TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO ALUNO NO DESENVOLVIMENTO DA AULA

Por:   •  6/6/2021  •  Projeto de pesquisa  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS

RAFAEL DA VEIGA PESSÔA DE OLVEIRA

A IMPORTÂNCIA DO ALUNO NO DESENVOLVIMENTO DA AULA

JOÃO PESSOA-PARAÍBA

2021

SUMÁRIO

1 A didática e o professor...4

1 A didática e o professor

Ao longo do deselvovimento da matéria, aprendemos que; didática é a capacidade de saber adaptar um assunto as necessidades dos alunos e também saber usar as ferramentas disponíveis para tornar a aula não só mais acessível, mas também incorporar as experiências individuais dos alunos e os fazer parte da produção do conhecimento.

Todos nós temos boas e más lembranças quando o assunto é a sala de aula, afinal, não é todo professorque consegue preencher todos os requésitos definidos anteriormente. O que faz uma aula ser boa ou ruim? Quantas vezes já ouvímos ou falamos “Eu não gosto daquela matéria” “Eu não entendo nada do que o professor diz..” “O professor é gente boa, mas não sabe explicar..”, essas e outras falas são comuns dentro de uma escola, mas qual é o verdadeiro problema? Ter o domínio da matéria é apenas o primeiro passo para uma aula de sucesso, mas os fatores humanos, sociais e políticos dos alunos nunca podem ser deixados de lado. O professor sempre deve estar atento ao ambiente escolar e sempre deve tentar trazer as experiências dos alunos como forma de engaja-lôs e também de torna-lôs parte ativa do processo.

Cada aluno tem o potencial para tornar a aula um ambiente mais acessível e fazer com que o processo de aprendizado se torne prazeroso e não apenas de algo obrigatório. O aluno é um ser atuante na sociedade e não deve ser visto como um membro que não contribui, mas sim como parte essencial do do meio em que vive. O professor deve mostrar ao aluno que a aula é um troca de informações e que o aprendizado flui dos dois lados, os alunos aprendem, mas o professor também aprende. A troca de informações só é possível se o professor preparar o ambiente para que o aluno se sinta confortável o suficiente para dividir suas experiências e apresentar sua opinião. O grande desafio da maioria dos professoes é; como fazer isso em uma turma com mais de 50 alunos? Como conseguir que o aluno se sinta único em um meio de tantas histórias parecidas?

A ditática é uma ferramenta poderosa, mas não é infalível. Muitas vezes conseguimos identificar o problema de um aluno e como fazer ele se enxergar como um figura imprecindível no seu próprio aprendizado, mas mesmo assim o aluno prefere manter a postura e a mudança não vem. O que fazer? O que deu errado? Eu não tenho didática? Como vimos anteriormente, o processo de aprendizado é uma troca e não uma via de mão única. Existe um limite até onde o professor consegue ir, sendo asssim,a outra metade precisa ser feita pelo aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (26 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com