TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Literatura

Por:   •  15/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.155 Palavras (5 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 5

UNIP INTERATIVA

TRABALHO EM GRUPO – TG

Alunos:

Ângela Ferreira Possidônio Angiolett  RA 1512588

Noélia Rocha RA

POLO

BRUSQUE – SC

2015

        

        Segundo o notório estudioso Antônio Cândido, a literatura deveria constar nos direitos  humanos, pois é um  bem incompressível e, como tal, se  constitui  em  uma necessidade universal. 

        Com base nessa proposta, em que a leitura de um texto literário contribui para o desenvolvimento humano?

        A leitura está presente na cultura humana desde o século XII a.C. quando a escrita surgiu.

        Ler é uma atividade, que permite ao homem, interagir com o mundo através das palavras.

        As palavras são entidades vivas que geram vida, diálogo  e estabelecem uma interação/comunicação entre leitor - texto – autor, tornando a leitura sempre dinâmica.

        A leitura está presente em toda a vida humana. Existem vários tipos de texto e gêneros, com os quais, se interage o tempo todo. Desde os bilhetes de geladeira, artigos de jornais e revistas, mensagens telefônicas, postagens do facebook, bulas, receitas culinárias, livros escolares, etc... até as grandes enciclopédias, os artigos científicos, as leis e,  por fim o grande número de obras do gênero literatura.

        Cada texto e gênero têm sua função e seus objetivos. O gênero jornalístico tem a função de informar e divulgar a notícia. O gênero publicitário dedica-se à elaboração de propagandas. O gênero literário pertence ao mundo da cultura literária, ou seja, as obras literárias de contos, fábulas, novelas, romances, ficção, crônicas, narrativas, suspense.

        As obras do gênero literário são chamadas de textos literários, ou literatura e, as obras de outros gêneros, não são chamadas de textos literários.

        Qual a diferença entre elas?

        O texto não literário é objetivo e direto na informação. Usa a linguagem denotativa, ou seja, o sentido próprio, não figurado das palavras. Tem a característica de ser informativo e utilitário, não permite várias interpretações. Exemplos: as leis, regulamentos, artigos científicos, bulas.

        E o texto literário?

        Segundo Silva (2014, p.5) “a literatura é o conjunto de textos de caráter artístico e representativo diferente de textos cujas funções são práticas”. O texto literário não tem a função de ser objetivo e prático. Usa a linguagem conotativa, ou seja, o sentido figurado das palavras. O autor deixa o leitor livre para a sua própria interpretação. Permite a liberdade da emoção, das sensações, dos sentimentos, da ficção. E a característica mais importante é que ele é artístico, ou seja, o autor pode criar uma obra de arte.

        Conforme Proença Filho (2007, p.7) “o discurso literário está a serviço da criação artística”. Se uma obra não tem criação artística, ela não é considerada uma obra da literatura.

        Devido a este conjunto de características, o texto literário permite ao leitor, interagir e criar suas próprias impressões, suas próprias interpretações, construindo seus próprios significados.

        O gênero literário, ao deixar o leitor livre para sentir, se emocionar e interpretar, cria condições para que ele se sensibilize e, de alguma forma, produza um efeito concreto fruto desta leitura.

        Sendo assim, a literatura tem a capacidade de estimular no leitor uma identificação que, fatalmente provocará uma atitude, um movimento.

        É neste sentido que muitos autores afirmam ter a literatura uma função de humanizar, libertando o homem da confusão, tornando-o mais pleno e ajudando-o na compreensão de si mesmo e do mundo que o rodeia.          

        O leitor, ao se identificar com qualquer aspecto de uma obra, seja um personagem, toda a história ou parte dela, o contexto social da história, os acontecimentos, as decisões dos personagens, etc. construirá sozinho, em seu mundo interior, o seu sentido.

        Sentido que poderá ser manifesto de várias formas, por exemplo:

  • mudar seus valores ou suas crenças;
  • reafirmar valores já internalizados e aprofundá-los;
  • estimulá-lo a buscar novos conhecimentos, novas oportunidades;
  • aprendizado afetivo emocional;
  • transformar seu ambiente social.

        A literatura tem o poder de atuar no mais profundo da consciência moral, do subconsciente, das áreas responsáveis pela maturidade psíquica afetiva emocional.

        Sua ausência  talvez provoque o desequilíbrio da sociedade conforme  afirma Antônio Cândido (2004), pois estes efeitos, provocados pela leitura da literatura, são componentes importantes para o desenvolvimento humano. Interferem na formação da consciência individual e coletiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (81 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com