TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Entre A Relação Da Construção Do Genero Narrar E A Linguagem Corporal

Ensaios: A Importancia Entre A Relação Da Construção Do Genero Narrar E A Linguagem Corporal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  3.133 Palavras (13 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 13

1 INTRODUÇÃO

A presente descrição constiuti no relatório de estágio gestão escolar.

O estágio é um período em que o aluno, possa visitar uma instituição escolar e desenvolver uma atividade e que vise aperfeiçoamento profissional.

Sendo assim o presente trabalho de estágio teve como objetivo, analisar toda a organização de um trablaho pedagógico, em uma instiuição pública sendo na EMEF Profº Álvaro que se fez pensar a respeito da base da gestão inserida nesse espaço educacional. A realização desse estágio é de grande importância, sendo que permite unir as concepções e aprendizagens adquiridas no curso de Pedagogia ministrados pela UNOPAR com as práticas pedagógicas que estão no interior da escola.

Para a realização desse estágio a metodologia utilizada foi: visita á instituição de ensino, leitura e pesquisa do Projeto Pedagógico Político, entrevista com a diretora, a assistente de direção, orientadora educacional junto a orientadora pedagogica, a observação a rotina e atividades desenvolvidas no cotidiano da escola.

No presente trabalho de estágio constam as características físicas da escola e o processo realizado pela gestão escolar para funcionamento da organização do trabalho pedagógico no cotidiano da escola. Sei que o estágio de gestão e importante a observação da parte administrativa.

O estagio é fundamental para nossa formação acadêmica nos mostra as diversas realidades na atuação como pedagogo e principalmente nos dá oportunidades para ter uma noção de gestão escolar, formando assim não apenas acadêmicos mas profissionais conscientes e também comprovando que cada um fazendo sua parte teremos sucesso.

2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

2.1 ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO

Nesta disciplina o estágio é obrigatório no quinto semestre de graduação em Pedagogia sendo no campo de Gestão Escolar.

Nesse estágio podemos ter acesso ao cotidiano de uma U.E., através das observações e análises de práxis do docente responsável, no ambiente que nos mstra a realidade as necessidades. Sendo um ambiente de pluralismo e multicultural,as situações permitem observar as situações cotidianas a reflexão quanto ao ensino e a gestão escolar.

Todo período de estágio nos da uma formação no aspecto teórico, mas dando habilidades interpessoais com os demais na contrução dos novos conheciementos adquiridos. É importante aprender a observar todo o contexto cabivél no momento em que se estas estagiando, pra que possa lidar futuramente, com os alunos , o corpo docente, com funcinários e inclusive com os pais dos alunos.

Este estágio tem a carga horária obrigatória de 100 (cem horas), em Gestão Escolar, sendo 52 (cinquenta duas horas), em atividades voltadas ao trabalho dentro da U.E. e as 48 (quarenta e oito horas), de dedicação ao planejamento teórico

2.2 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Neste estágio obrigatório temos a oportunidade de apreciar o aprendizado proporcionado a nós acadêmicos a experiência teórica sobre a gestão educacional. Além disso se torna possível durante a vida acadêmica o primeiro contato, no qual o grande desafio de lidar com a prática e a teoria.¨Não é somente frequentando um cruso de graduação que um indivíduo se torna um profissional. É sobretudo, comprometendo-se profundamente como construtor de uma práxis que o profissional se forma¨ (FÁVERO, 1992, p.65).

O fato de um estágio ser supervisionado por um docente se torna um treinamento, com a forma de uma profissionalização na qual o acadêmico veêm aprendendo na Universidade, sendo assim sendo uma ferramenta que pode fazer a diferença pra aqueles que estão adentrando no mundo do trabalho da educação brasileira.

Assim podemos desenvolver mais o raciocínio, a capacidade e de espírito crítico, além da liberdade do uso de sua criatividade.

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

O espaço escolar é muito rico em diversos aspectos sociais e com construções diversificadas. As situações que oferece em um cenário educacional provoca as observações e reflexões, para que se possa pensar em situações de soluções da relação da teoria a prática

A proposta do plano de ação visa que o aluno possa refletir sobre a medida de intervenção de pensar nas ações de melhorias do projeto.

3.1 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O Estágio obrigatório foi realizado na U.E. na EMEF Profº Álvaro Gonçalves, onde a mesma foi inaugurada no dia 06 de agosto de 1999.

Esta escola atende alunos de 06 a 15 anos, também esta unidade escolar tem a jornada ampliada sendo com 200 (duzentos) dias letivos.A escola tem seus alunos cituados a redondeza da unidade, sendo a sua maioria moradores do próprio bairro Campo dos Alemães, Jardim Colonia, Jardim República, D. Pedro I e II.

Os alunos quanto a sua maioria são criados pelos seus avós, devido a necessidades de seus pais trabalharem o dia todo, além daqueles que tem seus pais presos, ou apenas morarem com suas mães e inclusive há casos em que o aluno é criado pelo pai, devido a mãe esta cumprindo pena interna em outras cidades.Na sua maioria sabemos que suas famílias são compostas por 4 até mesmo a 10 pessoas residindo em suas residências.Sabe-se que quanto aos responsáveis que estão trabalhando, atua-se no serviço de faxineiras, teleoperadores, padeiros, metalurgicos, empregada domésticas e manicures.Inclusive a maioria das famílias possuem carros, telefones fixos, celulares computadores e mesmo sendo um bairro com sua simplicidade a maioria são propietários de suas residências

O bairro tem infraestrutura saneamento básico, UBS, comérico variado, como casas lotéricas, mercadinho, salão de cabelereiro,lojas de roupas e calçados,o bairro contém ainda mas 2 escolas municipais e 2 estaduais

A EMEF Profº Alvaro Gonçalves

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com