TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inclusão Social e Avaliação

Por:   •  11/9/2018  •  Abstract  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 2

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

GLEYCI CHYRLEY SILVA CLEM

1) Qual a relação entre a inclusão social e a avaliação?

A inclusão educacional é uma realidade no cenário brasileiro e deve oportunizar as reivindicações comunicativas dos estudantes surdos de forma a garantir seu acesso ao processo de ensino-aprendizagem de forma plena e igualitária.

Assim, a escola deve preparar indivíduos capazes de avaliar suas ações, generalizar conhecimentos e experiências, fazer análises e sínteses, que tenham desenvolvidas as suas funções superiores por meio da aprendizagem escolar, considerando não apenas a dimensão individual, mas, sobretudo, a dimensão coletiva.

Para uma avaliação da aprendizagem escolar a serviço da inclusão, é preciso ultrapassar os instrumentos descontextualizados e as etapas dissociadas da história e de seu caráter processual, para a compreensão da sociedade e dos seus reflexos como contradições que precisam ser superadas.

2) Quais os aspectos a serem considerados na elaboração de um instrumento de avaliação da produção e da compreensão de línguas para as crianças?

A compreensão pode ser definida como uma habilidade relacionada àquilo que a criança se lembra da comunicação feita ou da aplicação das informações obtidas do que ouviu, ou ainda ligada às relações causais estabelecidas entre os elementos presentes na comunicação a fim de lhes atribuir coerência (Joly & Dias, 2009). A compreensão é a série de operações que, a partir de um enunciado, permite reencontrar a ideia de partida. Assim, não é possível separar claramente as funções de produção das de auto compreensão.

3) O que se deve considerar para a escolha do tipo de teste para avaliar a língua de sinais?

A avaliação de línguas precisa considerar a compreensão e a produção das crianças. Para isto, torna-se fundamental ter mais de um tipo de instrumento. Para a parte da compreensão, é possível montar um instrumento baseado em regras, com respostas selecionadas e com múltipla escolha. Já com a produção, é fundamental um instrumento ser baseado em critérios, com respostas construídas e avaliar o desempenho. Considerando este contexto, discutir-se-á a seguir cada um destes aspectos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com