TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Literatura na Formação dos Professores Para as Séries Iniciais da Educação Básica

Por:   •  9/4/2017  •  Dissertação  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

Ler e escrever são duas atividades “básicas” na atualidade. Porém, essas atividades, para muitos, passou a ser algo visto como obrigação, ou até mesmo somente como forma de repetir conhecimento de outras pessoas. Principalmente nas área de “exatas”, a qual eu pertenço.

Cada vez mais, é perceptível uma distanciação e até mesmo uma rivalização desses dois ramos do conhecimento. Mas a literatura é uma ótima forma de tratar assuntos da vida, ninguém vive só de cálculo, assim como é muito difícil viver sem a matemática, e é por isso que percebo o quanto faltam a pluralidade de conhecimento em certas áreas acadêmicas.

O ensino acadêmico está prejudicado, percebo muitos professores transmitindo conhecimento de forma repetitiva, mecânica, sem aceitar opiniões alternativas do aluno. Tomam um assunto como verdade absoluta e ainda punem quem possui uma solução ou opinião diferente.

Por isso reforço a falta de literatura nessas áreas. Em textos literários, não há apenas uma interpretação, uma verdade absoluta. Todos possuem uma experiência diferente, pontos de vista diferentes, e muitos não estão abertos a essas outras visões. Ou até estão, porém não possuem conteúdo para dialogar sobre algo.

O que torna a leitura por vontade própria tão importante, sempre vemos pessoas falarem, julgarem, algo que só leram o título e não se aprofundaram no conteúdo, possuem uma visão superficial e já se acham donas do conhecimento. É verdade que ler pode demandar um esforço, mas é uma das principais formas de se adquirir conhecimento.

Mas não somente isso, quando lemos algo que gostamos, é algo prazeroso. E podemos tirar lições de vida, nos sentir reconfortados, aliviados de um dia estressante etc. Tudo isso além de apenas transmitir conhecimento. E na fase educacional, principalmente na faculdade, muitas pessoas deixam essa prática prazerosa de lado, e passam a ver a leitura como obrigação, algo tedioso para passar nas provas.

Assim como aconteceu comigo, houveram épocas que não conseguia ler nada por causa da intensidade que era bombardeado de conteúdos e cálculos. E por sinto sinto uma falta de uma integração maior entre assuntos humanos, em certos cursos. E muitos profissionais depois de formados, não tratam os outros como seres humanos, tratam como inferiores, e reforço o pensamento de que a literatura seria um ótimo meio de humanizar as pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (35.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com