TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais mudanças ocorridas na literatura norte-americana no período revolucionário com relação ao período colonial.

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  983 Visualizações

Página 1 de 3

Principais mudanças ocorridas na literatura norte-americana no período revolucionário com relação ao período colonial.

        

        A literatura do período colonial foi marcada pela forte presença do puritanismo, trazidos pelos peregrinos ingleses, em busca de liberdade religiosa. O puritanismo pregava a importância da adoração de Deus e dos pecados que os homens cometiam. Tinham a ideia que o homem era naturalmente depravado. Os puritanos acreditavam que todos eventos e acontecimentos tinham significados espirituais e se uma pessoa conseguia desenvolver-se bem financeiramente e ainda ajudar a comunidade, então essa pessoa estaria concretizando os planos de Deus.

        No período revolucionário isso não acontecia, pois este período foi marcado pela Era da Razão( o homem é internamente bom),  os fenômenos naturais eram explicados através de razões simples. A literatura era basicamente política e com tons filosóficos: como a Declaração de Independência dos Estados Unidos e a Constituição dos Estados Unidos. Enquanto que na  literatura do período colonial a temática era sempre voltada para a religião, Deus e o pecado; na literatura revolucionária a temática era voltada pela busca pela liberdade, novos ideais, busca por uma literatura nacional.

        A literatura predominante no período colonial eram os sermões, que eram textos lidos em público. O  pastor Jonathan Edwards, pregava seus textos num formato clássico do sermão puritano: primeiramente a passagem da Bíblia que serve como tópico central do texto; em seguida, vem a doutrina, ou seja, a lição que deve ser apreendida do texto; depois as provas ou fatos que confirmam a doutrina; e por último a aplicação da doutrina por parte dos fiéis.

        Outro fator que veio a contribuir para o desenvolvimento das colônias foi a obra de John de Smith : The General History of Virginia , um registro de sua  permanência na colônia e um  incentivo  para tornar o lugar  mais atraente para novos exploradores. Nessa obra Smith retrata a riqueza abundante, a vida selvagem, a liberdade individual.

        O puritanismo deu impulso para a sociedade norte-americana, pois  através dos primeiros peregrinos , eles construíram escolas, igrejas e universidades, e também o princípio do caráter americano,  que veio a  se intensificar no período revolucionário com os direitos inalienáveis escritos na Declaração de Independência: a vida, a liberdade e a busca pela felicidade. E também na construção do chamado American Way of life, que traduzido, seria: o jeito (estilo) americano de vida, que prega basicamente um estilo de viver bem economicamente, aderindo aos princípios de vida, a liberdade e a procura da felicidade.

        

        

        

Referências Bibliográficas

BESSA, Maria Cristina. Panorama da literatura norte-americana: dos primórdios ao período contemporâneo. São Paulo. Alexa Cultural,2008.

Sites:

A dramática história da Declaração de Independência. Disponível em: http://www.consciencia.org/o-romance-da-literatura-americana-historia-da-literatura-nos-eua. Acesso em: 26 de março de 2015.

Religiosidade, Mito, Imaginação - a Literatura Colonial Norte-Americana. Disponível em: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=chj&cod=_religiosidademitoimaginacao-aliteraturacolonialnorte-americana-artigocienciahoje197set2003. Acesso em 26 de março de 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (83.8 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com