TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A METODOLOGIA DO ENSINO DA LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  20/2/2019  •  Artigo  •  4.260 Palavras (18 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 18

A METODOLOGIA DO ENSINO DA LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS¹

Francidalva Almeida Campos²

Ivete Rodrigues de Sousa Sá³

RESUMO

O presente artigopropende realizar uma pesquisa bibliográfica sobre a Educação de Jovens e Adultos e suas metodologias, e tem por objetivo expor reflexões direcionadas às metodologias aplicadas nessa modalidade de ensino.Este trabalho se justifica pela importância de destacarmos a metodologia de ensino como um critério essencial para o professor alcançar seus objetivos.O procedimento metodológicodesta pesquisa baseou-se na busca do conhecimento sobre a metodologia utilizada no ensino de jovens e adultos, utilizando como fontes trabalhos de diferentes autores e com ênfase na temática da pesquisa. Ao concluir este trabalho, percebeu-se que a metodologia do professor da EJA será de grande importância para que o aluno seja produtivo e continue na busca do conhecimento e que existe ainda uma necessidade de mais reflexões a cerca de pesquisas e compreensão sobre qual a metodologia se torna mais sugerida para trabalhar com Jovens e Adultos, de modo a contribuir no trabalho docente.

Palavras chave:Metodologia, Educação de Jovens e Adultos, Aprendizagem.

ABSTRACT

This article leans perform a bibliographical research on adult and youth education and its methodology, and aims to expose reflections directed methodologies applied in this mode of teaching. This work is justified by the importance of teaching methodology to stand out as an essential criterion for the teacher achieves their goals. The methodological procedure of this research was based on the pursuit of knowledge about the methodology used in teaching young people and adults, using as sources works of different authors and with emphasis on the subject of research. To complete this work, realized that the methodology of the professor of adult and youth education will be of great importance to the student's productive and continue in the pursuit of knowledge and there is still a need for more thoughts about research and understanding on which the methodology becomes more suggested to work with young people and Adults, in order to contribute in the work.

Key words:Methodology, adult and youth education, learning.

____________________

¹ Trabalho apresentado como requisito para a conclusão do curso de Especialização em Alfabetização e Letramento e aprovação na disciplina  Produção de Trabalho Acadêmico da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Sob a orientação da professora Especialista Rosimar Soares Costa.

²Francidalva de Almeida Campos, Professora da rede municipal de ensino do município de Conceição do Canindé-PI no Ensino Fundamental I, Cursista da Especialização em Alfabetização e Letramento, pela Universidade Federal do Piauí - UFPI.dalvinhacampos1@hotmail.com

³ Ivete Rodrigues de Sousa Sá, Professora da rede municipal de ensino de Conceição do Canindé-PI no Ensino Fundamental I, Cursista da Especialização em Alfabetização e Letramento, pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. ivete.josivaldo@gmail.com


  1. INTRODUÇÃO

        

No Brasil, um em cada dez brasileiros com 15 anos ou mais não sabe ler e escrever. Com o fato de que dois terços da população entre 15 e 64 anos é incapaz de entender textos longos, localizar informações específicas, sintetizar a ideia principal ou comparar dois escritos. O problema não é reflexo apenas de baixa escolarização: segundo dados do Instituto Paulo Montenegro, ligado ao Ibope, mesmo considerando a faixa de pessoas que cursaram de 5ª a 8ª série, apenas um quarto delas é plenamente alfabetizado.

Ao conhecer a trajetória histórica das lutas pela alfabetização de uma nação, é possível estabelecer paralelos com a própria história do país. Portanto, este artigo tem o objetivo de incentivar jovens e adultos que por alguma razão abandonaram a escola na idade ideal a retomarem seus estudos promovendo, assim, a melhora na qualidade profissional e pessoal de cada um, com atitudes construtivas que nos norteiam a mostrar às autoridades competentes as necessidades existentes hoje no ensino da EJA; buscando assim, possibilidades de melhorias na qualidade do ensino ofertado e aumento no efetivo de professores dessa modalidade.

Este trabalho será desenvolvido através de pesquisas bibliográficas, leituras de livros que falam sobre a metodologia aplicada nas salas de aula da EJA e consultas em sites. Sabemos que há um conjunto muito amplo sobre o tema, estaremos analisando vários conceitos a fim de esclarecer de forma transparente para que todos possam entender ao ler a pesquisa.

Por meio da análise dos elementos que fazem parte da metodologia em sala de aula, podemos destacar um trabalho fundamentado em algo que realmente irá nos proporcionar mais clareza em nossos estudos.Já em um último estágio buscaremos analisar e interpretar os dados coletados durante a pesquisa, visando uma reflexão ampla, seguida de conclusão sobre a problemática.

A educação de jovens e adultos é um direito assegurado pela lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), é assegurado gratuitamente aos que não tiveram acesso na idade própria e segundo a LDBEN o poder público deverá estimular o acesso e a permanência do jovem e do adulto na escola.

A Educação de Jovens e Adultos possui muitas especificidades e requer um quadro de profissionais preparados para atuar de forma integral aos interesses expostos no próprio modelo pedagógico. Segundo Paulo Freire, trata-se de um olhar sobre a forma como ocorre a ação e a reflexão no mundo e sobre o mundo, trata-se de tornar-se sujeito de sua própria história.

O alfabetizador será um profissional de grande importância no processo de ensino e aprendizagem a leitura e escrita nesta modalidade, pois é um agente ativo do seu próprio desenvolvimento, ou seja, reflexivo de sua pratica, com metodologias dinâmicas e adequadas a sua clientela, com aulas motivadoras e atrativas para despertar o interesse dos alunos para o processo envolvido e evitar o fracasso escolar.

Esse fracasso pode ser explicado por vários problemas, tais como: aconcepção pedagógica e os problemas metodológicos, tais como: a metodologiausada em salas da EJA, visto que, A Educação de Jovens e Adultos deve sersempre uma educação multicultural, uma educação que desenvolva oconhecimento e a integração na diversidade cultural, uma educação para acompreensão mútua, contra a exclusão e a discriminação (FREIRE, 2001, apud MOTA, 2016).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (205.2 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com