TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Artigos Científicos: A IMPORTÂNCIA DO USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 2

Atualmente vivemos em um mundo em que tudo gira em torno da tecnologia. Poucas coisas são feitas manualmente, quase tudo o que o ser humano desenvolve é com o auxílio de máquinas.

Em função disso torna-se cada vez mais difícil viver sem as Tecnologias da Infornação e da Comunicação. Mas para os professores ainda é muito complicado fazer uso das TICs. Muitas são as questões que envolvem o uso das tecnologias na sala de aula, destacando-se a falta de preparo dos docentes para fazer uso destas tecnologias e abandonar o tradicionalismo.

As tecnologias também são importantes para a educação, pois seu uso tende a beneficiar o aprendizado e torná-lo menos enfadonho. Apesar de sabermos que vivemos em um mundo digital, no qual a tecnologia faz parte do nosso dia-a-dia, muitos professores ainda não a utilizam em sala de aula, ministrando aulas tradicionalistas e fazendo uso apenas do quadro.

Uma concepção errônea comum entre professores é pensar que usar o mesmo conteúdo e método para toda aula é vantajoso. (...) muita rotina, seja ela qual for, causa aborrecimento, um grande inimigo na sala de aula que resulta em insatisfação, baixa motivação e profundos efeitos negativos no ensino e no aprendizado. (CABAJ & NIKOLIC, 2001, p.83)

Para mudar este quadro, é necessário que haja uma formação docente para o uso da tecnologia, pois não basta simplesmente introduzi-la nos planejamentos. Se o professor não souber como utilizá-la para enriquecer a aula, pode acabar ocasionando sérios problemas, como os alunos passarem a fazer da aula uma bagunça, simplesmente por o professor solicitou que todos fossem para o laboratório e os auxiliou no desenvolvimento das atividades. As tecnologias devem ser utilizadas sim, mas de modo adequado e ponderado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com