TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LÍNGUA ESTRANGEIRA ESPANHOL

Por:   •  12/4/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.450 Palavras (14 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 14

LÍNGUA ESTRANGEIRA – ESPANHOL

O ser humano é um indivíduo social que utiliza da comunicação para se relacionar com os demais. Comunicar-se portanto, indiferente do meio utilizado, garante uma interação com o mundo.

A globalização e as tecnologias facilitam a aproximação com diferentes culturas, dessa forma aprender outro idioma abre um leque muito grande de possibilidades e proporciona um crescimento pessoal agregando conhecimentos múltiplos.

A BNCC, 2017 em seu texto introdutório da área de linguagens ressalta que:

As atividades humanas realizam-se nas práticas sociais, mediadas por diferentes linguagens: verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e, contemporaneamente, digital.Por meio dessas práticas, as pessoas interagem consigo mesmas e com os outros, constituindo-se como sujeitos sociais. Nessas interações, estão imbricados conhecimentos, atitudes e valores culturais, morais e éticos.(BNCC, p.63 )

O trabalho com a língua estrangeira objetiva oportunizar saberes essenciais para que os alunos se apropriem do conhecimento de uma segunda língua no intuito de contribuir em interações comunicativas com diferentes grupos sociais. Cabe ressaltar, ainda, que a aprendizagem de uma segunda língua contribui na ampliação dos saberes proporcionados pelas outras disciplinas, criando dessa forma uma rede de conhecimentos articulados.

Segundo a BNCC,2017, p. 65 dentre as competências que o aluno deve desenvolver, está: Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais. ( BNCC, p. 65)

Aprender uma língua estrangeira não serve unicamente para comunicar-se com outras pessoas em um idioma distinto do nosso; é também uma jornada complexa e criativa, de contato consigo mesmo e com os outros, com universos diferentes, culturas variadas e novas formas de se relacionar. Como a BNCC, 2017, sugere: Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação. ( BNCC, p. 65)

Quando o indivíduo se apropria de uma segunda língua, espera-se que, esse tenha uma visão ampla e desenvolva empatia pelo outro, tornando-se cidadão do mundo consciente de seu compromisso social. Dessa forma a BNCC, 2017 estabelece que: Utilizar diferentes linguagens para defender pontos de vista que respeitem o outro e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, atuando criticamente frente a questões do mundo contemporâneo. (BNCC, p.65)

Atualmente, o desenvolvimento tecnológico derrubou fronteiras e aproximou os indivíduos, trouxe avanços e conhecimentos que são compartilhados por todos, no entanto, exige o discernimento quanto ao uso. Assim, espera-se que o aluno mediado por professores faça o uso crítico e consciente das tecnologias. Como estabelece a competência nº 6 da BNCC: Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos. ( BNCC, p. 65)

Um dos principais fatores que desperta o interesse por outro idioma é a motivação, e é na escola que essa deve iniciar, para que com vontade e dedicação o aluno estude e aprenda. O professor em sala de aula precisa conhecer o grupo para propor atividades que despertem atenção, como por exemplo, atividades com música, diálogos, brincadeiras, uso das tecnologias entre outros. Motivar e aproximar a realidade do uso do idioma é facilitado com o auxílio das tecnologias.

Diante disso, Monteserrat Dejuán Espinet escreve

Sin duda una de las responsabilidades del profesor es de fuente de información y así, estamos acostumbrados a que la preparación de clases consista sobre todo en la preparación de discurso o esquemas para trasmitir a los alumnos los nuevos conocimientos de forma eficaz y comprensible; es decir, hemos resaltado nuestro papel de suministradores de input. En un enfoque comunicativo, es necesario que el profesor restrinja su papel de trasmisor de conocimiento al mínimo necesario y lo amplíe en varias facetas (1997, p. 25).

O professor precisa planejar estratégias que levem os alunos ao desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas: ouvir, falar, ler e escrever. Observando o nível de cada etapa e focando na funcionalidade do idioma, na comunicação real.

Focar em atividades que envolvam situações de uso oral, compreender e produzir discursos, mesmo que breves, fará com que os alunos sintam-se confiantes e ativos dentro da aquisição da Língua Estrangeira. Em práticas orais o professor também aproveita para trabalhar o ritmo, a entonação e pronúncia explorando o todo do discurso. Essa prática implicará no desenvolvimento das demais competências tendo em vista que são práticas integradas.

A prática de leitura de gêneros textuais diversos ajuda na aquisição de vocabulário, expressões idiomáticas e aspectos culturais, bem como na compreensão do idioma, enriquecendo o uso da linguagem oral e escrita. Segundo a BNCC,2017, p.244: A vivência em leitura a partir de práticas situadas, envolvendo o contato com gêneros escritos e multimodais variados, de importância para a vida escolar, social e cultural dos estudantes, bem como as perspectivas de análise e problematização a partir dessas leituras, corroboram para o desenvolvimento da leitura crítica e para a construção de um percurso criativo e autônomo de aprendizagem da língua.

As práticas de produção de textos envolvem movimentos coletivos e individuais, de planejamento-produção-revisão, tendo em mente o objetivo do texto. O ato de escrever é considerado uma das práticas sociais de grande valia, principalmente no mundo comercial. Dessa forma deve o professor, implementar a produção escrita gradativamente nas aulas oportunizando ao educando elaborar discursos escritos dentro dos mais variados gêneros.

Garantir o direito à aprendizagem de conhecimentos significativos, aprender por meio do uso da língua e para o uso, oferecerá aos estudantes melhores condições para a interação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com