TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Literatura Norte-Americana

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.954 Palavras (12 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Literatura de Língua Inglesa

Juazeiro-Ba

2015

Literatura de Língua Inglesa

Projeto de pesquisa elaborado e apresentado à

Universidade Anhanguera-Uniderp, Centro de

Educação à distância, como requisito avaliativo

                                                                 da disciplina Literatura de Língua Inglesa , sob orientação

                                                                                     da Tutora Sheila Manuela Borges, para supervisão

da Profa. Ma. Glauce Soares Casimiro .

Juazeiro-Ba

2015

INTRODUÇÃO

Este trabalho busca desenvolver um estudo sobre as principais correntes literárias norte-americanas.                                                                                                                    

Buscaremos identificar o pensamento dos autores mais significativos e buscar compreender como a identidade norte-americana foi sendo construída através dos séculos.

Que este trabalho sirva de inspiração e estimulo para que os futuros profissionais de letras possam de forma critica e complexa, percorrer os sinuosos – porém enriquecedores – caminhos traçados pelos principais nomes da literatura produzida nos Estados Unidos.

Assim, o trabalho seguirá uma linha primordialmente crítico-descritivo, sem perder, todavia, a perspectiva histórica.


       

Literatura Norte-Americana

Movimento Iluminista

John Adams: foi o primeiro vice-presidente e depois segundo presidente dos Estados Unidos. Considerado o  Pai da Nação Americana, ele foi estadista, diplomata e um advogado importante no período da independência americana da Grã-Bretanha. Ele também era um teórico político do Iluminismo que divulgou o republicanismo, tal como o conceito de um governo central, e escreveu várias obras sobre as suas ideias, tanto em trabalhos publicados como em cartas para a sua esposa e conselheira Abigail Adams, e também, a outros Pais da Nação.

Samuel Adams: nascido em Boston, patriota e político norte-americano, Massachusetts, primo de John Adams, segundo presidente dos Estados Unidos. Formado em direito na Universidade de Harvard e foi eleito para a Câmara de Representantes (1765), que se opunha à Lei do Selo, e escreveu vários artigos contra a política fiscal britânica.

Benjamin Franklin: discutiu a virtude nesse nível individual. Segundo ele argumenta, uma Nação próspera seriam construídas sobre as virtudes dos cidadãos individuais, trabalhadores e produtivos, não sobre as características do governante ou de uma classe social como a aristocracia. Considerado um dos mais importantes “Pais Fundadores dos Estados Unidos”, empreendedores individuais seriam cidadãos virtuosos, inspiradores do espírito capitalista norte-americano.

Thomas Jefferson: Visualizava o país como a força por trás de um grande "Império de Liberdade" que promoveria o republicanismo e poderia combater o imperialismo do Império Britânico, foi um dos mais influentes Founding Fathers (os "Pais Fundadores" da nação), conhecido pela sua promoção dos ideais do republicanismo nos Estados Unidos.

        Alexander Hamilton: Considerado o patrono da escola americana de filosofia econômica que, de acordo com certos historiadores, dominou a política econômica dos Estados Unidos desde 1861. Hamilton apoiou firmemente a intervenção do governo em favor dos negócios, tal como Jean-Baptiste Colbert na França.

James Madison: Foi responsável por ter escrito mais de um terço das Monografias Federalistas, e ainda o mais influente comentário sobre a Constituição.  Elaborou muitas leis básicas, e foi responsável pelas dez primeiras emendas à Constituição. foi também coautor, de O Federalista, sendo visto por alguns como o "Pai da Constituição Americana", já que contribuiu na sua elaboração.  

O centro das ideias dos pensadores iluministas foi a cidade de Paris, conceituando iluminismo, foi um movimento social, econômico, político, cultural e filosófico, o mesmo fazia defesa ao uso da razão como o melhor caminho para ser esclarecido a liberdade, emancipação e a autonomia. 

O primeiro movimento de emancipação que alcançou resultado efetivo, sendo considerada como uma das Revoluções Burguesas do século XVIII foi a Independência das treze colônias inglesas da América do Norte.

Nos Estados Unidos os ideais iluministas chegaram por importação da Metrópole, as ideias iluministas exerceram uma grande influência sobre a prática e o pensamento político dos chamados founding fathers.  Os iluministas americanos ficaram famosos por criticarem a concentração de renda e ao voto censitário. Um dos pilares do iluminismo americano foi o pacifismo. Os pensadores iluministas admitem que os seres humanos estejam em condição de tornar este mundo um lugar melhor, mediante introspecção, livre exercício das capacidades humanas e do engajamento político-social.

Período Romântico

O movimento Romântico que surgiu na Alemanha, mas rapidamente se espalhou para a Inglaterra, França a além, chegou à América em torno de 1820.

Nos Estados Unidos a produção literária somente ganhou força após a Declaração da Independência, em 1776, e sua solidificação em 1783. A princípio foi uma literatura atrelada ao movimento romântico do continente europeu. Este país se transformou na maior instituição humana, mas não se preocupou em produzir uma literatura peculiar.

As ideias românticas giravam em torno da arte como inspiração, da dimensão estética e espiritual da natureza, das metáforas de crescimento orgânico. A arte, mais que ciência, argumentava os Românticos, poderia melhor expressar a verdade universal. Os Românticos alimentavam a importância da arte expressiva para o individuo e a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (463 Kb)   docx (368.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com