TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LEITURA E O HUMOR, UM ENCONTRO DE FAZER RIR

Por:   •  6/5/2018  •  Artigo  •  6.863 Palavras (28 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 28

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEED

SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO – SUED

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL – PDE

                                                   

                                                 ARTIGO FINAL – PDE 2009

                     A LEITURA E O HUMOR, UM ENCONTRO DE FAZER RIR

                                                       

                                          Sueli Aparecida Ros Fajardo dos Santos  

                                          Língua Portuguesa – NRE: Apucarana

                                              Orientador: Prof. Dr. Jaime dos Reis Sant’Anna

                               

                                 

                                                                   Londrina

                                                                      2011

                                ARTIGO PDE 2011

                 A LEITURA E O HUMOR, UM ENCONTRO DE FAZER RIR

                                                             Autora: Sueli Aparecida Ros Fajardo dos Santos

                                                                        Orientador: Prof. Dr. Jaime dos Reis Sant’Anna

                                                                                                (Universidade Estadual de Londrina – UEL)

RESUMO:

Este trabalho foi pautado na busca de recursos/estratégias capazes de favorecer a capacidade de leitura, análise e interpretação de textos humorísticos, feitas pelos alunos. Consideramos que ter o humor nos textos apresentados é, sem dúvida, um poderoso motivador, para os debates e reflexões sobre o comportamento humano: individual e social, político e cultural, além de desenvolver, no aluno-leitor, a capacidade de inferir sobre informações implícitas e de reconhecer as relações dialógicas, tão empregadas nesses textos, contribuindo, de forma eficaz, para uma leitura mais  proficiente.  

Palavras-chave: compreensão; textos humorísticos; contexto.

Abstract: This work was guided by the quest for resources / strategies to promote reading skills, analysis and interpretation of humorous texts, made ​​by students. We believe that having humor in the texts presented is certainly a powerful motivator for the debate and reflection about human behavior: individual and social, political and cultural, and develop, the student-reader, the ability to infer implicit information and recognize the dialogical relations, as employed in these texts, contributing effectively to a more proficient.

Keywords: comprehension; humorous texts; context.

   

   Introdução

   Mais do que nunca, observamos que vivemos em um momento histórico marcado por profundas transformações sociais, científicas, tecnológicas muitas vezes  com resultados positivos, quando a busca pela qualidade de vida é o objetivo a ser alcançado. Entretanto, nem sempre tais transformações motivam mudanças benéficas. Vemos a confusão ética estabelecida no momento em que o que a sociedade apresenta é, muitas vezes, paradoxalmente inverso ao bem-estar e à valorização humana, tão apregoados como motivadores dessas mesmas transformações.

   Nesse momento, temos a educação à nossa frente como principal desafio. Verificamos que o problema na aprendizagem está intimamente ligado à compreensão  e ao domínio pleno da linguagem, e esta, por sua vez, está intimamente ligada ao sucesso ou ao fracasso sociocomunicativo.

   O domínio da linguagem, em suas mais variadas formas, é o desafio maior a ser contemplado pela educação do século XXI. Especificamente o domínio da prática da leitura, da escrita e da oralidade determinarão a qualidade do ensino-aprendizagem de qualquer instituição de ensino.

   Para contemplar tal domínio, primeiramente devemos entender que todo processo que determina a linguagem necessita de interação, por meio da qual o que for dito ou escrito possa ser entendido. Para isso, o interlocutor interpretará e responderá somente se compreender o que está sendo proposto.

   É necessário, portanto, conhecer os principais problemas da leitura, para que se possa desenvolver um trabalho eficiente.

Por meio de observações e pesquisa, podemos pontuar:

  •  grande dificuldade na leitura de textos verbais e não-verbais;
  •  desinteresse por qualquer leitura;
  •  desconhecimento da importância da leitura, como transformação social;
  •  textos, muitas vezes, carregados de conceitos ideológicos preconceituosos e rançosos.

   Sendo assim, contemplar o domínio da linguagem não é tão fácil assim, pois há a necessidade de o professor analisar o aluno-leitor, conhecer o que já é do conhecimento dele e laçar novos e atraentes desafios, para que ele possa se sentir instigado a aprender novas possibilidades oferecidas pela linguagem.

   Esses novos e atraentes desafios devem ser introduzidos à leitura, começando pela escolha criteriosa dos textos verbais e não-verbais, pela apropriação da mesma, fundamentada no diálogo e na provocação.

   No poema Traça, de Claudio Daniel, aparece uma definição de leitura que, embora lúdica, é extraordinariamente verdadeira “Toda leitura é uma cicatriz.” (http://www.revista.agulha.nom.br/clad3.html#traca) – acesso dia 12/05/2011, às 08h e 33 min. Sendo a leitura uma cicatriz, marcará, de forma definitiva, o leitor. Porém, para que isso aconteça, o leitor deve estar preparado para a leitura. Cabe ao educador desenvolver metodologias eficientes e propiciar momentos de novas e instigantes descobertas, a partir de objetivos claros:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.5 Kb)   pdf (370.4 Kb)   docx (113.2 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com