TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO INICIAL EM SERVIÇO: CONECEPÇÕES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  15/3/2017  •  Monografia  •  10.065 Palavras (41 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 41

RESUMO

O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a formação inicial em serviço. Para tanto, inicialmente discorre sobre aspectos relativos à formação de professor no Brasil, destacando os entraves, e à limitada importância dada pela política pública. Nesse sentido, ressalta que a formação docente só ganha espaço em discussões após a constituição de 1988 e, mais especificamente se apresenta como realidade a partir da Lei de Diretrizes e Bases em 1996. Aponta ainda estudos de vários autores que discutem os saberes necessários á prática docente e ressaltam a experiência como fundamental, nesse processo. A pesquisa foi realizada com 06 professores da rede Municipal de Luís Eduardo Magalhães que realizaram a formação inicial quando já atuavam como docentes nos anos iniciais. Para obter essas informações foi utilizado um questionário com perguntas abertas. As respostas foram analisados a luz dos teóricos estudado, demonstrando que a formação inicial possibilitou a aplicação de conhecimentos das docentes, pois conseguiram fazer a articulação entre os múltiplos saberes o que provocou mudanças nas suas prática pedagógicas cotidianas.

Palavras-chave: Formação inicial em serviço. Saberes docentes. Práticas pedagógicas.


ABSTRACT

This work presents the results of a survey on the initial in-service training. Therefore, initially discusses aspects of teacher training in Brazil, barriers to the limited importance given by public policy. In this sense, it points out that teacher training only makes space for discussion after the constitution of 1988 and more specifically presents as reality from the Guidelines and Framework Act in 1996. It aims to further studies of several authors who point out the knowledge needed for teaching practice and emphasize the experience as fundamental in this process. The survey was conducted with 06 teachers from the Municipal network Luis Eduardo Magalhães who carried out the initial training when already acted as teachers in the classroom. For this information was used a questionnaire with open questions. Responses were analyzed in light of the theoretical study, demonstrating that the initial training enabled the application of knowledge of the teachers, because they could make the link between the multiple knowledge which caused changes in their daily teaching practice.

Keywords: Initial training in service. Knowledge teachers. Pedagogical practices.


LISTA DE QUADROS

Quadro 01- Dados dos docentes pesquisados         25

Quadro 02 – Resposta questão 01        27

Quadro 03 – Resposta questão 02        29

Quadro 04 – Resposta questão 03        30

Quadro 05 – Respostas questão 04        32


SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO        11

CAPITULO I

2- DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE        13

2.1 FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL        15

2.2 FORMAÇÃO EM SERVIÇO E A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE        17

2.3.1 Saberes necessários a prática docente        18

CAPITULO II

3 PERCURSO METODOLOGCO DO TRABALHO        23

3.1 PESQUISA CONCEITOS        23

3.2  CONTEXTO DA PESQUISA        24

3.3 PARTICIPANTES        24

3.4 INSTRUMENTOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA        25

3.5 ANÁLISE DOS DADOS        25

CAPÍTULO III

4. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS        27

CONSIDERAÇÕES FINAIS        34

REFERENCIAS                35

APÊNDICE        37


1 - INTRODUÇÃO

Numa sociedade caracterizada por constantes mudanças, tanto o fundamento epistemológico, quanto os princípios pedagógico implicam novos papeis para alunos e educadores, em qualquer esfera, desde a pré-escola até o nível superior. É nesse contexto que se perfaz a concepção e a urgência sobre o tema a formação inicial e continuada em serviço dos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, é algo que deve ser pensado como um processo ininterrupto que não deve se esgotar com uma conclusão de um curso de graduação superior.

 Sabemos que na história da educação brasileira a formação e especialização de professor para atuação especialmente nos anos iniciais, nunca foi uma prioridade. Se bem lembramos as Escolas Normais surgem apenas década de 1930 com todas as restrições orçamentárias, de organização curricular e pedagógica. Nas décadas seguintes as restrições permanecem mesmo com grandes demandas e somente nas décadas de 1970 e 1980 temos um número maior de formações de professor em nível médio para atuar no ensino fundamental através do Normal e o Magistério.

Sabemos que para exercer a docência o professor precisa de múltiplos saberes para articular e validar seu trabalho, assim o saber cientifico, que deve ser ofertado no ensino superior pelas universidades precisa ser ofertado aos professores para que assim possam efetivar um trabalho de qualidade, mas é  somente com a LDB em 1996,  que efetivamente há  algumas conquistas  de  direitos sobre essa formação cientifica.

 Nesse contexto, a formação em nivel superior se torna “obrigatória” para a atuação na educação básica e a partir do ano 2000, há um aumento significativo da formação de professores para a atuação na educação básica. Aqui destacamos a oportunidade de professores que já atuavam nesse nivel de ensino de realizar sua formação em serviço.

Nessa perspectiva, para que a escola cumpra o seu papel de socializar saberes e produzir conhecimentos, os professores precisam estar em processo constante de formação, construindo a gestão do ensino e da aprendizagem com o debate, a mediação e a intervenção crítica, visando uma escola aberta, democrática e mediadora de aprendizagens.

          O Interesse pela temática surgiu, durante o Estágio supervisionado III, realizado na cidade de Luís Eduardo Magalhães-BA que me proporcionou experiências gratificantes. Nesse periodo descobri através da pesquisa e vivência com os professores que a formação em pedagogia de quase todos, tinha acontecido em serviço, ou seja, todos já atuavam como professores, apenas como o Ensino Médio, especialmente na modalidade Magistério antes de cursar Pedagogia. Além disso, foi notório ainda o excelente trabalho desenvolvido pelas professoras nas turmas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (73.2 Kb)   pdf (317.8 Kb)   docx (48.7 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com