TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia e Conteúdos Básicos de História

Por:   •  17/6/2023  •  Projeto de pesquisa  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 3

MANUAL DA BRINQUEDOTECA

ANEXO B

(ATIVIDADES 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7)

MODELO DO RELATÓRIO DA ATIVIDADE

(Tópicos que precisam ser abordados em forma de redação no relatório).

Acadêmico:  Andréia pires de Moraes      Turma:   FLC 3880PED    Matrícula:25897542589754)252589754)89754)

Disciplina: Metodologia e Conteúdos Básicos de História

A data da aplicação e/ou observação: 17/10/2022

O tema escolhido: unidades de medida “ linha do tempo”

A relação entre os conceitos vistos na teoria (roteiro da Atividade) com a prática (Desenvolvimento/Socialização):

ROTEIRO DE ATIVIDADES

     O tema escolhido foi Linha do Tempo, as atividades foram elaboradas pensando em uma turma de PRÉ1 para crianças com  a faixa etária entre 4 e 5 anos, que foi aplicado no dia 17 de outubro de 2022, com o intuito de aproximar os alunos desse tema que sempre estará presente em seu percurso formativo.

     Para dar início às atividades a acadêmica convidam os alunos a escrever a data em questão em seu caderno, em seguida faz a retomada do assunto sempre enfatizando que os números, as datas estão presentes em todos os momentos e lugares e que os usamos para tudo, frisando que a data é constituída de números, ressaltando que as horas das atividades e lanches são constituídas de números, e sempre lembrando a importância de aprendê-los, em seguida os alunos copiam em seu caderno os números do 0 ao 10.

     Em seguida os alunos assistiram a um vídeo explicando um pouco mais da nossa história e entendendo o que é uma linha do tempo.

     Os objetivos propostos pelas atividades foram alcançados, os alunos por já terem uma vivência na escola, pois são vindos de uma turma de Maternal II, os alunos já tinham um conhecimento prévio do tema sendo assim agregaram o seu conhecimento  e demostraram interesse pelas atividades propostas.

     Os pontos positivos: interação da turma, alunos bem comunicativos que tiraram as suas dúvidas, uma sala de aula bem ampla permitindo assim a realização das atividades, colaboração de todos os alunos.

     Alguns pontos negativos foram observados, como toda e qualquer pratica pedagógica pode ser sempre aperfeiçoada, notou-se  a necessidade de mais tempo para a realização de algumas atividades.

ANEXO I

PLANO DE AULA

DATA: 17/10/2022

DISCIPLINA: Interdisciplinar

TEMA: unidades de medida “ linha do tempo”

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

  • Dinâmica
  • Vídeo
  • Montando a linha do tempo

TEMPO DA AULA: 45 minutos

MATERIAL UTILIZADO:

Caixa Mágica;

Giz;

Quadro;

Materiais diversos;

OBJETIVOS/ HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDOS:

  • Seguir regras propostas por jogos
  • Coordenação motora, raciocínio matemático;
  • Memória de trabalho, habilidades viso-espacial, pensamento lateral QUATIDADE DE ALUNOS:

20 alunos;

Faixa etária de 4 a 5 anos;

Turma de PRÉ

.

METODOLOGIA:

        Primeiro momento: Iniciar a aula com a apresentação da acadêmica e um breve roteiro do que se passara na aula, em seguida darei início as atividades apresentando aos alunos o tema proposto: unidades de medida “ linha do tempo”, perguntando se os alunos sabem o que são? Para que serve? Em seguida com o auxílio do computador a professor passara um vídeo explicando o que é a linha do tempo, a importância de se trabalhar a nossa história, para eles entender mais sobre   e aguçar a imaginação das crianças.

        Segundo momento: os alunos copiarão o conceito de linha do tempo em um breve texto para se ter um registro em seu caderno.

        Terceiro momento: disposto nas carteiras os alunos terão vários materiais como: papel, EVA, cola, tesoura, lápis de cor, canetinhas, giz de cera dentre  outros materiais para realizar uma oficina, essa oficina servira para os alunos

Montarem a sua linha do tempo desde o seu nascimento até os dias atuais, com o auxílio da professora os mesmos colocarão os anos e a sua idade e alguns pontos relevantes que marcaram época deixando assim registrado, utilizando dos mais diversos materiais para o trabalho ficar rico.

ANEXO II

FOTOS

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (183.7 Kb)   docx (278.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com