TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As práticas de leitura no 9º ano do Ensino Fundamental

Por:   •  26/4/2017  •  Monografia  •  12.561 Palavras (51 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 51

[pic 1][pic 2]

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE ITAITUBA - LTDA

FACULDADE DE ITAITUBA - FAI

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM LETRAS

CAMILA CASTRO ARAÚJO

GÊNEROS TEXTUAIS: as práticas de leitura no 9º ano do Ensino Fundamental

Itaituba

2017


CAMILA CASTRO ARAÚJO[pic 3]

GÊNEROS TEXTUAIS: as práticas de leitura no 9º ano do Ensino Fundamental

Trabalho        de        Conclusão        de        Curso        apresentado        à

Faculdade        de        Itaituba        para        obtenção        do        título        de

Licenciatura Plena em Língua Portuguesa.

Orientadora: Prof.ª Esp. Walbea Lucia Lobato Martins.

Itaituba-PA

2017


CAMILA CASTRO ARAÚJO[pic 4]

GÊNEROS TEXTUAIS: as práticas de leitura no 9º ano do Ensino Fundamental

Trabalho        de        Conclusão        de        Curso        apresentado        à

Faculdade        de        Itaituba        para        obtenção        do        título        de

Licenciada Plena em Letras.

Orientadora: Prof.ª Esp. Walbea Lucia Lobato Martins.

BANCA EXAMINADORA

Presidente: ________________________________________ Nota: _______

Prof.ª Mara Aparecida Pereira do Nascimento, Esp.

Orientadora: ________________________________________ Nota: _______

Prof.ª Walbea Lucia Lobato Martins. Esp.

Avaliador: _________________________________________ Nota: _______

Prof.ª. Railane Esmeralda Cruz Figueira. Esp.

Resultado: _______________________________________ Média: _______

Data: 18 de março de 2017.


[pic 5]

A minha família, em especial à minha mãe Marinelza e o meu pai Edilson, pelo amor, carinho e estímulo que me oferecem. Dedico-lhes essa conquista como gratidão, e a todos que se alegram com minha vitória.


AGRADECIMENTOS[pic 6]

Agradeço ao meu Senhor Deus por ter me proporcionado essa riquíssima oportunidade, ajudando-me em todos os momentos, dando-me condições para fazer desse sonho uma realidade, por ter me dado à chance de cursar um nível superior, e me proporcionado grandes vitórias no decorrer desses quatros anos de estudos.

Sou grata também aos meus pais que sempre me apoiaram em tudo, lutando pela minha educação, por terem sido meus alicerces quando mais precisei.

Aos meus irmãos, pela companhia, carinho e confiança. Agradeço também aos meus familiares por terem me ajudado de alguma forma.

Aos professores do Curso de Letras, a coordenação, a Dra. Djalmira de Sá Almeida que contribuiu grandemente com os alunos durante a disciplina de Monografia, e todos aqueles que com sua paciência e sabedoria me incentivaram e compartilharam seus conhecimentos.

A diretora da Escola Maria Aparecida por ter liberado a escola para que eu realizasse minha pesquisa de campo, aos professores e alunos da mesma, que contribuíram para realização desta monografia.

Em especial a minha orientadora Walbea Lucia Lobato Martins, pela dedicação, paciência, e atenção em cada orientação dada e por compartilhar suas experiências e conhecimentos comigo, me direcionando pelo melhor caminho a ser seguido durante a produção deste trabalho acadêmico.

A todos os colegas e amigos da turma de letras, que contribuíram significantemente com o meu crescimento como pessoa e profissional.

A minha amiga Akêmia Soares, que sempre acreditou em mim, dizendo-me que daria tudo certo. À Mirelle Daiara, companheira de todo o curso e com quem aprendi muito.

E a todos aqueles, que com palavras, gestos e orações contribuíram para que eu estivesse aqui.

E aqueles que, direta ou indiretamente, auxiliaram com a concretização deste trabalho acadêmico, meus sinceros agradecimentos.

Aos colaboradores da Faculdade de Itaituba-FAI, sem exceção. A todos, o meu muito obrigada!


[pic 7]

A leitura tem sido historicamente um privilégio das classes dominantes; sua apropriação pelas classes populares significa a conquista de um instrumento imprescindível não só à elaboração de sua própria cultura, mas também à transformação de suas condições sociais.

Magda Soares


RESUMO[pic 8]

O presente estudo procura desvendar, numa perspectiva interpretativa e crítica, até que ponto os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental leem, seja por prazer, ou por sua própria vontade iniciativa ou se, por outro lado, apenas o fazem porque são obrigados, transformando-se, assim, o deleite numa mera e custosa obrigação. Cabe lembrar que a leitura é condição para que o indivíduo se torne cada vez mais independente e tome posse dos diferentes conhecimentos disponíveis no mundo repleto de modernidade e suas tecnologias, e assim se torne um ser globalizado. Vale ressaltar que essa responsabilidade vem ser tanto da família, como da escola. Pois o objetivo da escola é formar leitores competentes e que tenham hábitos de leitura sustentados pelo prazer da mesma. Neste enquadramento, nota-se a forte importância do papel do professor de Língua Portuguesa, quanto das outras disciplinas dentro da sala de aula para fazer com que estes alunos tenham bons hábitos de leitura e que o cultivem por toda vida. Para a realização deste trabalho foi realizada a pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa bibliográfica foi pautada em grandes teóricos que mostram como é necessária a importância da leitura para os alunos concluintes do Ensino Fundamental, já a pesquisa de campo foi efetivada por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas aplicadas aos alunos para análise quantitativa e qualitativa. O estudo inseriu-se numa abordagem descritiva e interpretativa, sendo utilizada a metodologia investigativa para o estudo de caso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (82 Kb)   pdf (613.8 Kb)   docx (206.8 Kb)  
Continuar por mais 50 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com