TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos

Por:   •  27/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

ATIVIDADE PRÁTICA – Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos

Curso: Pedagogia

Período:

Data: 22/01/2021

Professor (a): Gentil Martins Júnior

Polo: Montes Claros/MG

Nome: Simone Mendes de Oliveira

ITENS ESCOLHIDOS: Escola diferenciada, acesso ao conhecimento; inserção profissional; valorização da cultura.

        A partir dos itens selecionados na figura 1, a reflexão sobre objetivos legais constitucionais que garanta a institucionalização da modalidade “Educação de Jovens e Adultos” adquire uma visão mais social e menos política, busca além da inserção profissional e da erradicação do analfabetismo, favorecer o acesso ao conhecimento a alunos com diferentes realidades.

        Quando estudamos o histórico da educação de jovens e adultos de nosso país, percebe-se que as motivações de cada contexto, sejam ações governamentais ou não, em prol da alfabetização desse grupo, apresentavam interesses como qualificação profissional e enfrentamento a pobreza por meio da erradicação do analfabetismo, pois se acreditava que a inclusão no mercado de trabalho estava diretamente relacionada a escolaridade.

        Também pressões internacionais foram importantes para o amadurecimento de projetos e leis que contemplasse a educação de jovens e adultos, assim como o estudo de intelectuais (Freire, Ferreiro e Vygotsky) têm contribuído para abordar o perfil dos educandos e a formação de professores da EJA.

        Observa-se que os alunos da EJA são pessoas que não tiveram acesso à educação na idade própria, por falta de vagas ou condições desfavoráveis como necessidade de trabalhar para ajudar no sustento da família, falta de motivação para os estudos e falta de qualidade na educação. Assim, percebendo que alguns destes sujeitos não adaptaram a metodologia na rede regular de ensino, a proposta da escola diferenciada é uma estratégia para inclusão deste a cultura letrada e resgate da cidadania.

        Nesse processo de um novo olhar sobre a EJA, a formação dos educadores é fundamental. A escola diferenciada demanda a valorização da cultura e acolhida de cada educando, bem como a busca de parceiros e práticas pedagógicas inovadoras.

REFERÊNCIA

LOPES, Lailson dos Reis Pereira; MAIA, Mânia Maristane Neves Silveira; AQUINO, Marta Aurora Mota e. Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos. Montes Claros: Unimontes, 2012.

SOUZA, Ewerton de. Jovens na EJA: como mudar uma história de abandono e exclusão? Gestão escolar, 02 out. 2019. Disponível em: <Jovens na EJA: como mudar uma história de abandono e exclusão? (gestaoescolar.org.br)>. Acesso em: 22 jan. 2021. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (78.3 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com