expandir a experiência estética e oferecer textos com os quais os alunos não estão habituados, foi desenvolvemos uma sequência didática de leitura de poesia. Pois, isso impulsiona o desenvolvimento da formação do leitor.

          A pesquisa foi desenvolvida nos meses de maio e junho de 2018, em uma turma de terceiro ano da primeira fase do ensino fundamental, da qual uma das autoras era professora titular. O corpo discente era constituído por crianças de 8 e 9 anos, em vários níveis de desenvolvimento de leitura e escrita.

         Todavia, elas possuíam algo em comum: mostravam-se muito disponíveis e abertas para o trabalho com a literatura. Foram convocados os pais dos alunos, e todos os 15 que se apresentaram concordaram com a pesquisa, e todas as crianças foram indicadas pelas iniciais dos nomes, e todos os alunos quando foram informados que iriam participar de um projeto de pesquisa de leitura de poema se mostraram entusiasmados e fizeram comentários positivos.

          Foi questionado se algum aluno já havia lido ou conhecia algum poema, assim foi constatado que alguns autores famosos como Cecilia Meireles e Vinicius de Moraes. Em seguida se iniciou com a leitura de um poema, e as crianças foram instigadas a imaginarem como seria o ambiente do poema lido, em seguida, foram encarregadas de trazer informações no outro dia de familiares de como era ser criança antigamente. Dotadas das pesquisas que realizaram em casa, elas ressaltaram a relação entre criança e adulto e também as brincadeiras que vão se modificando no decorrer do tempo. Pela literatura, podemos compreender que somos seres sociais e históricos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com