TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Trabalho Escolar: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  2.973 Palavras (12 Páginas)  •  837 Visualizações

Página 1 de 12

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Eliane Lemes 1.

Keyla Frigo Nascimento 2.

Resumo: A intenção deste artigo é sensibilizar os leitores do importante papel que os jogos, as brincadeiras; como atividades lúdicas; exercem no desenvolvimento da criança. Tem como objetivo mostrar a importância do lúdico como estratégia de aprendizagem e desenvolvimento da criança e ainda os benefícios que o brincar proporciona. Os jogos têm significados especiais para as crianças, que aprendem mais com a aplicação dos mesmos do que com lições e uma infinidade de exercícios em folhas digitadas.

Palavras- Chave: criança, ludicidade, ensino-aprendizagem, jogos.

INTRODUÇÃO

O ensino-aprendizagem é aquele que se preocupa, não só com as mudanças que ocorrem em velocidades cada vez maiores dentro do ensino, como também, com o desempenho do professor e do aluno neste processo.

A ludicidade requerida justifica um ensino por meio de jogos, brincadeiras. O jogo é um universo, no qual, através de oportunidades e riscos, cada qual precisa achar o seu lugar. O presente artigo trata da ludicidade como mais uma grande aliada no trabalho docente e discute a sua importância no desenvolvimento afetivo e social do ser humano.

Atualmente, o tema jogo, como um agente facilitador da aprendizagem, é bem mais desenvolvido por teóricos e pedagogos do que há algum tempo,até mesmo pela preocupação cada vez maior em estar aliando o ensino a metodologias que garantam eficazes resultados na educação.

Este é um trabalho teórico onde os autores levantaram a importância do lúdico no processo de ensinar e aprender e a significação deste na vida da criança, pois com jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem a criança pode se sentir livre para aprimorar seus pensamentos e resolver os problemas, sem a pressão do educador.

Na pesquisa, pretende-se pensar o brincar, os jogos e as situações-problema, como sendo recursos úteis para uma aprendizagem diferenciada e significativa ao aluno.

2 A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO - APRENDIZAGEM

2.1 O LÚDICO E SUA ORIGEM

A definição do termo lúdico no Dicionário Latino Português (1956): “vem do substantivo ludus que quer dizer jogo, divertimento, passatempo, brinquedo. Designa principalmente jogo físico. O verbo é ludere e significa jogar, divertir-se, brincar, mas é também no sentido figurado, ridicularizar, zombar, escarnecer, enganar e iludir”. Já para Dantas, o termo lúdico inclui tanto as atividades individuais como as coletivas. No seu entender, quando está se referindo a algo feito ludicamente (alguma atividade), deveria ser percebido como livremente e não como prazerosamente. Segundo a autora “o prazer é o resultado do caráter livre, gratuito, e pode associar-se a qualquer atividade” (DANTAS Apud KISHIMOTO, 1998, p. 111).

No século XVIII, Rosseau (1820) se preocupou em dar uma atenção diferente à infância. Suas idéias surgiram em vigor no século XX, quando psicólogos e pedagogos começaram a considerar a criança como criatura com vontades e necessidades próprias. Nessa época, houve uma profunda mudança na sociedade, associando uma visão positiva às atitudes espontâneas da criança, surgindo então a valorização dos jogos.

Pestalozzi (1746-1827), graças ao seu espírito de observação sobre o sucesso ou o fracasso das técnicas pedagógicas, abriu um novo rumo para a educação moderna, e o jogo está presente neste rumo, enriquecendo o senso de responsabilidade e fortalecendo a cooperação entre as crianças. O primeiro educador a justificar o uso dos jogos para educar crianças foi Froebel (1782-1852), discípulo de Pestalozzi. Sua teoria estabelece que a pedagogia deve considerar a criança como atividade criadora, despertando, mediante estímulos, suas habilidades próprias. A teoria Froebeliana determinou os jogos como fatores decisivos na educação das crianças. Piaget em várias obras deixa bem claro os fatos e experiências lúdicas aplicadas em crianças e deixa transparecer seu entusiasmo por esse processo.

Os jogos e as brincadeiras são chamados de atividades lúdicas. Segundo Huizinga, a palavra jogo vem do latim ludus, de ludere. Ludere (verbo) na sua etimologia se refere à ilusão e simulação, ao passo que ludus (adjetivo) “abrange os jogos infantis, a recreação, as competições, as representações litúrgicas e teatrais e os jogos de azar” (HUIZINGA, 1971, P.41).

Para que a criança possa se inserir no mundo, ela necessita construir esquemas mentais para aplicá-los a realidade que a cerca. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, cultural, colabora com uma boa saúde mental, comunicação, expressão e construção do conhecimento. A ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade. Uma curiosidade é que os melhores cursos para executivos do mundo exploram as atividades lúdicas para a apreensão de conceitos como formação de liderança, cooperação e reflexão sobre valores.

Na concepção tradicional o lúdico não entra no processo de ensinar e aprender, pois a disciplina e a ordem são valores primordiais a serem cultivados na escola, ensinar consistia simplesmente em falar, coordenar as idéias de maneira lógica, seguir um programa escrito onde o aluno ouvia passivamente. Já na Concepção construtivista aprender brincando deve ser um dos princípios básicos do ensino, uma aula com características lúdicas não precisa necessariamente ter jogos ou brinquedos, o que traz ludicidade para a sala de aula é muito mais uma atitude lúdica do educador e dos educandos; o papel do educador é de estimular, promover oportunidades para os alunos, interagir com o meio social, deixando de ser a autoridade máxima, e passando ser o mediador, orientador.

O lúdico, na escola, é uma atividade tão séria quanto qualquer outro tipo de tarefa. O ponto de destaque é que, para o aluno, esta é sempre uma ação interessante e agradável.

Ao letrar-se ludicamente, a criança conquista o mundo da comunicação escrita e penetra na aprendizagem sistematizada de maneira natural e o principal,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com