TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Pesquisa

Por:   •  22/11/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.657 Palavras (11 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 11

 

 

INTRODUÇÃO À PESQUISA: Tipos de Pesquisas

Científicas

  

Maria Cleutiane da Conceição da Sillva¹  

Joina Jamila dos Remédios Ataide²

 

RESUMO

 

No trabalho abaixo, trataremos sobre três formas de pesquisas existentes, científicas ou não, mostrando as suas variadas contribuições para a sociedade. Sabe-se que a pesquisa é uma excelente ferramenta para se adquirir ou aumentar o nível de conhecimento. E todo ser humano já nasce com a sede por aprender o novo. O fato é que ela amplia os horizontes, promove crescimento e desenvolvimento, pois afinal todos são eternos aprendizes.

 

Palavras-chave: Pesquisa científica. Quantitativa. Qualitativa.

 

  1. INTRODUÇÃO

 

A pesquisa estar ligada a ações que objetivam o descobrimento de novos conhecimentos em uma determinada área, mas também tem sua definição atribuída à investigação. É uma metodologia que proporciona a construção de novas informações, o que de modo inerente provoca a descoberta de novos conhecimentos. Ela não estar limitada exclusivamente à construção do novo, mas também é possível reconstruir e aperfeiçoar aquilo que já é existente.

Existem variados modelos de pesquisas que podem se caracterizar conforme a finalidade, foco e objetivos que o responsável pela pesquisa deseja utilizar como artificio de seu estudo. Para identificar qual método mais adequado, o responsável pela pesquisa necessita ter em consideração o foco nos resultados a serem alcançados, o método utilizado e como deseja utilizá-los.

Dentro do setor acadêmico, uma das principais atividades universitárias é a pesquisa, focada com o objetivo de gerar conhecimento para determinada matéria acadêmica, podendo assim ajudar na melhoria e crescimento da ciência e para o desenvolvimento social.

A pesquisa cientifica resume-se em uma metodologia de investigação utilizada pelo pesquisador, dispondo de métodos científicos para descobrir respostas para um determinado problema. Quando se trata de pesquisa cientifica, é imprescindível classificar se o problema é importante e/ou relevante para a comunidade científica, e se compõe um trabalho que irá levar interesse social e resultados novos. Quando se trata da abordagem do problema, os métodos de

 

  1. Nome dos acadêmicos
  2. Nome do Professor tutor externo

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (LLI 3549/2) – Prática do Módulo II – 22/11/20

pesquisa podem ser quantitativas e qualitativas. Já nos objetivos almejados, a pesquisa classifica-se em exploratória, descritiva e explicativa, que serão abordadas ao decorrer do trabalho.

 

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

A sede pelo conhecimento está intrínseca em todo ser humano. E por esta razão buscou-se mostrar de forma clara e objetiva ao longo de todo esse trabalho o vasto mundo da pesquisa cientifica e a sua contribuição para a sociedade.

Segundo Knechetel (2014), quanto a sua natureza está dividida em: Quantitativa, esta pode ser aplicada em diversas áreas, sejam econômicas, de mercado, sociais administrativas; Na Qualitativa busca-se a relevância pelo significado, ou seja, a forma como é relatado pelas pessoas as suas vivências e experiências e como elas enxergam o mundo;  Quanto aos seus objetivos classificam-se abaixo:

  • Na pesquisa exploratória, o objetivo principal é a exploração de um determinado problema, buscando formas para que este seja solucionado. Relaciona-se de forma bem próxima com o seu ambiente de estudo. O estudo de Caso é um exemplo deste tipo de pesquisa, no qual a partir do mundo real é feita uma análise crítica para obterem-se as respostas para decisões que devem ser tomadas ou que já foram tomadas, ou seja, é a base para estas decisões. Assim, é de suma importância que haja análise criteriosa de várias evidências reais;
  • Por sua vez pesquisa descritiva: O pesquisador não pode manipular e nem interferir no ambiente pesquisado. Para isto é utilizado técnicas padrão para a coleta de dados, exemplo disso são questionários ou formulários, ele precisa conhecer de forma profunda o seu objeto de estudo.;
  • Pesquisa explicativa, por fim, porém, não menos importante e como o próprio nome já sugere, ela busca explicar o porquê das coisas. Busca explicar quais os fenômenos que motivaram a realização daquele estudo. São necessários investimentos em síntese e teorização.  

 

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

 

O presente paper foi realizado através de diversas fontes de informações, tais como: artigos, trabalhos acadêmicos, livros e sites com o intuito de enriquecer os assuntos de forma exploratória e descritiva. 

De forma geral utilizamos recursos digitais encontrados em sites relacionados aos tipos de pesquisa para assim elaborar este paper com as informações necessárias acerca de cada assunto abordado. 

 

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES 

 

Quando se trata no âmbito de pesquisa o tema é muito amplo. Este estudo tem como foco principal mostrar dentro da pesquisa cientifica os métodos de pesquisas, baseados na abordagem do problema e nos objetivos almejados, que serão abordados nos tópicos abaixo.  

 

4.1 PESQUISA QUANTITATIVA

 

A pesquisa quantitativa é um modelo de pesquisa que tem como base um problema social ou humano, é fundamentada em uma avaliação de um princípio e é produzida por propriedades que se podem calcular, as quais são estudados de forma estatística, com o intuito de indicar se as hipóteses levantadas na avaliação se sustentam ou não. Nessa perspectiva, a pesquisa quantitativa estar preocupada na avaliação dos dados, demostrando se uma hipótese é aceita ou não através das avaliações estatísticas. Esse tipo de pesquisa se preocupa, em mensurar os dados, no experimento, na aferição e no controle exigente dos fatos.

 Segundo Knechtel (2014), até os meados do século XX, o pensamento cientifico tinha como base esse tipo de pesquisa, pois se caracterizava pela acomodação e neutralidade por parte do responsável pela pesquisa em busca da realidade na investigação.

Na pesquisa quantitativa, a investigação tem como sustentação a quantificação dos dados e busca mensurar opiniões e dados aplicando os meios estatísticos, por exemplo, a média e a porcentagem. Todos os dados quantitativos que serão analisados, são dados levantados de um determinado grupo de variáveis, que representam umas partes ou todas as partes, como, de uma comunidade, de uma determinada população. Essas informações devem ser expostas através de textos, gráficos ou tabelas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (148.9 Kb)   docx (155.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com